Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 150

Período: 13 a 19/01/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Moradia com vista privilegiada e iluminação noturna

O clique da edição 150 é de Denise Guimarães, funcionária da Divisão de Comunicação da Esalq/USP, que fotografou a moradia de um joão-de-barro que fica em frente ao Prédio Central. O joão-de-barro (Furnarius rufus) é uma ave pertencente à família Furnariidae da ordem Passeriforme. Muito encontrado em paisagens abertas como campos, cerrados e pastagens, habita principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. É encontrado também na Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Mede de 18 a 20 cm de comprimento e pesa cerca de 50 gramas. 

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

Você já utiliza alguma ferramenta para prevenção do plágio?

Se você entende o que é Integridade Acadêmica... Se você preza pela Ética na pesquisa e publicação... Se você quer se tornar um autor com Independência... Se você quer ser tornar um escritor de Confiança... O Turnitin é a ferramenta certa para você!

O uso da ferramenta Turnitin é uma das boas práticas de publicação científica no processo de revisão de trabalhos acadêmicos e de pesquisa. 

A Universidade de São Paulo disponibiliza a assinatura da plataforma aos alunos de graduação, pós-graduação e docentes orientadores para identificação de similaridades em seus textos visando a prevenção de plágio e garantia da originalidade de suas publicações. 

Os serviços são oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalityCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).

Ao contrário do que muitos pensam o uso de ferramentas que detectam a incidência da má conduta acadêmica pode auxiliar o pesquisador no processo de registro do pensamento original e garante a qualidade da escrita dos autores na produção de trabalhos acadêmico-científicos.

Turnitin é uma ferramenta de apoio na detecção de plágio, possui uma base de dados comparativa com mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos em seu banco de dados.

Por isto, é muito importante que você consiga logo o seu acesso porque precisará deste tipo de ferramenta ao longo da sua vida acadêmica!


Estação Esalq de Autochecagem Turnitin

Alunos de graduação e pós-graduação podem ter acesso à plataforma por meio de uma disciplina (cadastro na conta do docente responsável) ou por meio das Estações de Autochecagem Turnitin das Bibliotecas USP (cadastro prévio a seguir):


Para Docentes da USP

Os e-mails @usp dos docentes orientadores já estão cadastrados na ferramenta nas subcontas dos Programas de Pós-Graduação aos quais estão vinculados. Mas nem todos sabem disso!

Professor, fale conosco para configurar a sua conta e utilizar a ferramenta!


Informações:

E-mail: referencia.esalq@usp.br

Telefone: (19) 3429-4382 ramais 214, 220

Seguem alguns vídeos: https://www.turnitin.com/pt/recursos/videos-tutoriais

Acesso aberto

Hortifruti Brasil, informação ao alcance de todos

Além da revista impressa e versão exclusiva para WhatsApp, você também pode “folhear” a revista em formato FLIP no site! 

A Revista Hortifruti Brasil apresenta estudos de mercado que identificam problemas e oportunidades, propõe soluções que beneficiam não só a produção de frutas e hortaliças, mas essas cadeias como um todo, incluindo o consumidor. 

Seu diferencial está no contato diário que seus pesquisadores mantêm com produtores rurais, intermediários, atacadistas, técnicos especializados na produção de frutas e hortaliças e também com profissionais das indústrias de insumos e processadoras, além de representantes de entidades de classe e do governo. Essa rede de colaboradores é a matéria-prima para a elaboração do nosso conteúdo.

A equipe Hortifruti é parte do Cepea, da Esalq, unidade da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba. Reúne pesquisadores e analistas de mercado com formações complementares, dedicados aos aspectos econômicos dos setores de frutas e hortaliças. A coordenadora direta dessas atividades é a professora da Esalq/USP Dra. Margarete Boteon.

Novidades do Acervo

Autores:

Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros

Localização no acervo: Biblioteca Central  (519.5 M787e7 117954).

Escrita pelos renomados professores Douglas C. Montgomery e George C. Runger, esta sétima edição de Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros inclui o conteúdo essencial da disciplina, comum às diversas habilitações em Engenharia. Os autores tiveram como premissa realizar uma ampla pesquisa junto a professores para que que o livro englobasse a teoria necessária para atender às demandas de sala de aula. Com isso, houve a inclusão da técnica bootstrap, além dos métodos descritivos e analíticos, necessários para quem lida com a variabilidade na observação de dados.

Esta sétima edição inclui exercícios inéditos, criados a partir de situações reais e cotidianas dos engenheiros, que estão disponíveis online, bem como novos capítulos, exemplos, gráficos, interpretações práticas e métodos computacionais intensivos. Como destaque, no início de todos os capítulos, Montgomery e Runger criaram o tópico “Objetivos da aprendizagem”, explicando ao leitor o que ele deve esperar do capítulo e o que ele estará apto a compreender e realizar ao fi nal do estudo. Embora a matemática seja fundamental em Estatística e Probabilidade, os autores não pretendem apenas fornecer a teoria, mas ampliar a metodologia e mostrar como aplicá-la. 

Além disso, há diversos materiais suplementares disponíveis – como apêndices, conjuntos de dados e exercícios complementares –, que podem ser acessados online, mediante cadastro no ambiente virtual de aprendizagem do GEN | Grupo Editorial Nacional. Todas essas novidades, bem como a cobertura completa dos temas e a perfeita sinergia entre a teoria e a prática da disciplina fazem desta obra conteúdo indispensável para os estudantes e material de referência para os docentes.?

Série Produtor Rural

A cultura da melancia

O Brasil é um dos poucos países que pode suprir a demanda de frutas frescas, hortaliças, grãos e seus derivados em âmbito nacional e internacional. 

As cucurbitáceas ocupam lugar de destaque na agricultura nacional, sendo seus produtos de grande aceitação popular. Neste cenário, destaca-se a cultura da melancia (Citrullus lanatus), que carrega consigo grande importância econômica e social em muitas regiões brasileiras. O fruto é muito apreciado, devido ao seu agradável sabor, além de seu custo e benefícios serem atraentes.

Originária da África foi trazida para o Brasil pelos escravos e, hoje, nosso país é um grande produtor de melancia, sendo destaques os estados de Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Nesta Série Produtor Rural, os autores procuraram mostrar a importância da cultura para o planalto paulista, região de destaque em produção, além de informações sobre as chamadas mini-melancias, produto ideal para suprir um nicho específico de mercado, formado entre outros, por famílias pequenas.

Com objetivo de informar e auxiliar produtores rurais e outros interessados, algumas informações sobre esta cultura, divulgadas por técnicos e pesquisadores, foram aqui reunidas, de maneira que os leitores poderão conhecer um pouco mais sobre a planta, seu cultivo, tratos culturais, colheita e comercialização.

Capacitação & Desenvolvimento

Webinar OCLC “Redefinindo a experiência da biblioteca: colocando ideias em ação”

O treinamento acontece no dia 24/01/2023, às 13h.

Junte-se a Lesley Langa, Cientista de Pesquisa Associada, Pesquisa da OCLC e líderes de bibliotecas do Conselho Global da OCLC para uma discussão sobre como as bibliotecas de todo o mundo estão repensando a experiência da biblioteca.

Junte-se a Lesley Langa, Cientista de Pesquisa Associada, Pesquisa da OCLC e líderes de bibliotecas do Conselho Global da OCLC para uma discussão sobre como as bibliotecas de todo o mundo estão repensando a experiência da biblioteca. Ouça diretamente dos líderes das bibliotecas como eles estão criando experiências inovadoras que proporcionam engajamento significativo, trazendo mudanças impactantes para as comunidades que atendem.

Webinar OASPA “Compartilhamento de dados: o que sabemos e para onde podemos ir?”

O treinamento acontece no dia 01/02/2023, às 12h.

A Open Access Scholarly Publishing Association (OASPA) tem o prazer de anunciar nosso próximo webinar intitulado Webinar: “Data sharing: what do we know and where can we go?”, que abordará o que é e o porquê do compartilhamento de dados, a realizar-se no dia 1º de fevereiro de 2023.

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

Consulte agenda de treinamentos.

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados para uso desta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos.

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Uso de máscaras em ambientes fechados deixa de ser obrigatório na USP

De acordo com comunicado divulgado pelo reitor, o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados da Universidade fica restrito apenas ao transporte coletivo e aos serviços de saúde dos campi.

A Reitoria divulgou, dia 18 de janeiro, um comunicado à comunidade universitária sobre a não obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes fechados da Universidade. De acordo com o texto, a exigência do uso de máscara fica restrita apenas ao transporte coletivo e aos serviços de saúde dos campi.

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 22 de dezembro de 2022 a 10 de março de 2023, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Dúvidas? Fale conosco.

Prazo de empréstimo nas férias de início do ano de 2023

Informamos que no período das férias escolares da Universidade de São Paulo não há limite para o número de renovações de empréstimos de materiais bibliográficos.

Desta forma, os empréstimos poderão ser renovados pelos usuários presencialmente na Biblioteca, ou via web, utilizando o Aplicativo Móvel da USP, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP

A renovação sem limites ficará disponível ao usuário até o dia 12 de março de 2023 e poderá ser realizada desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Checklist para editores sobre Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta: consulte!

Facebook

Medindo os impactos dos metadados: capacidade de descoberta de livros no Google Scholar

Facebook

Pesquisa une Brasil e Portugal para estudar padrões de serviços de aprendizagem em Bibliotecas

Divulgação científica

Controle de formigas cortadeiras

Vale ressaltar que esse vídeo técnico se caracteriza como uma importante ferramenta para a construção do conhecimento. 

O vídeo sobre as diferentes alternativas de controle de formigas cortadeiras em ambientes agrícolas e florestais, lançado pela Casa do Produtor Rural, no dia 09 de janeiro, em seu canal do YouTube, é resultado da parceria com o Departamento de Entomologia e Acarologia, por meio do Laboratório de Ecologia Química e Comportamento de Insetos, da Esalq.

O objetivo deste trabalho é servir como apoio ao ensino e ser um guia aos silvicultores e produtores rurais que necessitam de ações no combate e controle das formigas cortadeiras, consideradas pragas em diversos plantios. O conteúdo foi supervisionado pelo professor Fernando Sujimoto, especialista em morfologia, fisiologia, comportamento e quimiopercepção das formigas cortadeiras.

Cotidiano

Uso racional da água pode levar Brasil a atingir autossuficiência na produção de trigo

O professor da Esalq Fabio Marin argumenta que, por meio do uso racional da água, é possível aumentar a produtividade e diminuir o desperdício e o desmatamento.

Em 2022, o Brasil teve a maior safra de trigo de sua história, com 9,5 milhões de toneladas de grãos. Por mais que o número e a marca sejam impressionantes, o País ainda não é autossuficiente em produção tritícola. Segundo a Conab, para suprir a demanda interna foram importadas 515,3 mil toneladas de trigo só no ano passado. Desde a década de 70 do século passado, pesquisadores brasileiros vêm investindo em pesquisas na área da produção do trigo, o que fez com que, desde lá, a produtividade crescesse, em média, 3,5% ao ano. O consumo mundial, porém, cresce mais do que a produção. Esse volume corresponde a 75% do consumo nacional, que é bem abaixo do consumo norte-americano e europeu, por exemplo.

Nessa seara, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP desenvolveu um estudo sobre manejo da água e irrigação aplicados à cultura do trigo. Segundo a pesquisa, a agricultura irrigada é responsável por 40% de todo o fornecimento mundial de alimentos e é a aposta para aumentar a produtividade do trigo e outros grãos. Porém, a falta de pesquisa sobre os solos e qual seria a quantidade necessária de água para o cultivo representam um problema para a sustentabilidade e o meio ambiente.

Thais Vieira é a primeira mulher a assumir a Diretoria da ESALQ.

A partir desta terça-feira, 17/1, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) passa a escrever mais um capítulo histórico da sua trajetória de 122 anos. Pela primeira vez, desde a sua criação em 1901, uma mulher assume a direção da entidade. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan, iniciam sua gestão como diretora e vice-diretor, respectivamente. O processo eleitoral na Esalq ocorreu em novembro de 2022, quando a chapa vencedora teve 74 votos.

Thais Vieira é docente do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e presidiu a Comissão de Graduação da Esalq desde 2019. Milan está lotado no departamento de Engenharia de Biossistemas e leciona disciplinas na graduação e pós-graduação. Daqui, até janeiro de 2027, terão a responsabilidade de dirigir uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP), que conta com cerca de 3 mil estudantes, 660 servidores entre docentes e técnico administrativos, 12 departamentos, 140 laboratórios e uma área de mais de 3.800 hectares, o que corresponde 48% da área total da USP.

Simpósio Nacional de Agricultura Digital

Perspectivas e Inovação.

O grupo de extensão Esalq-Clima, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realiza, nos dias 22 e 23 de março de 2023, o Simpósio Nacional de Agricultura Digital. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais do setor e outros profissionais que tenham objetivo de melhorar sua capacitação acerca das novas soluções e tecnologias afim de auxiliar o produtor rural na obtenção de um manejo eficiente.

“A busca pelo aumento da produtividade no campo mostra a necessidade do avanço tecnológico no setor agropecuário. Ao longo dos anos muitas ferramentas foram desenvolvidas no intuito de tornar a produção mais eficiente e sustentável. A agricultura já vive a realidade digital, mas ainda é possível observar que o acesso às informações no Brasil sobre o tema é pouco difundido”, comentam os organizadores do evento.

Série da USP aborda importância das florestas para o bem-estar humano

A relação entre as áreas verdes e a saúde é tema de várias entrevistas com pesquisadores da Universidade produzidas pela TV USP Piracicaba.

É fácil entender como as florestas, parques e todas as áreas verdes se relacionam ao bem-estar humano. Para aprofundar a reflexão sobre esses benefícios, foi realizado em novembro do ano passado, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, o Simpósio Florestas e Bem-Estar Humano, reunindo profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. Em linha com a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, mais comumente referida como COP 27, o evento buscou trazer diversas perspectivas sobre bem-estar em ambientes naturais, a partir de resultados de pesquisas e experiências sobre a importância dos serviços ecossistêmicos para a saúde, evidenciando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em parceria com o comitê organizador do evento, a equipe da TV USP Piracicaba produziu uma série de entrevistas com oito dos palestrantes do evento (veja abaixo a relação e o link dos programas). Nas entrevistas, cada participante partilha um pouco de suas experiências e vivências em temas que vão dos desafios da mobilidade urbana nos grandes centros até projetos de rearborização de periferias, passando pelos benefícios da convivência com o verde para a saúde psicológica e emocional, processos educativos e sociabilidade humana, entre outros.

Radar

Consumidor deve ter cautela com produtos de empresas que se dizem ambientalmente corretas

A prática, chamada de “greenwashing”, implica na construção, por algumas empresas, de uma propaganda de promessas enganosas de proteção ambiental.

A não tão atual preocupação ambiental vem gerando mudanças, mesmo que a passos curtos, em todo o mundo. A criação da Agenda 2030 pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em 2015, e as atuais medidas ESG fizeram com que a questão ambiental se tornasse central. Nesse contexto, surge o greenwashing.  “São atributos de um produto que tem uma promessa que não é completamente verdade. Eu prometo algo mas eu não estou entregando este atributo, seja de um produto, seja de um serviço. Isso é, grosso modo, o conceito de greenwashing”, explica Sylmara Lopes, professora associada e livre-docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP). Segundo ela, o greenwashing vem sendo implementado principalmente por meio de estratégias de marketing.

Em nome do ambientalmente correto, greenwashing é caracterizado como promessas de baixo ou nenhum impacto ambiental feitas por empresas de produtos de limpeza, cosméticos, automóveis, do setor têxtil, entre outras. Dessa forma, elas passam a ser adequadas a um momento em que se estar preocupado com o ambiente é a regra. Porém, como exposto antes, na maioria das vezes essa adequação é apenas “para inglês ver”: a empresa fala que faz, engana o consumidor e, no final das contas, não entrega realmente aquilo que foi propagandeado. 

Ricardo Galvão é o novo presidente do CNPq: "A ciência está de volta"

Professor aposentado da USP comandará a principal agência de fomento à pesquisa científica do País. No evento que oficializou sua nomeação, a ministra Luciana Santos também anunciou a recomposição do FNDCT.

O cientista Ricardo Galvão, professor titular aposentado do Instituto de Física da USP, é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência de fomento à ciência do governo federal. A nomeação foi oficializada nesta terça-feira, 17 de janeiro, pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em evento oficial no auditório do CNPq, em Brasília.

“A ciência está de volta”, celebrou Galvão, em entrevista por telefone ao Jornal da USP, antes da cerimônia. “Estou muito esperançoso na recuperação da relevância da ciência no Brasil, e que conseguiremos fazer o que precisa ser feito.”

Santos aproveitou o evento para anunciar a “recomposição integral” do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o fim das restrições impostas pela Medida Provisória 1136/22, que impunha limites à utilização do fundo até 2027. “Com a liberação integral dos fundos do FNDCT, principal instrumento público de financiamento da ciência, encerramos um longo período de descaso e desvalorização da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico do País”, discursou a ministra. “Hoje é dia que se faz justiça à ciência brasileira; dia em que viramos a página do negacionismo.”

Fome e produção de alimentos

Políticas públicas de combate à segurança alimentar e à fome.

Nos últimos 20 anos, a produção de alimentos no Brasil cresceu para as mais variadas culturas e criações animais. Este processo se deu tanto nas regiões marcadamente conhecidas como fronteiras do chamado “agronegócio”, quanto nas regiões caracterizadas pela agricultura familiar . De acordo com o último Censo Agropecuário, a oferta de alimentos tem tido a participação dos dois perfis de produção.

A evolução da produção de alimentos nos últimos cinco anos evidencia que o fenômeno do crescimento da fome no Brasil não parece estar relacionado primordialmente à questão da oferta de alimentos – ao menos quando se fala da fome nas zonas urbanas, que atinge 42,2% da população. Nos anos em que há o agravamento da fome, a produção dos principais alimentos se manteve estável ou cresceu, à exceção da mandioca e batata (tabela 2). Além disso, observa-se que a oferta primária de alimentos avançou mesmo em regiões onde o porcentual da fome é mais elevado. De acordo com dados da Conab, desde a safra 1999/2000 até a 2021/2022, a produtividade média na produção de grãos aumentou 208% na região Nordeste, enquanto no geral, para o Brasil, 66%.