Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2025 | Número: 244
Período: 10 a 16/01/2025 | Elaboração: Silvio Bacheta
Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2025 | Número: 244
Período: 10 a 16/01/2025 | Elaboração: Silvio Bacheta
No início do século 20, os estudantes de agronomia enfrentavam dificuldades com o deslocamento pela cidade e ansiavam por uma alternativa que tornasse o trajeto até a Escola Agrícola mais rápido e confortável. Assim, em 16 de janeiro de 1916, foi inaugurada a linha de bonde para a Esalq, que ofereceu, por 53 anos, mais comodidade aos alunos da Gloriosa.
Ao longo dessas décadas, o bonde testemunhou as transformações da cidade e do mundo, sendo palco de conversas sobre os mais diversos assuntos: as duas guerras mundiais, a pandemia da gripe espanhola, o Estado Novo de Getúlio Vargas, histórias pitorescas como as de Nhô Lica, que acreditava encontrar pedras preciosas nas ruas; a eleição de Ditinha Penezzi como a primeira mulher na Câmara Municipal, a inauguração de Brasília, o assassinato de John Kennedy, o golpe militar de 1964, a efervescência cultural da Bossa Nova, Jovem Guarda, Beatles e hippies. Porém, em 1969, surgiu um rumor que tomaria o bonde como tema: a possível desativação do serviço de bondes em Piracicaba, incluindo a icônica linha da “Agronomia”.
A notícia gerou comoção entre os ex-alunos da Escola Agrícola, que já havia evoluído para a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) , e com o intuito de preservar a memória desse meio de transporte que marcou a história da instituição e de seus estudantes, a Associação de Ex-Alunos da Esalq procurou o então prefeito Francisco Salgot Castillon para que a Prefeitura pudesse ceder o bonde e o reboque para que fossem instalados em local de destaque no campus, eternizando sua importância na história da escola e da cidade.
O registro fotográfico da primeira edição de 2025 do Dicas & Notícias é de Marcos Santos, colaborador do Banco de Imagens da USP.
Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.
Universidade de São Paulo (USP), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), oferece aos seus alunos acesso gratuito ao Microsoft Office 365. Este pacote de recursos inclui o Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Microsoft Teams, além de outras ferramentas de apoio acadêmico que permitem a criação, armazenamento e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações de forma muito fácil e intuitiva.
Uma das principais vantagens do Office 365 é o acesso remoto aos programas, já que permite aos seus usuários o trabalho em grupo à distância, a qualquer hora e em variados dispositivos, tornando o desenvolvimento do documento de pesquisa mais eficiente e produtivo, de modo que as inserções e alterações feitas em um trabalho sejam atualizadas automaticamente nos outros dispositivos que possuem acesso ao documento compartilhado.
Além disso, o Office 365 oferece segurança e privacidade, garantindo que os seus dados armazenados na nuvem estejam protegidos contra ameaças cibernéticas. Para ter acesso a esses benefícios, basta efetuar o cadastramento indicando o e-mail da usp (@usp.br) no seguinte site: Office 365 Education.
Ressalto que somente a versão online está disponível gratuitamente. A versão para download e instalação é paga e por assinatura anual e a Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/USP não possui contrato com a Microsoft para essa versão.
O Office 365 é uma plataforma integrada de produtividade e colaboração da Microsoft, facilitando o trabalho em equipe, o armazenamento em nuvem e a comunicação entre grupos de trabalho, acessível de qualquer lugar.
Silvio Douglas Dias Bacheta é Chefe da Seção Apoio Administrativo e responsável pela divulgação de produtos e serviços da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
A JoVE está disponível novamente para toda a comunidade da Universidade de São Paulo, assinada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais – ABCD USP.
A Plataforma JoVE – https://www.jove.com/ é dedicada à publicação de pesquisas científicas em formato audiovisual para ajudar os pesquisadores em alguns dos maiores desafios da comunidade científica contemporânea: a capacidade de reprodução de seus experimentos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de aprendizagem de novas técnicas experimentais.
A JoVE proporciona acesso a milhares de vídeos publicados em várias disciplinas das áreas de Ciências da Saúde, Química, Biologia, Farmacologia e Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular, bem como de Medicina e Engenharia. Assuntos: Biologia, Biologia Molecular, Bioquímica, Ciências da Saúde, Educação, Engenharia, Experimentos, Farmacologia, Fisiologia, JoVE, Laboratório, Medicina, Métodos, Pesquisa, Química, Técnicas clínicas, Técnicas experimentais, Vídeos, vídeos de métodos de laboratório e conceitos científicos.
A plataforma também disponibiliza vídeos de capítulos de obras internacionalmente reconhecidas como referência nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths).
JoVE é o único recurso de vídeo do mundo que permite que seus usuários aprendam de forma rápida e sistemática novos métodos e tecnologias de pesquisa desenvolvidos nos principais laboratórios científicos.
Elisabeth Adriana Dudziak é Chefe Divisão de Gestão de Desenvolvimento, Inovação e Coleções Digitais da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP.
As interações entre a planta, o solo e os micróbios são complexas por natureza. Os eventos podem ser antagônicos, mutualísticos ou sinérgicos, dependendo dos tipos de microrganismos e sua associação com a planta e o solo em questão. Táticas multitróficas podem, portanto, ser empregadas para nutrir plantas em vários habitats e condições de crescimento.
Entender os mecanismos dessas interações é, portanto, altamente desejado para utilizar o conhecimento de forma ecologicamente correta e sustentável. Essa abordagem holística para a melhoria das culturas pode não apenas resolver os próximos problemas de segurança alimentar, mas também tornar o meio ambiente mais verde, reduzindo os insumos químicos.
"Plant, soil and microbe, Volume 1: Implications in Crop Science", juntamente com o Volume 2: "Mechanisms and Molecular Interactions", fornecem relatos detalhados do equilíbrio requintado e delicado entre os três componentes críticos da agronomia. Especificamente, esses dois títulos focam na base da troca de nutrientes entre os microrganismos e as plantas hospedeiras, o mecanismo de proteção contra doenças e os detalhes moleculares recentes que surgiram do estudo dessa interação multitrópica.
Juntos, eles pretendem fornecer uma base sólida para estudantes, professores e pesquisadores interessados em microbiologia do solo, patologia vegetal, ecologia e agronomia.
Com foco em mecanismos de troca de nutrientes, proteção contra doenças e avanços moleculares, estas novas aquisições são indispensáveis para apoio aos estudantes, professores e pesquisadores em microbiologia do solo, patologia vegetal, ecologia e agronomia.
Silvio Douglas Dias Bacheta é Chefe da Seção Apoio Administrativo e responsável pela divulgação de produtos e serviços da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.
De 13/12/2024 a 21/02/2025, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:
Biblioteca Central: segunda a sexta-feira, das 7h45 às 18h;
Biblioteca Setorial do LES: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Aproveite a facilidade do aplicativo Bibliotecas USP e mantenha em dia o prazo do seu empréstimo.
Com base em resultados de pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, sobre a fabricação de tonéis para armazenamento e envelhecimento da aguardente, foi lançada a cartilha Uso de madeira exótica na fabricação de tonéis, disponível gratuitamente para download neste link.
O material foi produzido pela editora da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e tem textos escritos por Urgel de Almeida Lima, referência internacional em processos fermentativos de destilados, professor da Esalq no período de 1952 a 1987, ocupando cargos como o de chefe do Departamento de Tecnologia e o de vice-diretor. Lima se especializou em Tecnologia do Álcool na França e em Fermentação Industrial na Espanha.
A cartilha nasceu das discussões realizadas no evento Desafios e Tendências na Produção de Aguardente, realizadas em outubro de 2024, com especialistas da área que abordaram a importância da madeira para as características de qualidade da aguardente. “O armazenamento em recipientes de madeira enriquece a qualidade da aguardente porque a estrutura vegetal permite reações bioquímicas complementares na bebida. A reserva feita em tanques de aço não oferece a mesma reação”, comenta o autor.
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), contará com um novo Centro de Estudos. De caráter internacional, o novo núcleo terá uma filial do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRAe, na sigla em francês). O Protocolo de Intenções foi assinado no último dia 9 de janeiro, na França.
O INRAe é uma entidade pública científica francesa voltada para pesquisa na área de agronomia, e o propósito da Carta de Intenções foi formalizar o acordo mútuo das partes para trabalhar em conjunto a fim de explorar a criação deste Centro Internacional de Pesquisa em Agricultura, Alimentos e Ciências Ambientais, abordando questões planetárias importantes.
Participaram da cerimônia de assinatura do documento o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago; o vice-presidente internacional do INRAe, Jean-François Soussana; o diretor científico do instituto, Thierry Caquet; a diretora da Esalq, Thais Vieira; e o professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Flávio Vieira Meirelles.
Para o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, este novo centro representa uma parceria importante com o INRAe. “O instituto francês é um dos principais financiadores de pesquisas na área de agricultura na França. Sediado em Piracicaba, [o centro] possibilitará o desenvolvimento de estudos de ponta com a Esalq, que hoje é a principal colaboradora do INRAe no Brasil”.
O Reitor da USP declarou ainda que, além da Esalq, o centro envolverá estudos com o Centro de Energia Nuclear em Agricultura (Cena); com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ); e com a FZEA, além de outras Unidades de Ensino e Pesquisa da USP que fazem pesquisa na área de alimentos, como a Faculdade de Saúde Pública (FSP) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF).
O instituto francês é um dos principais financiadores de pesquisas na área de agricultura na França. Sediado em Piracicaba, [o centro] possibilitará o desenvolvimento de estudos de ponta com a Esalq, que hoje é a principal colaboradora do INRAe no Brasil
Professor Carlos Gilberto Carlotti Junior é reitor da Universidade de São Paulo.
A revista de acesso aberto eLife, especializada em artigos sobre ciências da vida, deixará de ter um fator de impacto (FI) a partir deste ano, depois de adotar um novo sistema de avaliação de trabalhos científicos. A empresa Clarivate, que divulga anualmente o FI de milhares de revistas com base em citações de seus artigos nos dois anos anteriores, decidiu retirar o periódico da próxima lista por considerar que ele não se enquadra nos padrões de uma publicação com revisão por pares.
Em janeiro de 2023, a eLife passou a adotar um modelo em que artigos selecionados para serem avaliados são submetidos à análise de especialistas, mas não são “aceitos” ou “rejeitados”, como no sistema tradicional. Todos os trabalhos são publicados como “preprints revisados” (reviewed preprints) e as ressalvas apresentadas pelos avaliadores, mesmo se forem graves, são apresentadas conjuntamente com o paper, em uma espécie de revisão por pares pública. “Esse é um novo tipo de publicação integrada que inclui o artigo, uma avaliação da eLife, análises públicas e uma resposta dos autores (se disponível)”, conforme informa a seção de instruções aos autores do periódico. A Clarivate informou que continuará a indexar em suas bases de dados os artigos da eLife considerados “sólidos” pelos avaliadores, mas não os classificados como “incompletos” ou “inadequados”.
O ano começa e com ele algumas das principais listas e estudos de tendências. Uma das mais esperadas é desenvolvida anualmente pelo professor da Universidade de Nova York, Scott Galloway.
De acordo com o próprio Galloway, as previsões podem ser uma furada, mas ajudam a dar um norte das discussões e caminho dos investimentos. Em 3 de janeiro, Galloway divulgou sua lista de apostas de tecnologia para 2025.
O PodCAPES deste mês abordará as mudanças na Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação stricto sensu, que passam a valer no ciclo 2025 a 2028. O processo avaliativo focará na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado.
O diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes, falou com os repórteres Érica Cidade e Anderson Andrade e explicou, por exemplo, que a alteração dará mais visibilidade a pesquisadores que produzem bons artigos, mas têm dificuldade de publicar em periódicos considerados de melhor qualidade.
Entre os vieses que o novo modelo tenta corrigir, está a desigualdade em relação às publicações científicas. Outros pontos também foram esclarecidos, como a influência da mudança nas pesquisas e a relação com o atual ciclo avaliativo.