Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2024 | Número: 218

Período: 14 a 20/06/2024 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do câmpus Luiz de Queiroz

Astrofotografia

A fotografia da edição 218 do Dicas & Notícias é de Ricardo Antunes Azevedo, docente do Departamento de Genética (LGN) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, que registrou a estufa do LGN e os corpos celestes na madrugado do dia 13 de junho de 2024. Astrofotografia é a prática de fotografar objetos celestes, como estrelas, planetas, nebulosas e galáxias. Esta forma de fotografia combina conhecimentos de astronomia e técnicas fotográficas para capturar imagens do céu noturno e outros fenômenos astronômicos.

Ficha:

Compartilhe seu clique!

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do câmpus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br.

Produtos & Serviços

Ferramenta gratuita para explorar graficamente os artigos conectados ao seu tema de pesquisa

Com a Connected Papers você pode obter uma visão geral de um novo campo acadêmico e verificar se não perdeu um artigo relevante da sua área de pesquisa

Connected Papers é uma plataforma online que permite explorar visualmente a rede de referências bibliográficas entre artigos acadêmicos. Com esta ferramenta é possível entender como diferentes artigos estão conectados entre si, permitindo que pesquisadores descubram trabalhos relevantes em sua área de estudo e compreendam a evolução de ideias em um campo de pesquisa ao longo do tempo.

A plataforma utiliza algoritmos de análise de citações para criar uma rede de referências entre artigos. A partir dessa rede, o Connected Papers gera um mapa visual que mostra as conexões entre os artigos, permitindo que os usuários explorem de forma interativa a rede de referências e identifiquem trabalhos relevantes.

A Connected Papers também oferece recursos para ajudar os pesquisadores a gerenciar suas referências bibliográficas, incluindo a possibilidade de importar e exportar referências em diferentes formatos, criar coleções de artigos e compartilhar links para essas coleções com colegas de pesquisa.

Link

Portal de Busca Integrada e aplicativo Bibliotecas USP

A partir de uma busca simples, o usuário pode obter uma lista dos documentos disponíveis e identificar onde localizá-los física ou virtualmente

O Portal de Busca Integrada tem como premissa oferecer à comunidade uspiana e à sociedade em geral, uma interface única de acesso ao conteúdo impresso e digital disponível nas bibliotecas físicas e digitais da USP, bem como em bibliotecas de parceiros e, ainda, conteúdos relevantes de acesso aberto.

Para acessar essa plataforma o usuário também pode baixar em seu celular o aplicativo "Bibliotecas USP". O recurso permite aos usuários a localização de uma publicação e a verificação de sua disponibilidade. O recurso de câmera do dispositivo pode ser utilizado para ler o código de barras de um livro e identificar se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP.

O aplicativo também possibilita o envio de sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox. Também disponibiliza a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e e-mails.

Link

CiteScore 2023: relatório de impacto de periódicos científicos acaba de ser lançado

O lançamento do CiteScore 2023 acaba de ser anunciado pela Elsevier – Scopus. Esta é uma tradução livre da matéria publicada no Blog da Base Scopus

CiteScore 2023 é uma métrica poderosa que fornece insights transparentes sobre o impacto das citações de periódicos.

Desenvolvido pela equipe do International Center for the Study of Research (ICSR), o CiteScore oferece uma avaliação mais justa e abrangente das contribuições baseadas em pesquisa de um periódico. O CiteScore capacita pesquisadores, bibliotecários, editores, publicadores e escritórios de pesquisa a tomar decisões bem informadas sobre onde publicar e estratégias de publicação.

O que é CiteScore? CiteScore é uma métrica calculada para títulos ativos com publicações rigorosamente avaliadas e selecionadas por Conselhos Consultivos de Seleção de Conteúdo (CSAB) independentes. Ele aproveita o abrangente conjunto de dados do Scopus para fornecer valores anuais e acompanhamento mensal, permitindo aos usuários identificar os periódicos mais relevantes e definir suas estratégias de publicação.

Principais destaques do lançamento do CiteScore 2023:

Link

Série Produtor Rural

Plantas medicinais: cravos-de-defunto

Escrita por Lais D'Isep dos Santos e Lindolpho Capellari Júnior, esta edição da Série Produtor Rural apresenta o gênero Tagetes como grande destaque de um grupo de plantas que pode ser cultivado com fins tanto medicinal como agronômico

As espécies do gênero Tagetes, abordadas neste boletim, possuem potenciais variados e muito relevantes para as atividades humanas, que podem ser explorados para uso pessoal, através da alimentação e preparos medicinais caseiros. Também, essas plantas podem ser cultivadas com fins econômicos, com destino à ornamentação, produção de fármacos e suplementos alimentares, além da aplicação no controle de insetos, nematoides e doenças de culturas. 

Dessa forma, oferecem diversas possibilidades aos agricultores brasileiros, seja através da geração de renda com a venda de produtos, da garantia do acesso à prevenção e tratamento de doenças, da complementação da alimentação ou apenas através do resgate de conhecimentos e práticas tradicionais. 

No entanto, para quaisquer finalidades que essas plantas sejam empregadas se faz necessário o conhecimento da botânica, que permite identificá-las corretamente, evitando problemas como uso de espécies não medicinais ou que não possuam os benefícios desejados. 

Sob esse aspecto, cabe ressaltar que a espécie T. minuta apresenta potencial medicinal já comprovado, no entanto demais estudos são necessários para que futuros produtos possam ser produzidos e aprovados pela ANVISA, como no caso de T. erecta. Nesse caso, poderiam passar a ser cultivadas espécies consideradas como daninhas, atribuindo uma utilização positiva a essas espécies. Para T. lunulata faltam ainda muitos estudos.

Link

Novidades do Acervo

Manual de direito comercial direito de empresa

Trata-se de um guia que permite aos estudantes e profissionais do Direito a se localizarem mais facilmente no fascinante mundo do Direito Comercial

O Direito Comercial brasileiro está atravessando um período muito rico, de verdadeira revitalização. Congressos e seminários em todas as regiões do País, animadora produção de artigos e livros de qualidade, lançamentos de revistas especializadas e acirrado debate em torno do Projeto de Código Comercial são alguns dos sinais desse vigoroso movimento. 

A revitalização do Direito Comercial brasileiro não tem importância somente para os profissionais e estudiosos da área. Ela cria as condições para a maior eficácia das normas de proteção do investimento privado e, assim, beneficia diretamente a economia; e, em consequência, a coletividade. O novo Direito Comercial brasileiro tem se erguido sobre os alicerces da argumentação por princípios. É a fundamentação principiológica, num processo ainda em curso, que liberta as asas da renovação e areja o ambiente comercialista. 

O Manual de Direito Comercial vem cumprindo seu específico papel nesse movimento. Como obra de divulgação da disciplina de maior vendagem, contribui, desde sua primeira edição em 1988, para tornar mais fácil e prazeroso o estudo do Direito Comercial. Não poderia, portanto, ficar à margem da revitalização. Acolhe, assim, com entusiasmo, a discussão principiológica. A rigor, é o Direito Comercial brasileiro que tem algo de “novo”, e com isso o Manual naturalmente se renova. E, embora renovado, continua a ser o que o seu título diz: algo para se ter à mão. 

Trata-se de um guia, ou seja, de um instrumento que permite aos estudantes e profissionais do Direito a se localizarem mais facilmente no fascinante mundo do Direito Comercial. O livro não se preocupa com as muitas e interessantes discussões doutrinárias e jurisprudenciais que permeiam cada um dos temas que aborda, contentando-se em fazer, quando necessário, apenas uma menção da existência de controvérsias, posições variadas ou divergências. Mas, apesar dos estreitos limites dos objetivos a que se propõe, não deixa de explicitar o entendimento do autor sobre as questões fundamentais da matéria, mantendo uma linha de coerência e rigor indispensável a qualquer dissertação científica ou tecnológica."

Texto: divulgação

Link

Avisos: Fique a Dica!

Fique atendo ao horário da Biblioteca do LES no dia 21/06

A Biblioteca do LES realizará o serviço de sanitização dos ambientes, cujo objetivo é garantir a segurança sanitária de funcionários e usuários das bibliotecas do campus

No dia 21 de junho de 2024, o expediente na Biblioteca do LES se encerrará às 17h30 em virtude do serviço de sanitização dos ambientes.

A sanitização elimina bactérias, ácaros e fungos (mofo); combate aos processos alérgicos respiratórios como rinite, asma, bronquite, entre outros; previne o contágio por doenças como pneumonia, tuberculose e meningite; controla a deterioração e eliminação do mau cheiro provocado por mofo em cortinas, carpetes, móveis, livros e outros objetos.

Horário de atendimento da Divisão de Biblioteca nas férias escolares

Aproveite a facilidade do aplicativo Bibliotecas USP e mantenha em dia  o prazo do seu empréstimo

De 03 de julho a 02 de agosto de 2024, o horário de atendimento na Divisão de Biblioteca da Esalq/USP será:

Dúvidas? Fale conosco.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Alimentos funcionais são benéficos à saúde e contêm valor nutricional natural

Facebook

Biblioteca Brasiliana oferece visitas mediadas em seu edifício que abriga obras raras

Facebook

Mais de 55% dos alunos que ingressaram na USP em 2024 são de escolas públicas

Divulgação Científica

Link

Identificado pela primeira vez no Brasil, vírus de plantas pode atacar cultivos agrícolas comerciais

Segundo o professor da Esalq, o vírus, como todos do mesmo tipo, é transmitido por pulgões (afídeos). “Essa picada acontece em alguns segundos ou minutos”, descreve. “Nesse processo o pulgão adquire o vírus na planta doente e na sequência transmite para a planta sadia.”

Pela primeira vez no Brasil, cientistas encontraram o Bidens mottle virus (BiMoV), transmitido por pulgões e que pode afetar o desenvolvimento de plantas, na cidade de Santa Bárbara do Oeste (interior de São Paulo). Os pesquisadores enfatizam a necessidade de identificar o vírus em outras regiões do Brasil, para verificar danos em cultivos de importância econômica onde já foi verificada a transmissão, como alface, chicória e girassol. O estudo foi feito pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, e pela Unesp, em Botucatu.

A identificação do vírus teve início com a descoberta de três plantas de zínia (Zinnia sp.) que tinham a doença do mosaico (estrias de cor amarela ou branca, em forma de mosaico), deformação das folhas e variegação floral (mudanças da cor em partes do caule e das folhas) e duas plantas de picão-preto (Bidens pilosa), com sintomas de manchas foliares. As espécies foram encontradas nas proximidades de um pomar de maracujazeiros no município de Santa Bárbara do Oeste e amostras dessas plantas foram analisadas no microscópio eletrônico de transmissão.

“Os resultados revelaram a presença de partículas virais do tipo potyvirus. Trata-se de um gênero cujas partículas são alongadas e flexuosas e foram transmitidos por pulgões na picada de prova para a identificação da planta hospedeira”, relata o professor Jorge Alberto Marques Rezende, integrante do grupo de pesquisadores. “Com base nessa evidência, foi realizado o sequenciamento completo do genoma do vírus e confirmou tratar-se do BiMoV.”

Acesso Aberto

Agricultura digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas

A transformação digital no campo rumo à agricultura sustentável e inteligente

Neste livro, o leitor terá a oportunidade de saber mais sobre os conceitos, as tecnologias, as aplicações e os desafios apontados pela Embrapa nessa área. A expectativa inicial é difundir o esforço da instituição e de seus parceiros na implantação da agricultura digital e, além disso, servir como ponto de partida para o estabelecimento de uma base de conhecimentos para futuras discussões, que permitam o fortalecimento de parcerias, a troca de experiências e a promoção do desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas agrícolas do Brasil. 

Espera-se, assim, contribuir para que a agricultura digital se consolide cada vez mais no espaço agrícola brasileiro, englobando tanto grandes empreendimentos como a agricultura familiar e impulsionando o crescimento do setor agrícola como um todo e a melhoria das condições sociais, ambientais e econômicas do meio rural.

Texto: divulgação

Cotidiano

Pós-graduanda da Esalq foi aprovada em programa internacional de líderes emergentes

“Espero conseguir experiência trabalhando em outro pais, assim como abrir portas e estabelecer contatos para que outros alunos tenham a mesma oportunidade”, finaliza a pós-graduanda da Esalq

No próximo mês de dezembro, a pós-graduanda Nicole Sofia Herman Marques embarcará para o Canadá. Atualmente cursando o mestrado no Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Nicole foi aprovada no programa "Programme des futurs leaders dans les Amériques" na Universidade de Québec, Canadá.

O benefício é concedido a partir do Programa de Bolsas Internacionais de Estudos Globais do Canadá (http://www.educanada.ca), administrado pelo Escritório Canadense de Educação Internacional. O objetivo é a concessão de bolsa para que o pesquisador realize intercâmbio acadêmico em tempo integral no Canadá, relacionado ao programa de estudos realizado na instituição de origem.

“O meu trabalho sob a orientação do Professor Idemauro é de métodos bayesianos para análise de dados categóricos advindos de experimentos agronômicos. A idéia, durante meu estágio, é trabalhar com métodos estatísticos bayesianos para análise de dados de um estudo de produção de seiva ao longo do tempo”, conta Nicole.

As bolsas destinam-se a cobrir o transporte, vistos e permissões, alojamento e outras despesas relacionadas à estadia no Canadá. De acordo com as diretrizes deste programa, as taxas de matrícula da instituição de acolhimento canadense não serão cobradas e o bolsista permanecerá matriculado em sua instituição de origem durante todo o período deste intercâmbio. Além de Nicole, todos os bolsistas do programa 2024-2025 devem chegar ao Canadá antes de 1º de fevereiro de 2025.

Ingressantes de 2024 mostram uma realidade mais diversa e inclusiva na Esalq

A Esalq recebe anualmente 430 calouros

A turma de alunos ingressantes de 2024, da Escola Superior de Agricultura (Esalq/USP), traz números que mostram uma realidade mais inclusiva e diversa. Assim como os números apresentados pela Universidade de São Paulo (USP) no geral, os indicadores deste ano evidenciam um panorama de equidade entre homens e mulheres, aumento no número de estudantes que se identificam como membros da comunidade LGBTQIA+, aumento de ingressantes PPI (pretos, pardos e indígenas), amplitude geográfica maior do que há dez anos atrás e um total de 55% da turma oriunda da escola pública (em 2004 esse número era de apenas 25%).

A representatividade feminina aumentou nas últimas décadas na Esalq. Este ano, as calouras somaram 47%, considerando ainda que elas são maioria em quatro dos sete cursos de graduação oferecidos na USP em Piracicaba: Administração (69%), Ciências Biológicas (55%), Ciências dos Alimentos (69%) e Engenharia Florestal (55%). Outro indicador relacionado ao gênero é a identificação como membro da comunidade LGBTQIA+. Em 2021, quando a Esalq inseriu este tópico no questionário que mapeia o perfil dos ingressantes, 15% responderam sim. Em 2024, 23% se identificam como membro dessa comunidade.

Participe da revisão do Plano Diretor Ambiental e Físico participativo do campus

Quais são suas ideias para melhorar o campus?

O Plano Diretor Socioambiental Participativo é um instrumento de orientação para desenvolvimento e ordenamento das questões socioambientais do campus “Luiz de Queiroz” e é responsável em realizar todo o diagnóstico das questões socioambientais presentes no campus, assim como os indicadores e as metas de curto, médio e longo prazo. Serve como instrumento para os gestores do campus e como auxílio para o ensino, pesquisa e extensão no tema ambiental, sendo uma excelente ferramenta de gestão ambiental universitária e referência em âmbito nacional e internacional.

A partir de 2004 o Plano Diretor Socioambiental do campus “Luiz de Queiroz” teve suas primeiras iniciativas desenvolvidas por alunos, funcionários e professores, juntamente com cerca de 50 grupos ambientais do campus. Em 2009 a primeira versão do documento, elaborado de maneira participativa, foi aprovado pela Congregação da Esalq/USP, teve sua primeira revisão e atualização em 2013, a segunda revisão e atualização em 2018, com adequações à Política Ambiental da USP, sob coordenação da SGA - Superintendência de Gestão Ambiental (Resolução USP - 7.465 de 11 de Janeiro de 2018).

No campus Luiz de Queiroz, o Plano Diretor encontrou campo fértil para sua construção e implementação, provavelmente pela aptidão e envolvimento com a temática ambiental, que engaja dezenas de docentes, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, fazendo do campus “Luiz de Queiroz” um laboratório vivo de aprendizagens.

Projeto estimula a participação feminina no mercado de trabalho a partir da agricultura sustentável

Nathalia Nascimento discorre sobre o trabalho desenvolvido por alunas da USP, que é um dos finalistas de iniciativa proposta pela Universidade de Wageningen

Professores e estudantes da USP trabalham em uma proposta para diminuir o desemprego feminino no projeto Mulheres que Alimentam Cidades, realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, um dos finalistas do Food Systems Innovation Challenge (Desafio de Inovação em Sistemas Alimentares), iniciativa organizada pela Wageningen University & Research (WUR) em parceria com a Esalq e outras universidades internacionais. Nathalia Nascimento, professora do Departamento de Ciências Florestais da Esalq, orientadora da equipe de trabalho, e Vanessa Alves, uma das três alunas que participam do projeto, juntamente com Joana Soares e Camila Lopes, explicam como o programa funciona na prática e quais os seus objetivos.

Segundo a docente, o projeto foi criado em 2021 como parte de um grupo de pesquisa do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) da Esalq e tinha como objetivo desenvolver práticas de agroecologia e educação ambiental na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga (EECFI) da USP. Nesse projeto, foi desenvolvida uma pesquisa sobre agroecologização de territórios, cujo principal objeto de estudo era uma horta comunitária liderada por mulheres chamada Cheiro Verde.

Conforme Nathalia, o principal objetivo do trabalho era entender os desafios e oportunidades na produção de alimentos saudáveis de baixo custo para a população do município e a importância da atuação dessas mulheres na agricultura. Ela explica que, em 2023, o projeto foi reformulado e adaptado para a cidade de Piracicaba em uma parceria da USP com a Prefeitura do município.

“As alunas conseguiram concretizar esse projeto a partir dessa parceria, na qual a Prefeitura de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social cederam terrenos públicos cujo espaço não estavam sendo utilizados e, por muitas vezes, acabavam se transformando em áreas de proliferação de insetos, pragas ou até mesmo alvo de despejo irregular de resíduos”, explica.

Livro “Do Mérito à Honra” mostra trajetória de destaque da comunidade USP em Piracicaba

Publicado nas versões impressa e digital, a obra reúne textos sobre prêmios, homenagens e indicações que preservam a excelência da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Com a presença de dirigentes, representações da esfera política e membros da comunidade, a Esalq celebrou seus 123 anos de fundação e também os 90 anos da Universidade de São Paulo (USP).

O público reuniu-se a partir das 18h no Salão Nobre do Edifício Central. A cerimônia teve início com sessão de pronunciamentos, seguida de entrega de Moção de Aplausos e, lançamento de vídeo e de uma publicação institucionais. Com emoção, o evento foi encerrado com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), regida por André Bachur.

Por conta de uma viagem institucional, a diretora da Esalq, professora Thais Vieira, deixou uma mensagem aos presentes, lida pelo cerimonial. “Minha ausência é uma circunstância inevitável, mas não diminui em nada a importância que atribuo a este evento e, principalmente, à comunidade que o tornou possível. Celebrar os 90 anos da Universidade de São Paulo com a presença da OSUSP em uma homenagem ao Maestro Ernest Mahle é um marco que ficará registrado na bela história da Esalq e de Piracicaba. Este evento não é apenas uma celebração de marcos históricos, mas também um testemunho do trabalho diário e do comprometimento de cada membro da comunidade uspiana e da comunidade de Piracicaba para que tenhamos um mundo cada vez mais justo e acolhedor”, disse Thais Vieira.Prêmios, homenagens e indicações que preservam a história e excelência da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, são assuntos do livro Do Mérito à Honra, produção da Divisão de Comunicação da instituição em comemoração dos 123 anos da Esalq e dos 90 anos da USP. No evento comemorativo, os homenageados e público presentes receberam um exemplar impresso desta primeira edição, um recorte de acontecimentos nobres ocorridos no último ano, incluindo destaques acadêmicos, científicos e institucionais. O livro está disponível gratuitamente neste link.  

“Pessoas vencedoras são aquelas que traçam suas metas, assumem riscos e buscam seus sonhos! Conquistar algo não é apenas alcançar um objetivo. É percorrer uma jornada evidenciada por aprendizados e desafios que envolvem esforço, dedicação e persistência. Numa instituição de nível superior, não são poucos aqueles que estudam e se dedicam às pesquisas ou trabalhos correlatos, acreditando que carregam dentro de si uma mente distinta e pronta para explorar horizontes e projetar resultados”, destaca um trecho da apresentação do livro. 

Opotunidades

Curso de extensão gratuito capacita profissionais para combate a insumos agrícolas ilegais

Com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, curso promovido pela Escola de Segurança Multidimensional do Instituto de Relações Internacionais da USP capacita para investigação de ilícitos no campo; mercado representa 25% e causa prejuízo de mais de R$ 20 bilhões

Com o objetivo de capacitar profissionais do Brasil e do exterior para investigar práticas ilícitas no setor agrícola, a Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, em parceria com a CropLife Brasil (CLB), associação de empresas que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável, promove de 15 de julho a 23 de setembro a segunda edição do Programa de Formação no Combate aos Mercados Ilícitos de Insumos Agrícolas. O curso de extensão gratuito, que tem aulas on-line e apoio institucional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), está com inscrições abertas até o dia 12 de julho, com vagas limitadas.

A participação é aberta a todos os públicos interessados, especialmente agentes de segurança pública e privada e fiscais que atuam na área de controle de produtos agrícolas no Brasil ou em outros países da América Latina. O programa oferece certificado de conclusão de curso de extensão da USP, com carga horária de 120 horas. Além disso, serão emitidos certificados da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) para cada um dos quatro módulos da formação. A primeira edição teve mais de 6 mil inscritos e os ex-alunos que já participaram podem se inscrever novamente. 

“Por meio do programa, oferecemos uma formação completa e prática sobre a condução de perícias, a produção de provas e a tipificação penal para coibirmos o uso desses produtos. Com a nova lei, houve aumento da penalidade para os crimes relacionados à produção, armazenamento, transporte, importação, uso ou comercialização irregular de defensivos agrícolas. A pena, que era de dois a quatro anos, passa a ser agora de três a nove anos, além de multa e possibilidades de aumento da pena,” esclarece Nilto Mendes, gerente de Combate a Produtos Ilegais da CLB.

Radar

Mais de 7.300 novos estudantes são beneficiados no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

Programa concede auxílios no valor de R$ 800 mensais a alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade que valem para toda a duração do curso; no total, 15 mil bolsas são concedidas atualmente

Em 2024, o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) beneficiou 7.304 mil novos estudantes de graduação e de pós-graduação com vulnerabilidade socioeconômica, segundo dados divulgados pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

O PAPFE integra a política de permanência da Universidade e visa dar suporte a estudantes de graduação e de pós-graduação em condição de vulnerabilidade socioeconômica por meio da concessão de benefícios.

O programa foi estruturado para atender até 15 mil estudantes, de maneira concomitante, ao longo de todo o curso. Com a conclusão de cursos de parte dos beneficiários com os auxílios, anualmente, a PRIP abre processos de inscrição, avaliação da condição socioeconômica e concessão da quantidade de auxílios disponíveis com intuito de atender ao máximo à demanda de ingressantes e dos demais estudantes da Universidade.

Neste ano, o programa teve 11.027 inscritos, com previsão de concessão de 6.505 auxílios – para completar os 15 mil auxílios totais do programa. O assessor da PRIP, Felipe de Souza Tarábola, que também é professor da Faculdade de Educação (FE), explica que “o trabalho da PRIP em melhorias na moradia estudantil e a destinação das vagas exclusivamente a estudantes regularmente matriculados resultaram em mais quartos aptos à distribuição, com maior concessão de auxílios parciais, o que permitiu que chegássemos a 7.304 beneficiados”.

O valor integral do auxílio é de R$ 800 e, para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio parcial é de R$ 300. A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus. Em 2024, 6.295 receberam auxílio integral e 1.009 auxílios parciais foram concedidos.

Universidades e pesquisadores precisam se engajar mais no combate à desinformação, diz Academia Brasileira de Ciências

Mentiras e teorias conspiratórias ameaçam a democracia e a confiança da sociedade na ciência, alerta livro da ABC

Foi-se o tempo em que a participação da comunidade acadêmica na comunicação da ciência se limitava a dar entrevistas e publicar artigos em revistas especializadas. Diante da pandemia de desinformação que se propaga pelas mídias digitais atualmente, é imprescindível que pesquisadores, universidades e outras instituições de ensino se engajem ativamente na produção e na comunicação de informações científicas de qualidade para a sociedade.

Essa é uma das conclusões do livro Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica, produzido por um grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e lançado nesta quinta-feira, 20 de junho.

“A divulgação científica deve ser considerada um componente intrínseco das atividades científicas”, diz o documento. “Para isso, é preciso oferecer treinamentos de mídia a cientistas, bem como incentivar a criação de agências voltadas para a divulgação da ciência. Da mesma forma, é essencial que projetos de pesquisa prevejam a contratação de profissionais especializados em divulgação científica para relatar de maneira eficaz os avanços dos estudos, tornando a ciência mais acessível e compreensível para o público em geral.”