Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 135

Período: 30/09 a 06/10/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Ipê ao pôr do Sol

O ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore decídua nativa que pode ser encontrada no Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Ocorre tanto em formações de mata primária como secundária. 

De copa em formato piramidal, apresenta folhas compostas e trifoliadas que caem completamente na estação fria. Quando o ipê floresce, sua copa fica inteiramente branca. 

As suas flores são PANC (abreviatura de Plantas Alimentícias Não Convencionais) e suas pétalas (sem o cálice) podem ser consumidas em refogados, empanadas ou saladas cruas.


O clique desta semana é de Themilin Oliveira, funcionária da revista Scientia Agricola da Esalq/USP, que registrou este momento de pura beleza no gramado em frente ao Prédio Central.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

F1000 Portal em Ciência das Plantas

Foi criado como mais um recurso para a comunidade científica publicar, compartilhar e aprender sobre as pesquisas mais recentes em ciência das plantas.

O portal inclui diversos tipos de artigos com objetivo de disseminar o conhecimento na área, incentivando os autores a publicarem resultados em: Biociências, Biotecnologia, Reprodução de plantas, Genética, Epigenética, Morfologia e Evolução, Taxonomia e Sistemática, Biologia celular e, Interações hospedeiro-patógeno.

Produtos & Serviços

Fornecimento de cópias

Nosso horário de atendimento é das 8 às 20h.

Serviço de reprografia (respeitando a Lei de Direitos Autorais), encadernação, digitalização e impressão de arquivos através de mídias digitais, ou correio eletrônico.

Cópia e impressão:

Digitalização:

Encadernação espiral:

O livro ou artigo de periódico está em outra unidade da USP?

Durma tranquilo! Nós traremos para você.

A Divisão de Biblioteca oferece duas modalidades de serviço para materiais que não constam em nosso acervo:

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Campanhas & Eventos

Série Produtor Rural: 25 anos de contribuição para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira

O objetivo do evento é promover ações em comemoração aos “25 anos de criação da Série Produtor Rural e sua contribuição aos objetivos da Agenda 2030”.

A Série Produtor Rural (SPR) é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural, tendo em vista o item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", que tem como meta erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Novidades do Acervo

Autor:

Manual de entomologia

Material ilustrado com imagens coloridas, tabelas, gráficos, ilustrações e farto material para conhecimento das principais pragas dos cultivos.

Em 21 capítulos são descritas as principais pragas primárias e secundárias de cada cultivo, com  tópicos sobre a importância, etiologia, sintomas e danos e o controle. 

Ao todo 50 autores e coautores de instituições de ensino e pesquisa no Brasil (Universidades, Institutos, Escolas, Empresas privadas, Faculdades, Fundações, Cooperativas, Ceplac, APTA). O conteúdo foi atualizado com descrição dos sintomas e danos, importância, etiologia e controle das pragas.

Acesso Aberto (Open Access)

Orca é baleia ou golfinho? Pesquisador responde 42 perguntas sobre mamíferos marinhos

Em seu terceiro e-book gratuito sobre cetáceos, pesquisador da USP esclarece para o público geral dúvidas recorrentes relacionadas a esses animais.

Orca é baleia ou golfinho? A baleia-azul é o maior animal que já apareceu no planeta? Uma baleia pode afundar um barco como nos filmes Moby Dick e No Coração do Mar? Baleias falam “baleiês”? Por mais simples que pareçam essas perguntas, Marcos César de Oliveira Santos, pesquisador do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, afirma que as respostas ainda são bastante inacessíveis à sociedade. Buscando solucionar essas e outras dúvidas frequentes, Marcos escreveu seu terceiro livro sobre mamíferos marinhos, Orca é baleia ou golfinho? As perguntas mais comuns sobre os cetáceos finalmente respondidas, que está disponível gratuitamente para download no portal do Laboratório de Biologia da Conservação de Mamíferos Aquáticos (LABCMA) e pode ser conferido neste link

O e-book reúne, em 412 páginas, 42 perguntas diversas acerca de baleias, botos e golfinhos — os chamados cetáceos — que poderiam ter sido elaboradas por qualquer pessoa. Trata-se de um conteúdo direcionado a um público amplo, não necessariamente composto de cientistas. 

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

O treinamento acontece no dia 26 de outubro,  às 14h.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Webinar Scival: seu aliado na análise e impacto de sua produção científica

O treinamento acontece no dia 18 de outubro,  às 14h.

O cenário atual de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os pesquisadores e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa.

Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos.

Webinar ScienceDirect: textos completos de ebooks e revistas

O treinamento acontece no dia 19 de outubro,  às 14h.

ScienceDirect é uma plataforma online que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento mantida pela Elsevier com aproximadamente 37.000 e-books e mais de 3.800 revistas. Além de buscas sofisticadas e ferramentas para recuperação de resultados, muitas de suas publicações são aprimoradas com elementos interativos fornecidos por autores, como áudio, vídeo, gráficos, tabelas e imagens. 1,4 milhão de artigos no ScienceDirect são de acesso aberto. 

Os artigos publicados em acesso aberto são revisados por pares e disponibilizados gratuitamente para que todos possam ler, baixar e reutilizar de acordo com a licença de usuário exibida no artigo.

Avisos

Acesso ao Pressreader

Comunicamos que, apesar de todos os esforços da Agência, a base de dados Pressreader está sem acesso. Isso ocorreu em virtude de várias razões, entre elas a demora da empresa em enviar a documentação solicitada pelos órgãos competentes da Reitoria, o que atrasou o pagamento. 

O processo encontra-se no Gabinete e tão logo o acesso seja restabelecido, informaremos aos usuários. Pedimos desculpas pelos transtornos e nos colocamos à disposição.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Fazendas verticais se expandem nos grandes centros urbanos

Instagram

Você conhece o Portal da Escrita Científica do campus São Carlos?

Youtube

O futuro climático da Amazônia | Professor Antonio Nobre

Cotidiano

Com doação de alimentos, projeto une ensino agrícola e ação social na USP em Piracicaba

Iniciativa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP utiliza a agricultura como ferramenta de exercício da cidadania e transformação social da comunidade; projeto fez a doação de duas toneladas de berinjelas para entidades assistenciais.

A Casa do Produtor Rural, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, por meio do projeto SolidarESA, realizou a doação de duas toneladas de berinjela a 14 entidades assistenciais de Piracicaba. A entrega faz parte da campanha de 2022, ocorrida entre agosto e setembro deste ano, com plantios realizados em área agrícola do Departamento de Genética da Esalq. O objetivo é aplicar o ensino, a pesquisa e a extensão gerados na Universidade a favor da comunidade local.

Desde 2013, já foram doadas pelo projeto mais de 14 toneladas de alimentos, incluindo feijão, milho, batata, arroz, cenoura, beterraba e abobrinha. A berinjela foi o alimento escolhido neste ano pelo seu elevado valor nutritivo, com inúmeros benefícios à saúde. Além disso, é uma hortaliça com mercado consolidado, alta produtividade e rentabilidade, o que tem entusiasmado pequenos horticultores a utilizá-la na diversificação de culturas nas propriedades, visando a maior lucratividade. O projeto também teve um rendimento considerado excelente: em torno de quatro toneladas de berinjelas por 1.200 m² de plantio.

Esalq tem papel estratégico no crescimento do agronegócio brasileiro

"Por causa da Esalq, Piracicaba se tornou um centro de irradiação permanente de conhecimentos sobre terras tropicais sustentáveis", destaca Rodrigues.

O engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues destaca o papel da Esalq. Ele mesmo aluno, pai, filho, sobrinho, avô de 'esalqueanos' e, a partir de 2023, também professor da instituição - no crescimento do agronegócio brasileiro.

Sua atuação na mentoria de projetos de produção de alimentos para o mundo, justamente por ser vanguarda em temas ligados à agricultura, pecuária e ao agronegócio do Brasil, não só no setor primário, mas também industrial e de pesquisas.

Quando a Semana Luiz de Queiroz chegar...

...Eu quero estar junto a ti (venerada escola-mãe)...Por que é primavera (adorada Esalq)... Te amo, é primavera... Trago este meu corpo e alma pra te dar...E assim, vai cantarolando as turmas que retornam a escola materna para comemorarem seus quinquênios, adaptando a letra de "Quando o inverno chegar", do saudoso Tim Maia. E grita bem forte: O(A) bom (boa) filho(a) a Esalq torna, já que o melhor dela não sai de minha vida e, desta forma à casa materna vou voltar a cada Semana Luiz de Queiroz. E, nostálgico(a) e ansioso(a), não vê a hora de chegar esta semana.

E feliz da vida, entoa: O parque da Esalq continua lindo...O parque da Esalq continua sendo (a coisa mais extasiante e saudosa)...O parque da Esalq o ano todo (e não apenas fevereiro e março)...Alô, alô parque lindo ...Aquele abraço (carinhoso)...Alô, alô torcida do A Encarnado...Aquele abraço...Um lembrete: Escuta, nada de chorar neste momento...Aproveite para "matar a saudade". Um parêntese: Caro(a) ex-aluno(a) e por falar em saudade do parque da Esalq onde anda você que eu quero te ver e sentir. Para começar, por favor, tome ciência que no Dia da Árvore (21/09/2022) foi lançado o Projeto Arboreto Luiz de Queiroz com a chamada geral: "Chegou a hora de retribuir os bons momentos que você viveu e continuará vivendo por aqui. 

O Projeto Arboreto Luiz de Queiroz é uma iniciativa que visa tornar o Campus da Esalq/USP e do Cena/USP, em Piracicaba(SP), um jardim botânico de árvores brasileiras, resgatando o projeto original de 1905 (do paisagista belga Arsênio Puttemans) e promovendo melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas numa extensa área de mais de 200 hectares". " Caro(a) ex-aluno(a): "Seja um parceiro desta iniciativa. Sua retribuição será muito apreciada, fazendo sua doação diretamente no site: www.fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz. O projeto é uma realização da Esalq/USP, contando com a parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz/Fealq e apoio de nossa Adealq. A muda plantada é de uma árvore nativa Jaracatiá. Nesta direção, agora e já, faça sua contribuição para que o Parque da Esalq continue lindo...O Parque da Esalq continua sendo... um respeito à natureza, paisagem e visual que faz bem a saúde física e mental.

Esalqshow traz novidades e conhecimentos do setor agroindustrial na USP em Piracicaba

Evento na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP pretende gerar conhecimento e ampliar o debate técnico sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, além de aproximar a sociedade com projetos educativos e ambientais.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, promove a partir desta quarta, dia 5 de outubro, a 4ª edição do Esalqshow, com uma programação que contemplará atividades práticas, exposições, palestras técnicas e debates até o dia 8 de outubro. O evento reunirá representantes da academia, setor produtivo, governo e sociedade em geral para debater a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O público poderá ainda participar da exposição de projetos educativos, módulos técnicos de cana e outras áreas, visitas guiadas em projetos ambientais, atividades culturais e praça de alimentação.

Polo da cadeia sucroenergética, Piracicaba reúne universidades, empresas, entidades, startups, produtores rurais, pesquisadores e estudantes que desempenham atividades na temática central desta edição do evento, atendendo ao objetivo do Esalqshow que é gerar conhecimento e ampliar o debate técnico, bem como abrir as portas da Universidade para a sociedade saber mais sobre seus projetos de extensão universitária.

Divulgação Científica

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos é modelo para América Latina

Atualizada por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da USP, tabela usa metodologias de compilação de dados e cálculos de receitas que deverão ser replicadas em projetos de outros países da região.

A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) da USP, que traz a composição de nutrientes e o valor energético de milhares de alimentos e receitas, tornou-se referência para a criação ou reestruturação de outras tabelas do gênero na América Latina. Há cerca de dois anos, o FoRC participa, com essa finalidade, de treinamentos de nutricionistas, engenheiros de alimentos e farmacêuticos que atuam na área de composição de alimentos.

Neste ano, passou a liderar um curso de capacitação, especificamente em compilação desses dados, para pesquisadores de 13 países da região, de forma a garantir a qualidade das informações apresentadas nessas ferramentas. Com isso, os pesquisadores pretendem abrir caminho para a criação do Portal de Tabelas de Composição de Alimentos da América Latina.

A iniciativa ocorre no âmbito da Red Latinoamericana de Composición de Alimentos (Latinfoods), braço da Rede Internacional de Sistemas de Dados de Alimentos (Infoods) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Trata-se de uma rede mundial de especialistas que tem o objetivo de melhorar a qualidade, disponibilidade, confiabilidade e uso de dados de composição de alimentos.

Pesquisa mostra que novo híbrido de braquiária é altamente resistente à seca

No Brasil, 80% do solo de pastagem apresenta algum nível de degradação e forrageira pode ser alternativa nos períodos de estresse hídrico.

Um novo material híbrido de braquiária, conhecido como Brachiaria Híbrida Mavuno, criado em laboratório, se mostrou altamente resiliente a estresse hídrico e solo pobre em nutrientes. É o que revela estudo do grupo de pesquisa em Ecofisiologia de Plantas Tropicais do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Utilizada como alimento para o gado no pasto, a braquiária é uma planta forrageira originária da África e trazida ao Brasil na década de 1960. Usada inicialmente no Cerrado, tomou espaço e é conhecida hoje como a maior fonte de alimento para os bovinos na produção de carne e leite. 

Este novo híbrido, proveniente do cruzamento das espécies Brachiaria brizantha x Brachiaria ruziziensis é o resultado de 18 anos de pesquisa e desenvolvimento genético feitos pela empresa Wolf Sementes, com sede em Ribeirão Preto (SP). Criada com o intuito de ser resistente às secas, a planta tornou-se uma opção para os produtores e pecuaristas. Sua alta resistência a períodos de estiagem é atrelada às suas raízes mais longas que as da maioria das braquiárias cultivadas no Brasil, permitindo que busque água em camadas mais profundas da terra e gerando maior eficiência. É responsável também pela produtividade elevada em comparação a outros tipos de forrageiras, devido a seus maiores níveis nutricionais.

Várias espécies de animais participam da reprodução de orquídeas que produzem baunilha

Abelhas e beija-flores visitam as flores, e sabiás, cuícas e ratos silvestres espalham as sementes das plantas facilmente confundidas com trepadeiras.

Há quatro anos, em uma mata do município goiano de Cavalcante, norte da Chapada dos Veadeiros, o biólogo Emerson Pansarin, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), viu que machos de três espécies de abelhas solitárias de corpo preto visitavam as flores da baunilha do Cerrado, Vanilla pompona, a espécie nativa mais explorada como alternativa às variedades importadas. A observação ajudou a desfazer uma das ideias equivocadas sobre as orquídeas que produzem baunilha: a de que haveria uma relação exclusiva entre cada espécie de insetos polinizadores e cada espécie desse grupo de plantas.

Percorrendo matas de São Paulo, Goiás, Bahia e Amazonas desde 1998, em geral sozinho, e desde 2010 observando as plantas do orquidário da FFCLRP-USP, atualmente com 22 espécies de Vanilla, Pansarin verificou que as abelhas não eram os únicos polinizadores: beija-flores também podem transportar grãos de pólen, com as células reprodutivas masculinas, entre as flores brancas ou amarelas, assim viabilizando a fecundação das células femininas e o crescimento das favas, das quais se extrai a segunda especiaria mais cara do mundo, após o açafrão (100 gramas de baunilha custam em média R$ 650). Da dispersão de sementes, outro processo associado à reprodução das orquídeas, participam outras aves e mamíferos noturnos.

Substitutos da carne avançam em meio à discussão sobre pecuária sustentável

Produtos à base de plantas, fungos filamentosos e a produção de análogos de carne em laboratório ganham força na indústria mundial de alimentos.

A produção de substitutos de carne tem crescido nos últimos anos, impulsionada pela grande demanda de alimentos no mundo e maior número de adeptos de dietas restritivas de proteínas animais. Segundo estudo publicado na revista científica Nature, a produção pecuária mais do que dobrou nas últimas décadas e corresponde a 80% das terras agrícolas do mundo, se considerados os campos para pastagem e os plantios para produção de ração animal. Os substitutos pretendem oferecer uma alternativa sustentável nesse cenário.

Com o aumento significativo da pecuária, quem sente é o meio ambiente, já que esse tipo de produção é um dos principais contribuintes da emissão de gases do efeito estufa, como o metano. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a pecuária emite cerca de 32% do total de emissões de metano no mundo – provenientes do esterco e das liberações gastroentéricas dos animais.

Oportunidades

Universidade investe na formação de gestores acadêmicos de projetos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação disponibilizará 15 bolsas no valor de R$ 8.479 mensais em programa de formação e apoio à pesquisa inédito no Brasil.

De olho na formação de profissionais capazes de oferecer apoio acadêmico especializado a grandes projetos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) lançou o Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa, que oferecerá 15 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais para pesquisadores com doutorado e que não tenham vínculo institucional com a USP.

As bolsas serão concedidas aos projetos temáticos Fapesp cujos coordenadores sejam docentes da Universidade. As propostas devem ser formuladas por grupos de dois ou três projetos temáticos e as Comissões de Pesquisa das Unidades dos coordenadores têm até o dia 31 de outubro para fazer a inscrição.

Iniciativa inédita no Brasil, o programa tem o objetivo de suprir a carência de gestores acadêmicos de projetos de pesquisa, capacitando profissionais para atuar na função. “É muito comum em universidades estrangeiras que os grupos de pesquisa tenham esse tipo de profissional especializado, uma espécie de assistente, capaz de atuar na logística, na coordenação de equipes, na apresentação do projeto em conferências, na captação de recursos financeiros, na negociação com fornecedores e compra de equipamentos. Nenhuma universidade do Brasil oferece esse apoio e essas atividades acabam sobrecarregando o pesquisador, que desvia tempo e energia que poderiam ser aplicados na pesquisa”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.

Acontece

Uma nova Ouvidoria para aproximar a USP da sociedade

Localizada nas Colmeias, a nova sede da Ouvidoria é um canal de diálogo da Universidade com a comunidade interna e externa.

A Ouvidoria-Geral inaugurou ontem, dia 29 de setembro, sua nova sede. Localizada no Favo 14 das Colmeias, na Cidade Universitária, a Ouvidoria agora conta com um espaço apropriado para abrigar suas atividades, promover discussões e atender ao público de forma acolhedora e discreta.

“A Ouvidoria é um dos canais mais importantes de comunicação da Universidade com a comunidade, tanto interna quanto externa. Ouvir, analisar, oferecer uma resposta, é fundamental para quem quer promover o diálogo, para quem pretende fazer uma gestão participativa. A Ouvidoria tem esse papel e fico feliz ao constatar que ela está muito bem localizada, perto da Praça do Relógio e dos alunos”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, durante a visita às novas instalações.

USP acerta ao cobrar vacina

Editorial do “Estadão” comenta decisão da Universidade em remover notas e frequências de alunos que estavam com a situação vacinal contra a covid-19 irregular até o semestre passado.

O jornal O Estado de S. Paulo publicou hoje, dia 5 de outubro, um editorial em que comenta a decisão da Universidade de remover notas e frequências de alunos que estavam com a situação vacinal contra a covid-19 irregular até o semestre passado. Desde a retomada das atividades presenciais na USP, é obrigatória a comprovação do esquema vacinal completo (e eventuais doses de reforço).

As notas e frequências removidas são de estudantes que não enviaram a comprovação da primeira e da segunda dose da vacina contra a covid-19. A obrigatoriedade da terceira dose/reforço da vacina será aplicada para o segundo semestre de 2022. Dessa forma, apenas estudantes com as três doses das vacinas poderão frequentar aulas presenciais e obter notas nessas disciplinas no segundo semestre de 2022.

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos completa 30 anos unindo ciência, alimentação e meio ambiente

Localizada em uma fazenda em Pirassununga, faculdade conta com quatro graduações e cinco programas de pós-graduação.

Orgulhosa do lema “Ciência e inovação da fazenda à mesa”, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP completa 30 anos de existência em 2022. Situada no campus Fernando Costa, na cidade de Pirassununga (210 km da capital paulista), a instituição é referência nacional nas áreas de produção animal e de alimentos.

Contando atualmente com 1.353 estudantes de graduação, 309 de pós-graduação e 44 pós-doutorandos, a FZEA oferece hoje quatro cursos de graduação (Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Biossistemas) e possui cinco programas de pós-graduação (Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia e Ciência de Materiais, Biociência Animal e mestrado profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal). Em 30 anos, sua produção científica, nacional e internacional, soma 12.640 publicações.

Localizada numa verdadeira fazenda, o maior campus da USP em área contígua (2.200 hectares), conta com um quadro de 102 professores e 128 funcionários técnicos-administrativos, distribuídos em cinco departamentos, hospital veterinário, uma biblioteca com mais de 73 mil itens e uma série de laboratórios e instalações de ensino prático.