Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 115

Período:  13 a 19/05/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

A chegada

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

O que são revistas científicas predatórias?

Dúvidas? Fale comigo: biblioteca.esalq@usp.br.

Revistas científicas predatórias são aquelas que se dispõem a publicar artigos científicos sem submetê-los a uma acurada revisão por pares (quando há), contanto que ocorra o pagamento da taxa de cobrança.

A ideia começou através do movimento Open Access (Acesso Aberto, em português), que busca uma ciência disponível à sociedade científica e geral através da democratização do conhecimento. O problema é que a grande maioria dessas revistas predatórias não se preocupa com o caráter científico, bibliográfico ou ético da publicação, se importando mais precisamente com o dinheiro a ser recebido – que varia de 200 a 3 mil dólares – e se aproveitando da pressão por publicações que muitos pesquisadores sofrem (fonte: www.periodicosdeminas.ufmg.br).

Os links abaixo permitem uma pesquisa de alguns títulos potencialmente predatórios por área de conhecimento: 

A importância do ORCiD para os pesquisadores da Esalq

Dúvidas? Fale comigo: referencia.esalq@usp.br.

Recomendo que todos os pesquisadores da Esalq  adotem o registro ORCiD Autenticado USP. Instituições como a CAPES e revistas internacionais como a Nature passaram a exigir o registro ORCiD em alguns de seus processos. Em breve, isso também vai acontecer na USP. Antecipe-se e esteja preparado para as mudanças. 

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital internacional gratuito para pesquisadores, único capaz de reunir as informações dos outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID).

Produtos & Serviços

ABNT – Portal GedWeb

Dúvidas? Fale conosco: referencia.esalq@usp.br.

Portal contendo normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Mercosul, além de 360 mil legislações de órgãos reguladores nacionais, como INMETRO, ANEEL, ANVISA, dentre outros. 

O acesso ao conteúdo é aberto a toda comunidade USP, por meio de reconhecimento de IP. Caso o usuário deseje acessar o conteúdo fora da Universidade há duas formas: usando a VPN USP ou pela Senha Única da USP . 

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autoras:

Práticas em Tecnologia de Alimentos

Esta obra reúne práticas que abordam a produção de alimentos de origem vegetal e animal, com uma base teórico-didática focada nas características do alimento e em seu processo de industrialização.

Este livro aborda os conhecimentos necessários para a compreensão das reações e dos processos envolvidos no desenvolvimento, na produção e no armazenamento de alimentos de origem vegetal e animal. 

A apresentação do conteúdo teórico é seguida por diversas práticas que possibilitam a realização de experimentos aplicados à indústria de alimentos, contribuindo para o aprofundamento dos conceitos teóricos abordados.

Autores:

Nutrição animal

Nutrição Animal é a ciência que envolve todos os mecanismos relacionados ao fornecimento e utilização dos nutrientes pelos animais, cuja importância torna-se cada vez mais relevante no processo de criação dos animais domésticos e para a produção de alimentos para o consumo humano.

A nutrição animal é uma ciência em constante evolução. Desde que o homem deixou de produzir alimentos para sua própria subsistência e passou a produzi-los para atender à demanda de uma população que cresce continuamente, a nutrição passou a fazer parte do sistema de produção dos animais. 

Organizado por diferentes pesquisadores com vasta experiência do ensino e pesquisa em nutrição animal, esta obra irá abordar entre outros temas: 

Cada capítulo foi preparado de forma a atender as necessidades dos alunos de graduação, de pós-graduação e de todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos na área de nutrição animal.

Assim sendo, a leitura e o estudo desta obra são essenciais para o conhecimento desta ciência, Nutrição Animal, a qual envolve todos os mecanismos relacionados ao fornecimento e utilização dos nutrientes pelos animais, cuja importância torna-se cada vez mais relevante no processo de criação dos animais domésticos e para a produção de alimentos para o consumo humano.

Acesso Aberto (Open Access)

Cartilha orienta sobre produtos biológicos que controlam pragas e doenças na agricultura

Publicação gratuita da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP mostra como produtos biológicos podem promover a agricultura sustentável.


Num cenário de aumento da demanda mundial por alimentos, a produção agrícola tem se orientado pela mudança de um modelo convencional para um sustentável, que busca envolver mais tecnologias e conhecimentos no processo produtivo. Para orientar produtores rurais na questão do controle biológico de pragas e doenças, pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP lançaram uma cartilha, disponível gratuitamente neste link.

Chamada Uma visão panorâmica do controle biológico na agricultura moderna, a publicação faz parte da Série Produtor Rural, material que tem como objetivo divulgar textos acessíveis aos produtores com temas diversificados e informações práticas.

Nesta edição, seis graduandos em Engenharia Agronômica e um professor do Departamento de Ciência do Solo, todos da Esalq, se debruçaram em estudos sobre o tema para originar a publicação que descreve as características de cada grupo de organismos utilizados como agentes biológicos de controle na agricultura atual, caracterizada por uma crescente exploração dos recursos de biocontrole no desenvolvimento de um processo mais eficiente e sustentável.

E-books da USP ajudam a qualificar profissionais da atenção primária à saúde

Publicações gratuitas produzidas pela Faculdade de Saúde Pública da USP trazem proposta metodológica para realização de oficinas baseadas em uma saúde humanizadora. 

A atenção primária à saúde (APS), de acordo com o Ministério da Saúde, é o primeiro nível de atendimento em saúde e envolve um conjunto de ações, individuais e coletivas, que englobam desde a prevenção de doenças, inclui o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos até a manutenção da saúde. Ela também é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, que considera princípios de saúde pública como a universalidade, a acessibilidade, a humanização e a equidade no atendimento.

Para contribuir na qualificação de profissionais dessa área, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP lançou uma coleção de e-books gratuitos com o título Manual instrutivo das oficinas de qualificação de profissionais da atenção primária à saúde com proposta metodológica para realização de oficinas que envolvem ações de promoção da alimentação adequada e saudável e da atividade física e práticas corporais, vigilância alimentar e nutricional e manejo da obesidade com abordagem coletiva.

Composta por três volumes, a coleção foi elaborada com destaque para o atendimento de usuários com fatores de risco e problemas de saúde já instalados, em especial pessoas portadoras de sobrepeso ou obesidade. Apesar do caráter de manual de orientações, as publicações se propõem flexíveis, com modelos que se adaptam às realidades específicas de cada território e serviço.

Divulgação Científica

Antioxidante de acerola pode substituir aditivo sintético banido em vários países e ainda usado no Brasil

Em testes feitos na USP, micropartículas produzidas a partir da fruta verde apresentaram desempenho semelhante ao do composto sintético TBHQ, presente em alimentos processados e cosméticos. Resultados foram divulgados na revista Future Foods.

Antioxidantes são substâncias importantes para a indústria alimentícia e cosmética, pois retardam o processo de oxidação de produtos ricos em lipídios, como maionese, margarina, cremes hidratantes e afins. Boa parte dos antioxidantes usados atualmente é sintética e, no Brasil, produtos já banidos em outros países, como a TBHQ (terc-butil-hidroquinona), ainda estão em uso.

Na busca por alternativas naturais, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) vem estudando os compostos fenólicos da acerola e conseguiu extrair, do fruto verde, micropartículas antioxidantes tão eficazes quanto a TBHQ. O foco da pesquisa, que conta com apoio da FAPESP, é desenvolver um processo que possa ser adotado facilmente em escala industrial. Resultados recentes foram divulgados na revista Future Foods.

Invasão biológica: um problema crescente que coloca espécies nativas em risco

Além dos danos ao ecossistema, os invasores também estão relacionados a prejuízos econômicos; prejuízo anual estimado é de US$ 336 bilhões.

Uma espécie de animal ou planta exótica é levada até um território novo, de onde ela não é natural. Nesse território ela não tem predadores e encontra alimento com facilidade. Então, essa espécie se instala e prolifera rapidamente. Nos casos mais graves, ela causa danos econômicos, modifica o ambiente e compete com as espécies nativas, que podem até ser extintas.

Esse é um cenário de invasão biológica, ou bioinvasão, apontada como a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo. No Brasil existem quase 500 histórias como essa, espécies que não ocorrem no País naturalmente, mas foram introduzidas e desequilibram o ecossistema brasileiro. E a situação pode ficar ainda mais crítica: um estudo publicado na revista Global Change Biology indica que o número de espécies invasoras pode crescer mais de 35% até 2050.

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação em Mendeley

A agenda de maio está aberta. Inscreva-se!

Durante o mês de maio de 2022, a Divisão de Biblioteca promoverá encontros online para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click

O treinamento acontece no dia 30 de maio de 2022, às 9h.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Webinar Journal Citation Reports: como identificar revistas de alto impacto métricas e indicadores

O treinamento acontece no dia 23 de maio de 2022, às 15h.

Journal Citation Reports (JCR)  reúne informações sobre o fator de impacto e ranking das revistas em todas as áreas de conhecimento, de grande utilidade para a seleção de periódicos para publicação. 

JCR é uma publicação eletrônica anual da Clarivate que fornece informações sobre revistas acadêmicas nas ciências e ciências sociais, incluindo fatores de impacto. O JCR foi originalmente publicado como parte do Science Citation Index. O JCR oferece um método sistemático e objetivo para avaliar criticamente os principais periódicos do mundo, com informações estatísticas quantificáveis baseadas em dados de citações. Ao compilar as referências citadas dos artigos, o JCR ajuda a medir a influência e o impacto da pesquisa nos níveis da revista e da categoria e mostra a relação entre citações e revistas citadas.

Nossa Gente

Estudante está entre os premiados do Prêmio Capes Talento Universitário

O aluno do curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Leandro Luis Lavandosque, foi um dos vencedores do Prêmio CAPES Talento Universitário - edição 2022.

A Fundação divulgou o resultado do certame na última sexta-feira, 13 de maio, em reconhecimento ao desempenho dos estudantes com destacado grau de desenvolvimento de suas competências cognitivas.

Os estudantes com as maiores notas na prova aplicada no último dia 20 de março, receberão premiações individuais de R$ 5 mil.

A prova foi realizada em 100 locais, distribuídos por 60 municípios do país. O projeto tem por objetivo reconhecer e premiar mil estudantes com os melhores desempenhos em uma prova de conhecimentos gerais. Eram elegíveis alunos regularmente matriculados em curso de graduação que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e ingressaram na educação superior em 2021.

Oportunidades

Análise sobre contaminantes agroquímicos no cacau é tema de palestra na USP

O palestrante será o pesquisador peruano Eudes Villanueva López.

No dia 23 de maio, a partir das 14 horas, o mestre em Tecnologia de Alimentos e professor da Universidade Nacional de Tayacaja, no Peru, Eudes Villanueva López, faz palestra sobre Rapid analysis of agrochemical contaminants in cocoa (Theobroma Cacao L) by vibrational spectroscopy  (Rápida análise de contaminantes agroquímicos no cacau  pela espectroscopia vibracional).

Mestrado em zootecnia na USP de Pirassununga

É desejável que o candidato tenha um bom conhecimento em produção e manejo de bovinos de corte. Ele trabalhará em uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores do Brasil e do exterior.

Uma Bolsa de Mestrado da FAPESP está disponível pelo projeto de Apoio a Jovens Pesquisadores “Abordagem metabolômica para melhora da maciez da carne de bovinos Nelore: o conceito de metabotype e biomarcadores”. O prazo de inscrição vai até sexta-feira (20/05).

O projeto é desenvolvido na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP), campus de Pirassununga, com objetivo de avaliar a metabolômica do plasma e a genômica de bezerros Nelore progênies de touros com marcadores para maciez da carne.

Encontro de Talentos será um dos destaques da 4ª edição do Esalqshow

Todas as atividades da 4ª edição do EsalqShow são gratuitas.

A palestra “O Ecossistema Piracicabano de Inovação – ambientes, players e oportunidades”, a ser proferida pelo agente de inovação Pedro Chamochumbi é um dos destaques do Encontro de Talentos, espaço de interação corporativa contemplado na programação 4ª edição do Esalqshow, evento que ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro de 2022, no campus da USP em Piracicaba, SP.

Pedro Chamochumbi é agente de inovação, gestor do Hub Piracicaba, assessor especial de projetos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) de Piracicaba. O palestrante apresentará a estrutura do sistema local de inovação e empreendedorismo de base científico-tecnológica, considerando os ambientes e seus principais protagonistas e promotores. “Irei abordar o histórico recente da consolidação do movimento Agtech Valley - Vale do Piracicaba e do contexto atual de evolução das políticas públicas em desenvolvimento, como o HUB Piracicaba e a expansão do Perímetro da Parque Tecnológico. É preciso destacar as inúmeras oportunidades que Piracicaba oferece aos empreendedores de qualquer estágio que aqui se fixam”.

Campanhas & Eventos

Está com material atrasado? Está bloqueado para empréstimo?

Doe 1 litro de leite para cada material atrasado e fique livre da suspensão.

De 23/05 a 03/06/2022, das 7h45 às 21h30, a Divisão de Biblioteca (DIBD) da ESALQ promoverá a "Quinzena do Perdão" com o objetivo de recuperar o material em atraso e conscientizar os usuários da DIBD sobre a importância de cumprir o regulamento.

Os usuários inscritos nas Bibliotecas da ESALQ (Central e LES) poderão trocar sua suspensão por doação de leite, que será encaminhado ao Lar de Nutrição à Infância Souza Andrade – LANISA.

Ressalta-se que essa ação social estará aberta a todos que tiverem interesse em participar e realizar a doação desse mantimento. 

Avisos

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Reitoria divulgou comunicado sobre uso de máscara na Universidade.

A Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, reunida no último dia 10/05, analisando os dados disponíveis, reiterou seu entendimento de que as medidas que vem sendo adotadas pela Universidade estão corretas, devendo, neste momento, ser mantida a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados e a recomendação de uso em ambientes abertos dos campi sempre que houver maior concentração de pessoas. Deve-se destacar o fato de que 100% dos alunos que frequentam as cerca de 5 mil disciplinas de graduação oferecidas pela Universidade neste semestre comprovaram imunização completa e seguem fazendo uso de máscaras no ambiente escolar. O mesmo ocorre nas disciplinas presencias na pós-graduação e nas reuniões de colegiado.

A Comissão Assessora de Saúde congratula a comunidade universitária por sua solidária adesão às orientações de prevenção individual e coletiva e informa a todos que seguirá monitorando a evolução da pandemia a partir de dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e das informações de seus alunos, professores e servidores técnico-administrativos. Para garantir o sucesso dessa estratégia, solicita a todas as pessoas com sintomas compatíveis com covid-19 ou com testes positivos para o coronavírus que notifiquem sua condição pelos canais institucionais já disponíveis e continuem observando as práticas de prevenção que têm sido demonstradas fundamentais para o controle da disseminação do vírus.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Uma barreira no Atlântico

Instagram

Semana dos Museus

Blog

Aspectos históricos da Agricultura Paulista | Parte 4. O ciclo do ouro faz desenvolver a agricultura para abastecimento interno

Acontece

Parceria com empresa de celulose traz desafios reais para estudantes de Engenharia Agronômica

Na prática, os estudantes terão contato com demandas do setor e poderão propor soluções aplicadas em desafios definidos em três pilares. “Trabalharemos temas relacionados à valorização de produtos madeireiros, prontidão tecnológica e aos sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta”, explica Weber do Amaral.

A disciplina Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas é oferecida para alunos do 3º e 4º ano do curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Coordenada pelo professor Weber Antônio Neves do Amaral, do departamento de Ciências Florestais, oferece a oportunidade para que os estudantes conheçam alguns dos principais problemas enfrentados pelo setor florestal. A partir desse semestre, uma parceria com a empresa Suzano SA traz realidade para este desafio. “Esse modelo inovador de parceria possibilitará o engajamento dos futuros engenheiros agrônomos em problemas reais que possuem interface entre agricultura e floresta”, aponta o docente. O projeto foi lançado nos dias 12 e 13 de maio, no Anfiteatro do departamento de Ciências Florestais, com a presença de representantes da empresa, da Diretoria da Esalq e do departamento.

O engenheiro Cesar Bonine, gerente executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Suzano falou aos estudantes e destacou o pioneirismo da companhia de se aproximar da academia. “A intenção é mostrar aos estudantes o que temos feito, os desafios que temos enfrentado afim de engajá-los e para encontrar soluções para nossas demandas, auxiliando-os a adotarem uma visão de empreendedores”. Também participou do lançamento do programa a química Maria Teresa Borges Pimenta, coordenadora de Cooperação Tecnológica e Funding da Suzano, que reforçou que o contato com futuros agrônomos poderá ainda identificar novos talentos para a empresa. “Essa parceria permite mostrar a estes futuros talentos como seria trabalhar em uma grande empresa de papel e celulose e identifica-los para participarem dos nossos programas de estágio, trainee ou mesmo dos nossos processos de contratação”.

GO (Global Open) FAIR BRASIL

O GO FAIR Brasil atua em todos os domínios do conhecimento e é sediado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.

GO (Global Open) FAIR é uma iniciativa de baixo para cima cujo objetivo é fazer com que dados fragmentados e desconectados sejam Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e, portanto, Reusáveis (FAIR na sigla em inglês) por máquinas e pessoas. A iniciativa GO FAIR busca o desenvolvimento de um ambiente global compartilhado para a pesquisa e inovação baseada em dados. O centro da iniciativa é a federação de redes temáticas de excelência existentes que se compromete coletivamente aos Princípios FAIR em termos de estratégias de implementação desses princípios, o que inclui padrões, protocolos, políticas, diretrizes, boas práticas, dentre outros.

O aumento da eficiência no uso dos recursos necessários para a gestão de dados, proporcionado pela adoção dos princípios FAIR é fundamental para garantir um retorno maior e mais rápido para a sociedade. ​

O Escritório de Apoio de Coordenação GO FAIR Brasil é um dos escritórios regionais de apoio e coordenação da rede GO FAIR e, por isso, tem a responsabilidade de difundir, apoiar e coordenar as atividades relacionadas à adoção da estratégia de implementação dos princípios FAIR definida pela iniciativa GO FAIR em todo o território brasileiro.

Comissão aprova isenção de impostos para e-book e aparelho de leitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) já firmou jurisprudência favorável à aplicação da imunidade tributária ao livro eletrônico (e-book) e aos aparelhos leitores (e-readers).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou  nesta terça-feira (17) projeto de lei que concede isenção tributária a livros em formato digital, magnético e óptico e a equipamentos eletrônicos cuja função exclusiva ou primordial seja a leitura desses textos, como e-readers. 

No caso de equipamentos voltados para a audição dos livros em formato magnético ou óptico, a isenção será aplicada apenas a deficientes visuais.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já firmou jurisprudência favorável à aplicação da imunidade tributária ao livro eletrônico (e-book) e aos aparelhos leitores (e-readers).