Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2023 | Número: 152

Período: 27/01/2023 a 02/02/2023 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Gloriosa

O clique da edição 152 é de Angela Marcia Derigi Silva, funcionária do Serviço de Pós-graduação da Esalq/USP. A Esalq nasceu em 1901, do sonho do visionário Luiz Vicente de Souza Queiroz, doador da Fazenda São João da Montanha ao governo do Estado de São Paulo, para criação de uma escola agrícola. Até 1934, a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.


Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Coluna

User eXperience (UX) em bibliotecas: entender para atender

O conceito de “UX em bibliotecas” envolve um conjunto de técnicas baseadas em primeiro entender as necessidades dos clientes para depois melhorar a experiência com estes usuários.

User experience, ou UX como o termo também é conhecido, apresenta uma abordagem interdisciplinar que busca entender a relação entre o usuário e o produto/serviço que ele utiliza, visando a melhoria da sua satisfação e também a eficiência dos processos de entrega destes recursos. 

A metodologia UX se tornou uma importante aliada das bibliotecas, pois permite a identificação de estratégias para que seus usuários tenham acesso aos recursos de forma mais clara e intuitiva, criando facilidades de navegação em sites, na usabilidade da interface das bases de dados, na disponibilidade de informações sobre acervos e serviços, entre outros aspectos. Além disso, a UX também leva em conta a usabilidade dos espaços físicos, como a disposição dos móveis, a acessibilidade ao acervo, a climatização, a qualidade da iluminação, entre outros fatores. 

Gostou desta temática? Participe gratuitamente da palestra “User eXperience (UX) em bibliotecas: entender para atender”, ministrada pela bacharel em biblioteconomia, Juliete Susann, no dia 13 de março de 2023, às 10h, no auditório da Biblioteca Central da Esalq/USP.

Produtos & Serviços

Conheça a equipe do Apoio Administrativo

Nossa missão é contribuir para que a Divisão de Biblioteca continue sendo um espaço valioso para a Esalq.

O Processo Apoio Administrativo é responsável pela gestão da infraestrutura da biblioteca, assegurando que esteja sempre em bom funcionamento e que possa oferecer uma experiência agradável aos alunos e pesquisadores que a utilizam. 

Dentre as atividades deste setor, inclui a gestão de equipamentos, iluminação, climatização, segurança e limpeza. Além disso, o Apoio Administrativo também é responsável pela organização de eventos, gerenciamento do site, gestão das redes sociais e pela comunicação organizacional no âmbito dos serviços de bibliotecas.

Eventos & Campanhas

User eXperience (UX) em bibliotecas: entender para atender

O evento acontece no dia 13 de março de 2023, às 10h, no auditório da Biblioteca Central da Esalq.

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, que acontece no dia 12 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), a Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP e a Seção Técnica de Biblioteca do CENA/USP, convidam a todas(os) para palestra “User eXperience (UX) em bibliotecas: entender para atender”, ministrada pela Bacharel em biblioteconomia, Juliete Susann, no dia 13 de março de 2023, às 10h, no auditório da Biblioteca Central da ESALQ/USP.

O conceito de “UX em bibliotecas” envolve um conjunto de técnicas baseadas em primeiro entender para depois melhorar a experiência com os usuários. A participação neste evento é uma excelente oportunidade para os profissionais de bibliotecas entenderem melhor o que os seus usuários esperam das unidades de informação, entendendo por que eles utilizam os recursos informacionais da maneira que o fazem e que, em muitas vezes, se contrapõem às estratégias tradicionais adotadas pelos bibliotecários para atração e retenção de usuários no âmbito do uso dos seus produtos e serviços.

O evento é gratuito e aberto a todas(os) os interessados. Informações sobre programação e inscrições podem ser acessadas no site do evento ou solicitadas pelo nosso whatsApp.

Novidades do Acervo

Autor:

Transgênicos em disputa os conflitos políticos na liberação comercial dos OGMS no Brasil

Localização no acervo: Biblioteca Central (338.17334 L575t 117981).

Ao final da década de 90, a liberação comercial da soja RR (Roundup Ready) desencadeou um conflito que se ampliou para diferentes partes do país. A liberação sinalizou o primeiro passo para o uso dos transgênicos na agricultura brasileira. E, com ele, questões como ciência, tecnologia, lei, política, cultura, ética e economia foram capturadas pela explosão social do risco transgênico.

Série Produtor Rural

Autores:

Manejo da agressividade de abelhas africanizadas

A abelha africanizada, semelhante à africana, possui alta capacidade de defesa, adaptação a ambientes inóspitos e alta capacidade reprodutiva, com ciclo de vida mais curto que as demais abelhas européias permitindo sua rápida ampliação de biomassa e aumento populacional.

As primeiras abelhas melíferas com ferrão foram introduzidas no Brasil pelo Padre Antônio Carneiro em março de 1839, oriundas da Europa, sendo que antes desta data só existiam no país as abelhas sem ferrão.

Acredita-se que a abelha Apis mellifera mellifera foi introduzida em 1845 por imigrantes alemães no sul do Brasil e a Apis mellifera liguistica (italiana) entre 1870 e 1880 no sul e na Bahia. Ambas as subespécies eram mansas e assim facilmente manejáveis.

A introdução da abelha africana Apis mellifera scutellata em 1956, teve por finalidade realizar estudos sobre um possível cruzamento com as já existentes abelhas europeias para fins de melhoramento genético, almejando uma abelha mais produtiva como a abelha africana, contudo dócil como as europeias. No entanto, a abelha africana possuía comportamento diferenciado das européias e pouco era conhecido do seu manejo pelos apicultores brasileiros.

Acidentalmente rainhas de algumas colmeias africanas foram liberadas no ambiente, realizando assim cruzamentos naturais com zangões europeus originando uma abelha mestiça, denominada africanizada. Essas abelhas provocaram ainda acidentes com pessoas e animais tanto em ambiente rural como urbano, devido principalmente ao desconhecimento de manejo.

Com a africanização tornou-se necessária uma adaptação do manejo, pois, as características das abelhas africanas prevalecem. Atualmente as abelhas Apis melifera encontradas no Brasil são africanizadas.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

Consulte agenda de treinamentos.

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados para uso desta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos.

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Avisos

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

De 22 de dezembro de 2022 a 10 de março de 2023, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Dúvidas? Fale conosco.

Prazo de empréstimo nas férias de início do ano de 2023

Informamos que no período das férias escolares da Universidade de São Paulo não há limite para o número de renovações de empréstimos de materiais bibliográficos.

Desta forma, os empréstimos poderão ser renovados pelos usuários presencialmente na Biblioteca, ou via web, utilizando o Aplicativo Móvel da USP, Banco DEDALUS ou Portal de Busca Integrada da USP

A renovação sem limites ficará disponível ao usuário até o dia 12 de março de 2023 e poderá ser realizada desde que o material não esteja atrasado ou reservado para outro usuário.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Professores da rede pública de ensino podem renovar conhecimentos na Faculdade de Educação da USP

Facebook

O efeito ChatGPT baseado em Inteligência Artificial e o ensino nas Universidades

Facebook

Estudo encontra dez novas espécies de leguminosas

Divulgação científica

USP deverá ter quatro novos centros de estudos sobre Amazônia, agricultura e oncologia

Anúncio foi feito durante reunião para apresentar um balanço do primeiro ano da gestão do reitor e da vice-reitora, além de expor as ações e perspectivas para o segundo ano de seu mandato.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior anunciou, no último dia 26 de janeiro, a criação de quatro centros de estudos na Universidade. São eles: o Centro de Estudos Amazônia Sustentável; o Centro de Estudos e Tecnologia para Oncologia de Precisão; o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical; e o Centro de Estudos de Agricultura Sustentável.

O anúncio foi feito durante reunião realizada com a equipe de dirigentes da Administração Central da Universidade, realizada na Sala do Conselho Universitário, para apresentar um balanço do primeiro ano da gestão do reitor e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, além de expor as ações e perspectivas para o segundo ano de seu mandato.

Programa de pós-graduação inédito no país consolida três décadas de trabalho da Unesp com animais selvagens

Serviço de atendimento criado no anos 90 no câmpus de Botucatu estimulou a criação de programa para formar profissionais que têm atuado e produzido ciência com enfoque na preservação animal.

A Unesp abriga, desde 2015, o primeiro e único Programa de Pós-Graduação em Animais Selvagens do Brasil. De perfil multidisciplinar, o programa vem colaborando na formação de pesquisadores, docentes e profissionais oriundos de diferentes áreas com foco comum na preservação animal. Embora a pós-graduação já tenha quase oito anos de existência, o atendimento aos animais selvagens no câmpus de Botucatu é realizado desde o início dos anos 90 e pode ser considerado a semente do programa. 

Em 1993 foi criado oficialmente o Serviço de Atendimento de Animais Silvestres na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), que desde o seu início atuou na recuperação e preservação das diversas espécies animais selvagens. Estes animais, em sua maioria, eram encaminhados por zoológicos e criadouros conservacionistas particulares que necessitavam algum atendimento às espécies em cativeiro, ou pelo IBAMA e Polícia Ambiental, em geral por decorrência de ações de combate ao tráfico de animais ou resgate de animais acidentados. 

Cotidiano

Esalq recebeu visita de profissionais da BASF

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, nesta quinta-feira, 26 de janeiro de 2023, a visita de profissionais das áreas de pesquisa e inovação, nutrição e agro da BASF, empresa da indústria química mundial com portifólio de 8.000 produtos. A equipe também percorreu o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e o Parque Tecnológico de Piracicaba.

O objetivo da visita foi o de entrar em contato com ecossistemas de inovação, tanto no mundo acadêmico, quanto no mundo de startups e parceiros que possam ajudar a alavancar negócios da empresa.

A diretora da Esalq, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, destacou a importância das ações transversais em educação, pesquisa e inovação cultivados na instituição. “Para a Esalq, é de fundamental importância estreitar laços com essa empresa que tem oferecido importantes contribuições para diversos segmentos. Estamos numa nova gestão com novas iniciativas. Iniciaremos a aproximação junto aos programas de pós-graduação, buscando esse link, esse apoio na operação institucional”.

Radar

Prêmio Talento Universitário está com inscrições abertas

Inscritos concorrem a R$ 5 mil.

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Capes Talento Universitário, que vai entregar R$ 5 mil a mil estudantes que alcançarem a maior pontuação em uma prova de conhecimentos gerais. Podem concorrer alunos de graduação que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e ingressaram no ensino superior em 2022.

Os estudantes interessados em participar do concurso precisam estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior pública, privada ou militar e não ter débitos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou outras agências de fomento à pesquisa. As inscrições vão até 22 de fevereiro e são feitas pelo formulário on-line disponível no site do concurso. 

Tragédia anunciada: destruição da Amazônia será “catastrófica” para o planeta, alertam cientistas

Revisão da literatura científica reafirma alerta sobre a necessidade urgente de frear o desmatamento da floresta. Estudos com autores brasileiros são destaque na revista Science desta semana.

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Capes Talento Universitário, que vai entregar R$ 5 mil a mil estudantes que alcançarem a maior pontuação em uma prova de conhecimentos gerais. Podem concorrer alunos de graduação que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e ingressaram no ensino superior em 2022.

Os estudantes interessados em participar do concurso precisam estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior pública, privada ou militar e não ter débitos com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou outras agências de fomento à pesquisa. As inscrições vão até 22 de fevereiro e são feitas pelo formulário on-line disponível no site do concurso. 

Pesquisadores desenvolvem aplicativo para avaliar dor em animais domésticos e de produção

Tecnologia reúne o conhecimento produzido por grupo da Unesp de Botucatu na elaboração de escalas para avaliar o sofrimento em animais, permitindo maior autonomia aos tutores e melhorando a capacidade de análise dos profissionais.

A dor é a principal causa de sofrimento animal. Entretanto, a incapacidade dos animais de se comunicarem com o ser humano torna difícil a identificação da sua causa e, consequentemente, sua cura. No campus da Unesp de Botucatu, um grupo de pesquisadores vêm há mais de uma década trabalhando para ampliar o conhecimento que permita identificar, avaliar e curar a dor em não humanos. Parte desse conhecimento foi disponibilizado na forma de um aplicativo que permite avaliar a dor em diversos tipos de animais, desde os pets (cães, gatos, coelhos) até os animais de produção (bovinos, equinos, suínos e ovinos). A ideia, segundo Stelio Pacca Loureiro Luna, anestesiologista e professor do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da Unesp, é popularizar o conhecimento da dor nas diferentes espécies. 

Batizado de VetPain, o aplicativo está disponível para download e pode ser utilizado tanto por um especialista quanto pelo público leigo. Ao utilizar a ferramenta, explica Luna, o usuário pode avaliar a condição geral do animal e decidir qual o melhor encaminhamento a ser feito. “O tutor vai estar apto para avaliar seu animal, calcular a pontuação e decidir se existe a necessidade de tratamento com analgésico ou se o caso exige uma visita ao veterinário”, explica. 

Software será capaz de identificar trabalhos feitos com ajuda de IA

A Turnitin é uma das empresas que está a trabalhar nesta solução.

A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para produção de texto ChatGPT fez acionar os ‘alarmes’ de universidades e escolas de todo o mundo, receosas que esta ferramenta possa ser usada por alunos para realizarem os respetivos trabalhos e projetos.

Pois bem, diz o site The Register que a empresa responsável pelo software de deteção de plágio Turnitin está a trabalhar agora numa ferramenta para identificar textos gerados por IAs. A responsável de produto Annie Chechitelli diz mesmo que esta ferramenta está a ser desenvolvida há algum tempo, pelo que os resultados práticos não demorarão a chegar.