Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 203

Período: 23 a 29/02/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta, Thais C. C. de Moraes, Antonio C. F. Facco

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Estudar na USP é melhor que sonhar

As fotografias da edição 203 são de Denise Guimarães, fotógrafa da Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq). 

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Recepção aos Ingressantes 2024

Por muito tempo você sonhou em ter acesso a dezenas de bibliotecas

Estudar na USP é melhor que sonhar. Há 64 bibliotecas físicas nas unidades de ensino, institutos e museus dos diversos campi da USP, além de Bibliotecas Digitais e temáticas. 

Parabéns! Uma grande etapa da sua vida foi vencida: o vestibular

Você agora é aluno da Universidade de São Paulo! Assim como a sua família, nós também estamos muito orgulhosos pela sua conquista!

Este é o momento para ampliar seus horizontes, mergulhar no mundo do conhecimento e se qualificar para um futuro promissor. 

Temos certeza que você fez a escolha certa e, a partir de hoje, a equipe da Divisão de Biblioteca assume o compromisso de contribuir diretamente para a realização do seu projeto de vida!

Amamos o que fazemos e trabalhamos com muita dedicação para que você possa ter uma excelente experiência na utilização dos nossos produtos e serviços.

Visite-nos, se possível ainda hoje, uma vez que esta ocasião é uma excelente oportunidade para que seus familiares e amigos conheçam a sua biblioteca.   

Um abraço caloroso!

Link

Produtos & Serviços

Web of Science Research Assistant

Contate-nos agora mesmo!

Research Assistant, ou pesquisa inteligente, é a nova funcionalidade que implementa a IA na Web of Science com foco na automatização de tarefas dos pesquisadores que não exigem conhecimento especializado, como extrair, reestruturar, resumir e apresentar informações solicitadas de metadados meticulosamente estruturados. Gera um parágrafo de resumo a partir dos resumos mais relevantes.

Ainda em fase Beta, esta ferramenta generativa alimentada por IA permite fazer perguntas e descobrir mais facilmente as respostas com os dados extraídos da Web of Science, fazendo conexões entre artigos, permitindo navegar por resumos concisos e conjuntos de resultados.

Link

Palestra Biblioteca Inclusiva

O evento acontece no dia 08 de março de 2024, às 14h

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, que acontece no dia 12 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região (CRB-8), a Secretaria de Ação Cultural do Município de Piracicaba e a Divisão de Biblioteca da Esalq/USP, promovem gratuitamente a palestra “Biblioteca Inclusiva”, ministrada pela bibliotecária Ana Virgínia Ferreira Carmo, no dia 08 de março de 2024, às 14h, na Biblioteca de Piracicaba "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto".

Uma biblioteca inclusiva é um espaço que se empenha para garantir que todos os membros da sua comunidade, independentemente de sua origem étnica, cultural, socioeconômica, idade, gênero, orientação sexual ou capacidade física, tenham acesso igualitário ao conhecimento e às oportunidades que ela oferece. 

Nesta ambiência, o papel do profissional de biblioteconomia transcende suas habilidades laborais para ganhar relevância como agente de transformação social, se empenhanhando na adaptação e promoção dos seus serviços e programas ao atendimento das necessidades específicas de diferentes grupos dentro da comunidade, criando espaços que acolhedores que valorizam a diversidade e a promoção do acesso equitativo ao conhecimento e à cultura.

Link

Novidades do Acervo

Brasil que dá certo: a jornada de grandes empreendedores do país

"AUGUSTO CURY é psiquiatra, psicoterapeuta, cientista, escritor e professor de pós-graduação da USP. Autor de uma das raras teorias mundiais sobre a construção do pensamento, do processo de formação do EU, do primeiro programa de Gestão da Emoção e um dos poucos autores vivos cuja teoria é estudada em universidades. Um escritor ímpar com mais de 35 milhões de livros vendidos somente no Brasil, publicado em mais de 70 países com adaptações de suas obras para o cinema, tais como O Vendedor de Sonhos, com direção do renomado diretor Jayme Monjardim, e as futuras produções para as telas de O Homem Mais Inteligente da História e O Futuro da Humanidade. Além do audiovisual, as obras O Vendedor de Sonhos e O Homem Mais Inteligente da História também foram adaptadas para o teatro. Com grande sucesso de público e crítica, segue emocionando as plateias brasileiras."

Que você seja um grande empreendedor. E, quando empreender, não tenha medo de falhar. E, se falhar, não tenha medo de chorar. E, se chorar, repense sua vida, mas não desista. Dê sempre uma nova chance para si mesmo e para quem você ama. Saiba que a vida é um grande contrato de risco, Risos e lágrimas, Sucessos e fracassos Fazem parte desse contrato. Por isso, quem vence sem riscos Sobe no pódio sem glórias.

Texto: divulgação

Link

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Palestra Biblioteca Inclusiva por Ana Virginia Ferreira Carmo

Facebook

Como lidar com o medo de não terminar a dissertação no prazo

Facebook

Reitor da USP Carlos Gilberto Carlotti Junior - Ingressantes 2024

Acesso Aberto

Seja um autor da Série Produtor Rural

Plantas medicinais: camomila

Os efeitos curativos da camomila-alemã, historicamente, são reconhecidos pela humanidade há mais de 2500 anos.

De acordo com os registros históricos da antiguidade, o homem conhece as propriedades das plantas há muito tempo, e sempre as utilizou de diversas maneiras, como: alimentação, aquecimento, construções, vestuário e, em especial, para fins medicinais.  Dessa forma, o ser humano tem empregado plantas como fonte de medicamentos para os males que o assolam, sendo bastante difícil ser encontrada uma civilização da antiguidade que não tenha se utilizado do grande poder de cura de diversas plantas. 

A obra apresenta informações botânicas acerca dessas espécies conhecidas como camomila aqui no Brasil e os possíveis equívocos de identificação, visando seus usos corretos. Além disso, dado o potencial medicinal e ornamental, serão abordados aspectos agronômicos, uma vez que estes promovem estudos das estratégias de propagação e de seu cultivo.

Cotidiano

Diretora da ESALQ está entre as mulheres de sucesso da Revista FORBES

A diferença de gênero, que ainda coloca as mulheres em posições de desigualdade nas mais diferentes esferas, é um problema que estaremos obrigados a conviver pelos próximos 130 anos. Essa constatação, feita pelo Fórum Econômico Mundial, não impede, no entanto, que o número de mulheres em posições de liderança aumente como nos últimos anos.

Estimular uma mudança cada vez mais rápida nesse cenário não é tarefa das mais fáceis. Mas exaltar a performace das mulheres que já lideram com excelência é algo que a lista das 15 Mulheres de Sucesso, publicada pela revista Forbes Brasil, pode contribuir.

A lista foi divulgada no último final de semana e inclui lideanças no mundo corporativo, cultural e científico. Estão entre essas personalidades as cantoras Alcione e Ivete Sangalo, a presidente da Coca-Cola, Luciana Batista e a diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

“Ter sucesso é poder realizar um trabalho que ajude as pessoas e contribua positivamente com o ambiente no qual atuamos”, declarou a professora Thais, única representante da lista que tem atuação no mundo acadêmico.

Ingressantes recepcionados na ESALQ

Saulo Ferraz já é formado em Relações Internacionais e agora é calouro de Ciências dos Alimentos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O pai de Laura Andrade é engenheiro agrônomo e ela resolveu seguir a profissão do pai e agora é caloura na Esalq. Carolina Gonçalves é piracicabana e não precisará sair da casa dos pais para cursar Administração na USP em Piracicaba

Esses três, Saulo, Laura e Carolina, estão entre os 430 estudantes ingressantes da Esalq, que foram recepcionados nos dias 24 e 25 de fevereiro, pelos dirigentes do campus da USP em Piracicaba no anfiteatro Jumbão. Cerca de 450 pessoas estiveram presentes.

“Preparamos um final de semana de recepção para que já na segunda as aulas possam começar normalmente”, contou a diretora da Esalq, professora Thais Vieira. A diretora ressaltou ainda que a Esalq é uma escola de muitas tradições e ambiente inovador, mas reforçou que nessas tradições o trote é algo intolerável. “Formamos uma comunidade muito engajada de alunos e ex-alunos, que apresentam uma tradição no bom relacionamento e na cooperação. Nesse contexto, frisamos que o trote é proibido e intolerável. Desejamos que essa turma possa ter anos felizes conosco, sempre pensando em uma formação atualizada”.

Radar

TV Cultura estreia a série “A USP faz o Brasil melhor”, alusiva aos 90 anos da USP

A série aborda as principais contribuições que a USP tem feito à sociedade ao longo de sua história em várias áreas do conhecimento

A série aborda as principais contribuições que a USP tem feito à sociedade ao longo de sua história em várias áreas do conhecimento.

A TV Cultura estreou hoje, dia 28 de fevereiro, a série A USP faz o Brasil melhor, alusiva aos 90 anos da Universidade. A série, composta com cerca de 30 matérias, tem a forma de interprogramas (minidocumentários), e aborda as principais contribuições que a USP tem feito à sociedade ao longo de sua história em várias áreas do conhecimento.

Os interprogramas, com duração de aproximadamente 2min30s cada um, estão sendo veiculados na programação da emissora entre 18h20 e 18h40, às segundas, quartas e sextas, com reprises, no mesmo intervalo, às terças e quintas-feiras e aos sábados.

Livro aborda saúde do solo e agricultura sustentável no Brasil

Com o propósito de oferecer uma visão altamente legível dos principais sistemas de cultivo e práticas de manejo adotadas no Brasil para melhorar a saúde do solo e sustentar sistemas de produção agrícola/florestal, nasceu a obra Saúde do Solo e Agricultura Sustentável no Brasil (Soil Health and Sustainable Agriculture in Brazil -ASA, CSSA, and SSSA Books)

A obra tem como editores o professor Mauricio Cherubin, do departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a agrônoma e pesquisadora da Embrapa, Ieda Carvalho Mendes. “O livro aborda desde um histórico da saúde do solo na agricultura brasileira moderna, passando pelos avanços nos principais sistemas de produção (cana de açúcar, café, SPD, SPDH, sistemas integrados, cultivos de cobertura, florestas plantadas, agricultura na #Amazônia e #Matopiba) e finalmente capítulo sobre a BIOAS e outro sobre as iniciativas nacionais e internacionais de carbono e saúde do solo”, conta o professor Cherubin. Dividido em 12 capítulos, a publicação reúne 68 especialistas do setor e aborda desde a evolução dos conceitos de saúde do solo aplicados aos sistemas agrícolas modernos no Brasil, passa pelos desafios para gerenciar a saúde do solo em novas fronteiras agrícolas, traz uma apresentação da tecnologia SoilBio: inclusão de enzimas do solo como parte das análises de rotina do solo (Tecnologia SoilBio) e cálculo de Índices de Qualidade do Solo (SQI) e contempla políticas públicas e iniciativas para promover a SH e o sequestro de carbono no Brasil.