Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 142

Período:  18 a 24/11/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

A parada de ônibus

O registro fotográfico desta semana é de Carlos Roberto Macedônio, funcionário do Departamento de Genética da Esalq/USP, que resgatou uma época em que o transporte coletivo urbano percorria as principais ruas do campus.

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

A contribuição da Série Produtor Rural à Agenda 2030 da ONU

Podem ser autores da Série Produtor Rural: pesquisadores, docentes e alunos da Esalq e Cena.

O Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, estabelece que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”. Ao meditarmos no sentido da palavra-chave “espírito de fraternidade” somos transportados para uma compreensão maior da nossa importância no universo e de como podemos contribuir para o bem-estar das pessoas que estão ao nosso redor. 

Felizmente, a erradicação da fome é um tema que vem sendo tratado com muita seriedade pela Agenda 2030 da ONU, por outro lado, para que sua estratégia surta o efeito esperado, é necessário o engajamento de todos os segmentos, já que a fome é um dos problemas sociais mais vergonhosos que a humanidade enfrenta.

Contudo, com nosso espirito de fraternidade podemos mudar tudo isso e tornar nosso planeta mais inclusivo e solidário, posto que estamos em uma Escola reconhecida mundialmente pela sua excelência acadêmica, de modo que a transferência do conhecimento deve ser sua maior contribuição para solucionar ou minorar esta situação, pois acreditamos que a agricultura, a alimentação e a nutrição são os principais pilares para vencer todos estes desafios de desigualdade social.

O que acha de compartilhar seu conhecimento e torná-lo acessível ao mundo por meio da Série Produtor Rural? Esta publicação seriada é produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

Espero seu contato!

Dica da Semana

Você conhece os termos: "greenwashing" e "greeshushing"?

Às vezes, as boas intenções não são recompensadas.

As empresas falam sobre sua busca por iniciativas verdes e maior sustentabilidade, por exemplo, podem enfrentar reações. Caso em questão: o estado norte-americano do Texas, que recentemente proibiu entidades locais de fazer negócios com certas empresas financeiras, devido à sua intenção declarada de considerar as preocupações com os combustíveis fósseis nas decisões de investimento.

Um relatório subsequente emitido pela consultoria South Pole pareceu indicar que muitas empresas estão agora tentando evitar retaliações semelhantes. Quase um quarto das 1.200 empresas pesquisadas não planeja divulgar suas metas de emissões baseadas na ciência, que são consideradas necessárias para ajudar a conter os piores impactos das mudanças climáticas. Isso provocou especulações de que uma nova era de "greenhushing" pode pressagiar uma falta de progresso.

Produtos & Serviços

Periódicos online assinados exclusivamente para a comunidade esalqueana 

Para acessá-los é necessário utilizar os micros disponibilizados nas bibliotecas Central e do LES e a senha deve ser solicitada à equipe no balcão de Atendimento.

O meio mais tradicional para acessar os periódicos online assinados pela USP é fazê-lo através do Portal de Busca Integrada, seja diretamente no campus (com reconhecimento de IP) ou pela rede VPN (acesso remoto). No entanto, o usuário ESALQ possui acesso exclusivo a outros títulos de periódicos, que apesar de serem restritos, podem ser acessados no espaço físico da biblioteca. São eles: 

A versão Mendeley Reference Manager substituiu a versão Desktop

As duas versões podem permanecer instaladas no mesmo computador, mas não devem ser utilizadas em um mesmo documento.

A antiga versão Mendeley Desktop foi descontinuada desde setembro e não está mais disponível para download. Quem já tiver instalado pode continuar utilizando, porém não haverá atualizações. Isso vale também para o plugin do word “mendeley cite o matic”.

A nova versão Mendeley Reference Manager substitui a antiga versão Desktop e ao instalar, os registros de sua biblioteca serão migrados automaticamente.

As duas versões podem ficar instaladas no mesmo computador, apesar de que o plugin do WORD apresenta diferenças. Atenção: os dois não podem ser utilizados em um mesmo documento. Nesse caso, se já tiver iniciado seu trabalho utilizando o antigo plugin “mendeley cite o matic”, considere se fará a migração de suas citações e referências. 

Passos para a migração:

1 - Verifique se você sincronizou sua biblioteca existente no Mendeley Desktop;

2 - Baixe e instale o Mendeley Reference Manager ;

3 - Faça login usando suas credenciais do Mendeley e sua biblioteca existente será sincronizada.

Nossa equipe é especialista em propor soluções inteligentes para sua pesquisa

A Biblioteca da Esalq é parada obrigatória para sua formação profissional.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ disponibiliza a docentes, alunos e demais pesquisadores um amplo portfólio com produtos e serviços de apoio.

No card de Apoio ao Pesquisador, em nosso site, você encontra os principais recursos informacionais oferecidos pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais – ABCD/USP. Para cada demanda identificada, nossa equipe oferece soluções personalizadas com boas práticas de gestão da pesquisa acadêmica.

Além destes recursos, nossas bibliotecárias são especialistas em propor soluções inteligentes para o seu desenvolvimento acadêmico por meio de treinamentos em grupos ou individualizados. 

Realizamos periodicamente treinamentos em Mendeley e EndNote, mas nossa equipe de capacitação possui outros conhecimentos específicos que se enquadrarão perfeitamente às suas necessidades no âmbito dos recursos de bibliotecas. 

Aguardamos seu contato!

Bibliotecas universitárias mudam perfil para atender aos novos tempos

Alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, as bibliotecas pretendem se transformar em um local de pleno acesso ao conhecimento; funcionamento com horário estendido, ações culturais, jogos, área de descanso e novas formas de pesquisar buscam atrair mais público.

“A biblioteca pública, porta de acesso local ao conhecimento, fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, a tomada de decisão independente e o desenvolvimento cultural de indivíduos e grupos sociais.” Essa afirmação faz parte do Manifesto sobre Bibliotecas Públicas, lançado pela Ifla (International Federation of Library Associations and Institutions) e pela Unesco. Essa versão, disponível neste link, atualiza a de 1994, destacando a contribuição das bibliotecas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 e, consequentemente, a construção de sociedades mais equitativas, humanas e sustentáveis.

Em busca desse novo perfil de pleno acesso ao conhecimento e de ampliação de visitas aos seus espaços, físicos e digitais, as bibliotecas universitárias que integram a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP tornaram-se parceiras estratégicas da Agenda 2030, e também o elo de acesso a todo o sistema de conhecimento produzido na Universidade, ao qual todas as pessoas têm direito. Segundo Adriana Ferrari, coordenadora executiva da ABCD, a biblioteca é um equipamento cultural da sociedade, de acesso público e aberto, e as bibliotecas universitárias também cumprem essa tarefa, abrindo seus espaços para além dos muros da Universidade. “As nossas bibliotecas acadêmicas também são de acesso público, e temos um compromisso com a sociedade de oferecer serviços para toda a comunidade”, reitera. Ela ainda acrescenta que é preciso estar alinhado com as demandas do futuro, de inclusão e acolhimento, preocupando-se com a diversidade de públicos. 

Campanhas & Eventos

Está com material atrasado? Está bloqueado para empréstimo?

Doe 2 litros de leite para cada material atrasado e fique livre da suspensão.

De 28/11 a 16/12/2022, das 07h45 às 21h30, a Divisão de Biblioteca (DIBD) da ESALQ promove a "Quinzena do Perdão" com o objetivo de recuperar o material em atraso e conscientizar os usuários da DIBD sobre a importância de cumprir o regulamento

As pessoas inscritas nas Bibliotecas da ESALQ (Central e LES) poderão trocar sua suspensão por doação de leite, que será encaminhado à entidade assistencial Obras Amor de Maria, localizada à rua Mato Grosso, 04, Piracicamirim, Piracicaba, SP. 

A ação também está aberta a todos que tiverem interesse em realizar a doação. 

Série Produtor Rural: 25 anos

Uma publicação engajada no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar brasileira.

De 03 de outubro a 23/12/2022, a Divisão de Biblioteca comemora os 25 anos de Publicação da Série Produtor Rural (SPR). Esta publicação seriada é produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ, desde 1997,  para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural.

Publique sua experiência acadêmica conosco! Assim, você estará contribuindo com o item 2 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU: "Fome Zero e Agricultura Sustentável", que tem como meta erradicar a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

VI SAPEA

O Seminário de Apresentação do Projeto de Engenharia Agronômica (SAPEA)  acontece nos dias 24 e 25 de novembro de 2022.

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2022, acontece o V SAPEA (Seminário de Apresentação do Projeto de Engenharia Agronômica) com a apresentação de trabalhos finais da disciplina LES 0362 - Preparação do Projeto de Pesquisa em Engenharia Agronômica.

O evento é coordenado pela Profa. Rosebelly Nunes Marques do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, em parceria com a Divisão de Biblioteca, e será realizado no hall da Biblioteca Central da Esalq.

Novidades do Acervo

Autores:

Gestão e controle da qualidade na atividade florestal

A obra destina-se a estudantes e técnicos envolvidos com a atividade florestal.

Gestão e controle da qualidade na atividade florestal, fruto de um trabalho de mais de 30 anos de experiência na área de qualidade no setor florestal, retrata uma visão prática da utilização de conceitos e ferramentas para melhorar a qualidade das atividades produtivas do setor. 

Dividido em quatro capítulos, o livro traça inicialmente breve histórico acerca da qualidade no setor florestal e apresenta orientações básicas para o desenvolvimento de qualquer sistema de qualidade. No segundo capítulo são descritos os conteúdos básicos para implantação de um programa de qualidade, desde a padronização e controle de qualidade das principais operações florestais até a obtenção da certificação. O terceiro capítulo, inédito nesta segunda edição, trata da utilização de indicadores no controle de qualidade, com destaque para o Indicador de Quantidade de Ações Tomadas (IQAT), que, em vez de ter como foco as não conformidades, privilegia as ações tomadas para melhoria do processo. No último capítulo foram incorporados alguns casos utilizados no desenvolvimento de conceitos e na implementação de programas de qualidade nas empresas. 

Acesso Aberto (Open Access)

SPR 74 | Alimentos funcionais

O que são alimentos funcionais e por que são importantes para a saúde?

Alimento é qualquer substância consumida pelo ser humano e que além da função de alimentar ou nutrir, possui compostos bioativos capazes de prevenir ou reduzir risco de desenvolver doenças.

Essa definição abre a publicação “Você sabe o que são alimentos funcionais e porque são importantes para a saúde?”, exemplar nº 74 da Série Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A autoria é de Albino Luchiari Filho e Aline Silva Mello Cesar, respectivamente pesquisador e docente do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq.

A edição aborda de forma simples e didática as principais categorias de alimentos (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais), a pirâmide alimentar, os principais compostos bioativos e traz uma listagem dos principais alimentos funcionais e suas caraterísticas nutricionais. Entre eles a soja, hortaliças, frutas cítricas, frutas vermelhas, leite e produtor lácteos.

Capacitação & Desenvolvimento

Biblioteca da Esalq oferece capacitação em Mendeley para comunidade interna e externa à USP

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários e demais interessados para uso desta ferramenta. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Biblioteca oferece capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click 

Consulte agenda de treinamentos .

A Divisão de Biblioteca promove periodicamente encontros virtuais para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Estudo atesta que frascos de temperos podem ser vetores de contaminação durante preparo de alimentos

Instagram

Biblioteca Central da Esalq recebe Seminário de Apresentação do  Projeto de Engenharia Agronômica

Youtube

Ode à Esalq interpretada por Natália Salaro Grigol

Cotidiano

“Domingo no escuro” convida o público a aprender sobre óptica na USP em Piracicaba

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP vai abrir o campus no próximo domingo, dia 27 de novembro.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP vai abrir o campus no próximo domingo, dia 27 de novembro, para o evento Domingo no Escuro – Aprendendo sobre óptica. Uma série de atividades gratuitas interativas pretende proporcionar experiências diferentes aos visitantes com temáticas envolvendo a luz, seja a sua presença ou a falta dela, as cores e diversas outras ações envolvendo essa temática. A participação é gratuita, sem agendamento prévio, com visitação disponível das 14 às 18 horas.

As atividades serão realizadas no Museu Luiz de Queiroz e no Clubinho de Ciências. No museu, estarão disponíveis duas salas com baixa luminosidade, onde itens do acervo ficarão disponíveis para interação com o público em atividades monitoradas explicando suas propostas e funcionalidades. Assim, lupas, microscópios, prismas, fluorescência, entre outros, estarão destacando o papel de objetos históricos de ensino nas questões museológicas e didáticas.

Quanto ao Clubinho, também usando pouca luz como temática, será trabalhado um roteiro passando por estações com experimentos, confeccionados de materiais reutilizados, onde serão abordadas áreas sobre física, química, astronomia, cores, entre outros. Tudo de forma prática, curiosa e divertida.

Oito pesquisadores da USP estão entre os mais influentes do mundo

O Professor Pedro Henrique Santin Brancalion atua em temas como manejo e restauração de florestas tropicais de forma economicamente viável e com inclusão social, tendo em vista a coexistência equilibrada dessas florestas com a agricultura e pecuária em paisagens modificadas pelo homem.

Oito docentes da USP estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo, de acordo com a avaliação da consultoria britânica Clarivate Analytics, divulgada no dia 15 de novembro. A Universidade de Harvard (EUA) é a instituição de pesquisa com maior número de pesquisadores citados, 233.

Figuram na classificação os professores Andre Russowsky Brunoni, Renata Bertazzi Levy e Raul Dias dos Santos Filho, da Faculdade de Medicina (FM); e Geoffrey Cannon, Maria Laura da Costa Louzada, Carlos Augusto Monteiro e Eurídice Martínez Steele, da Faculdade de Saúde Pública (FSP); e Pedro Henrique Santin Brancalion, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).

Neste ano, foram selecionados 6.938 pesquisadores de 69 países, em 22 áreas do conhecimento. Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados, 2.764, representando 38,3% do total; em seguida aparece a China, com 1.169; e, em terceiro lugar, o Reino Unido, com 579.

O Brasil teve 20 pesquisadores na lista dos mais influentes. A USP é a instituição brasileira com mais docentes selecionados, oito ao todo. Outras 12 universidades brasileiras tiveram um pesquisador citado: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade Senac do Ceará e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Divulgação Científica

Público pode degustar alimentos funcionais e visitar uma destilaria em evento da USP em Piracicaba

“Alimentos na Esalq” terá sua primeira edição presencial no dia 3 de dezembro, a partir das 10 horas, aberto ao público geral e com entrada gratuita.

Popularizar o universo dos alimentos e interagir com a população em geral sobre os conceitos que integram essa área do conhecimento é o objetivo da terceira edição do Alimentos na Esalq, que ocorrerá no próximo dia 3 de dezembro, das 10 às 16 horas. pela primeira vez em formato presencial, no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba. Promovido pelo curso de Ciências dos Alimentos da Esalq, a proposta é oferecer aos participantes uma feira, contemplando exposições, tour na destilaria, espaço kids com distribuição de pipoca e algodão doce e jogos lúdicos sobre a temática alimentar.

Entre os destaques da programação, está a abordagem de grandes temas da área, como Frutas nativas e exóticas, Higiene e segurança alimentar, Alimentos do futuro, inovadores e funcionais, e Óleos essenciais. Haverá também degustação de insetos comestíveis em preparações alimentícias. “Trata-se de uma atividade para receber toda a família, a fim de mostrarmos a importância dos alimentos na vida das pessoas”, comenta a professora Wanessa Melchert Mattos, coordenadora do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq e organizadora do evento.

Agricultura e pecuária: essencial, diversa, dinâmica, ampla e complexa

Por Gerd Sparovek, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, Francisco Palma Rennó, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, e outros autores.

Em 1946, ano em que Josué de Castro publicou Geografia da fome: a fome no Brasil, o Brasil tinha 1,9 milhão de imóveis rurais, cultivava 195 milhões de hectares e 69% dos aproximadamente 50 milhões de brasileiros viviam em áreas rurais. Atualmente a agropecuária brasileira ocupa 5,5 milhões de imóveis rurais, cultiva 350 milhões de hectares e menos de 15% da população de 212 milhões de brasileiros vivem em áreas rurais.

Em 1946 Castro descreveu um país de famintos e subnutridos, deficitário na produção de alimentos, com uma agricultura pouco desenvolvida em muitos sentidos, ancorada em poucos produtos visando exportação e com pouca adoção de tecnologias produtivas, mesmo daquelas disponíveis à época. O latifúndio improdutivo era característico em todas as regiões e marcante da estrutura agrária. A agricultura absorvia mais da metade da população economicamente ativa. A produção era diversificada, com ampla variedade de produtos agropecuários produzidos em pequena escala e em quantidade insuficiente para atender ao mercado doméstico, com elevada concentração na pauta de exportações da época: açúcar, café, algodão, borracha e cacau. Em 1946, os fundamentos de uma grande mudança, daquilo que no futuro foi chamado de “Revolução Verde”, foram ganhando forma na reorganização geopolítica e econômica mundial do pós-guerra: a fome e a ocupação da maioria dos trabalhadores no campo teriam que desaparecer.

Oportunidades

Alimentos na Esalq

Entrada gratuita. 

Popularizar o universo dos alimentos e interagir com população em geral sobre os conceitos que integram essa área do conhecimento tão importante para a sobrevivência e bem-estar humano.

Com esse objetivo será realizada no próximo dia 3 de dezembro, mais uma edição do Alimentos na Esalq''. O evento nasceu durante a pandemia e, pela primeira vez, terá uma edição presencial, no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

A proposta dos organizadores é oferecer ao público em geral uma feira estilo casa aberta sobre como são tratados os temas envolvendo Alimentos. Por isso a programação contemplará exposições, tour na destilaria, espaço kids com distribuição de pipoca e algodão doce e jogos lúdicos sobre a temática alimentar.

As atividades serão pautadas em grandes temas como Frutas nativas e exóticas, Higiene e segurança alimentar, Alimentos do futuro, inovadores e funcionais e Óleos essenciais. Haverá também degustação de insetos comestíveis em preparações alimentícias.

Radar

Filha do 'Rei da Soja' quer deixar legado no agro e na educação

Belisa Maggi, herdeira do ex-ministro Blairo Maggi, toca fazenda e braço social dos negócios da família líder do agronegócio no país.

Aos 24 anos, Belisa Maggi viveu sua primeira experiência no campo entre novembro de 2008 e junho de 2009.

Recém-formada em direito, a herdeira do Grupo Amaggi, maior empresa brasileira de grãos e fibras com receita anual de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 38,5 bilhões), buscava novos caminhos profissionais.

"Quando terminei a faculdade em Curitiba, vi que não era a minha praia. Sempre fui idealista e ia demorar para ter impacto real como advogada ou juíza."

Com pressa para encontrar propósito, decidiu trabalhar com um casal de amigos em um plantio de ervas medicinais voltado à produção de óleos essenciais em Caldas Novas (GO).

Richarlison foi o primeiro embaixador de programa da USP para desenvolver mais pesquisas sobre a Covid

Richarlison fez parte da campanha 'Tabelinha de Craques'. Ele usou as redes sociais para engajar outros jogadores profissionais, artistas e influenciadores digitais para colaborar na arrecadação.

O atacante Richarlison, que fez os 2 gols que deram a vitória no primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, foi o primeiro embaixador de um programa criado pela Universidade de São Paulo para desenvolver mais pesquisas sobre a Covid-19.

O programa "USP Vida" também foi criado para ressaltar a importância da ciência no combate à pandemia.

Richarlison fez parte da campanha "Tabelinha de Craques", que teve inicio em abril de 2020. Ele usou as redes sociais para engajar outros jogadores profissionais, artistas e influenciadores digitais para colaborar na arrecadação.

Os recursos foram gerenciados pelo Comitê Gestor de Cientistas, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e alocados em uma conta da Fundação de Apoio da USP.

"Eu vou confessar a vocês: eu estou muito inquieto por não poder fazer o que eu mais amo: GOLS. Mas esse tempo de confinamento me fez entender que há um outro jogo em disputa, e eu decidi me escalar", disse o jogador pelo Twitter ao divulgar a campanha.