Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2021 | Número: 7

Coluna

Banco de Dados, Repositório e Bibliotecas Digitais

Atualização de banco de dados, repositório e bibliotecas digitais da produção intelectual, teses e trabalhos acadêmicos pela Biblioteca da Esalq e você.

O objetivo é preservar a memória institucional da USP, ampliando a visibilidade e acessibilidade a dados atuais e retrospectivos de atividades de pesquisa e acadêmicas, de acordo com a política de acesso aberto da Universidade e certificando o uso de indicadores confiáveis.

A biblioteca cadastra a produção e teses disponíveis no Dedalus - Banco de Dados Bibliográficos da USP, com atualização simultânea no Repositório da Produção USP , contando também com a interface da  Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que teve um grande aumento retrospectivo de teses de mestrado e doutorado via projeto e, os trabalhos de conclusão de curso, na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos.

A atualização é um trabalho de cooperação entre a biblioteca e você, autor (docente, pesquisador, aluno ou funcionário) e basta conferir se seus trabalhos estão cadastrados ou não, e neste caso, enviar à biblioteca um exemplar impresso ou cópia em pdf de livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, etc. pelo e-mail producao.esalq@usp.br­ e para teses de livre-docência e trabalhos acadêmicos pelo e-mail fichacat.esalq@usp.br .

Os resultados conjuntos contribuem para a avaliação dos cursos de graduação (Guia do Estadão); relatórios (FAPESP), com links da produção cadastrada; compartilhamento dos trabalhos com seus “ibopes”, através do nº de visitas e downloads nas bibliotecas digitais e outras métricas no Repositório da Produção USP, onde a Esalq ocupa a 3ª colocação (62.195 registros - posição de 28.07.21) entre as bibliotecas da USP.


Produtos & Serviços

Reserva Temporária

Essa iniciativa permite o uso racional dos recursos por meio de compartilhamento  do acervo com um maior número de alunos.

Com o objetivo de promover o compartilhamento do acervo com um maior número de alunos, a Divisão de Biblioteca oferece o serviço de “Reserva Temporária” do material indicado nas disciplinas.

Para reservar os materiais basta que o docente responsável pela disciplina consulte o Portal de Busca Integrada e envie o título e a localização da obra para os e-mails de contato das bibliotecas do campus.

Ressalta-se que, durante a pandemia pelo coronavírus, o docente pode solicitar o fornecimento de cópias dos respectivos documentos para uso em sua disciplina, desde que não desrespeite a Lei de Direitos Autorais.

Repositório da Produção USP - ReP

Em caso de dúvida, contate-nos pelo e-mail: producao.esalq@usp.br.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ, alinhada à Política de Acesso Aberto da Universidade de São Paulo e visando facilitar o depósito no "Repositório da Produção USP", disponibilizou um formulário para envio de cópia post-print de artigos publicados em revistas internacionais sem acesso público, a partir de 2018, principalmente aqueles resultantes de financiamento por agências de fomento, como a FAPESP .

Escrita e Publicação Científica

Contate a Biblioteca para orientações adicionais.

No âmbito das organizações acadêmicas e de pesquisa, a escrita científica e a publicação dos resultados de pesquisa são fundamentais. Conhecer técnicas e conceitos empregados na redação e padronização de textos, bem como políticas de publicação e arquivamento, pode auxiliar o pesquisador e contribuir para a qualidade do discurso científico e avanço do conhecimento.

Novidades do Acervo

Autores:

Pequenas indústrias rurais de cana-de-açúcar melado, rapadura e açúcar mascavo

A obra estará disponível para empréstimo após o retorno das atividades presenciais. 

A obra aborda aspectos tecnológicos associados aos processos de plantio, escolha de variedade, colheita, processamento e à qualidade que o produto final deve ter para atender mercados interno e externo. Analisa também a qualidade da matéria-prima; a produção de açúcar mascavo, rapadura e melado; o controle de qualidade na produção; e analisa ainda os aspectos financeiros do projeto agroindustrial.

Autor:

Enxertia e poda de fruteiras: como enxertar, fazer mudas e podar as fruteiras

A obra estará disponível para empréstimo após o retorno das atividades presenciais. 

A fruticultura é hoje uma das principais alternativas agrícolas e com grande potencial de crescimento no Brasil. Um dos entraves mais significativos para uma tornar a nossa fruticultura moderna é ter a disponibilidade de mudas de alta qualidade e o conhecimento dos processos de condução de plantas em alta densidade, que está sendo adotado em todo mundo. As vantagens desse novo sistema, é que em pequenas áreas poderão ser obtidas elevadas produtividades, com maior rentabilidade econômica. 

O objetivo dessa publicação é apresentar os principais processos de formação de mudas frutíferas e as diferentes alternativas que poderão ser adotados na formação das árvores frutíferas. Esta publicação é indispensável para qualquer técnico, fruticultor ou estudante, pois demonstra passo a passo, de maneira simples e prática, como é feita a enxertia e a propagação de frutíferas e quais são as formas de condução das árvores frutíferas.

Acesso Aberto (Open Access)

Equipe da UFSC Curitibanos investiga aspectos agronômicos do cultivo da linhaça e publica capítulo em ebook gratuito

Os experimentos envolvem seleções e cruzamentos entre as plantas promissoras, além de ensaios de campo para avaliar o desempenho agronômico das linhagens de linhaça.

Uma semente que tem se popularizado por suas propriedades alimentares vem sendo estudada por um grupo de pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina, no campus de Curitibanos, em colaboração com outras instituições do país. A linhaça, fonte de vários compostos bioativos distintos que apresentam efeitos positivos à saúde humana e animal, tem demanda crescente e produção insuficiente, por isso as pesquisas sobre manejo de produção para a sua cultura são ainda mais relevantes. 

E-book gratuito reúne memórias e receitas de quitandeiras de Bonfim (MG)

A ideia surgiu da vontade da confeiteira Lorena Braga de preservar a tradição das mulheres da sua família, que a vida toda fizeram quitandas.

Quitanda para Lorena Braga tem sabor de aconchego. Nas férias, quando ia visitar a avó e as tias em Bonfim, no interior de Minas, a confeiteira era recebida com uma mesa bolos, biscoitos, pães, doces preparados no fogão a lenha. A curiosidade de aprender a fazer as receitas evoluiu para o sonho de documentar histórias e saberes da família. No e-book “Receitas e memórias – Quitandas de Bonfim (MG)”, disponível para download gratuito, ela apresenta 10 receitas que marcaram sua infância.

Divulgação Científica

Implementando a restauração da paisagem florestal na América Latina: percepções das partes interessadas sobre as estruturas legais

O artigo foi publicado no periódico Land Use Policy, Amsterdam, p. 1-9, 2021.

Restauração da paisagem florestal (FLR), um termo cunhado no início dos anos 2000 é o processo de longo prazo de recuperação da funcionalidade ecológica e melhoria do bem-estar humano em paisagens florestais desmatadas ou degradadas. A FLR ocupa o centro das discussões globais atuais sobre a sustentabilidade dos recursos naturais, mitigação e adaptação às mudanças climáticas , meios de subsistência e conservação da biodiversidade. 

Neste contexto, a FLR implica que um conjunto de diferentes usos do solo (doravante denominado 'intervenções FLR'), desde a conservação da cobertura florestal natural até as plantações de árvores comerciais, coexiste dentro de uma paisagem multifuncional.

O Bonn Challenge, lançado em 2011, é um esforço global para implementar intervenções de FLR. Até o momento, 59 governos nacionais e subnacionais se comprometeram a restaurar cerca de 170 milhões de hectares de terras degradadas ou desmatadas até 2020. Na América Latina, esses compromissos são apoiados pela Iniciativa 20 × 20, que reúne governos, investidores, pesquisadores e profissionais para a restauração de mais de 50 milhões de hectares . 

Apesar de tais compromissos e apoio, a capacidade dos países de implementar intervenções de RPF depende parcialmente de estruturas legais que podem promover tais intervenções, bem como conectar aspirações de restauração nacionais e internacionais.

Neste estudo, os autores revisaram os aspectos gerais, ambientais, sociais e financeiros das estruturas jurídicas florestais e ambientais existentes, e reuniram as percepções de várias partes interessadas em dezessete países latino-americanos sobre as estruturas jurídicas como uma forma de compreender o papel das políticas atuais em ambos dificultar ou permitir intervenções de RPF e identificar oportunidades de melhoria.

Tradução livre pelo Google Translator

Autores:


Capacitação & Desenvolvimento

Webinar Springer Nature seleção de periódicos científicos

O público-Alvo são todos aqueles que estão interessados em publicar um artigo científico e estão procurando por mais detalhes sobre o processo de submissão e aceitação.

Nessa apresentação demonstraremos como elaborar uma estratégia de submissão de seu artigo de pesquisa para uma revista internacional. Trataremos do processo de escolha da melhor revista para seu trabalho, como saber o que os editores esperam do seu manuscrito, e também um passo-a-passo de como elaborar uma cover letter eficiente.

Seminários para Capacitação no Uso da Biblioteca, Pesquisa na Web e Estrutura do Trabalho Científico

Em 2021 são 4 opções de encontros online.

A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ disponibiliza soluções inteligentes para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e aguarda o contato por meio do e-mail referencia.esalq@usp.br para agendamento dos treinamentos.

Avisos

Novo prazo para empréstimos

Todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 30 de agosto de 2021.

Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com a Biblioteca (biblioteca.esalq@usp.br), caso tenham dúvidas.

Lembramos que as Bibliotecas da USP oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações.

Retorno parcial para atendimento de devoluções de materiais bibliográficos

A iniciativa segue as diretrizes do "Plano da USP para o retorno gradual das atividades presenciais".

A Divisão de Biblioteca da ESALQ iniciou nesta terça-feira, 20 de julho de 2021, o retorno gradual de suas atividades de atendimento ao público. Neste período serão aceitas somente devoluções, com restrição de público e mediante agendamento.

Entretanto, a Divisão de Biblioteca manterá o teletrabalho para todas as outras atividades oferecidas.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

O que é ISBN e como obter?

Instagram

Com mais de 8 mil e-books em língua portuguesa, USP amplia possibilidades de estudo on-line

Blog

Você sabe como colocar corretamente o nome da USP em seus artigos científicos?

Acontece

“Jabuti” da Câmara na MP 1.040 extingue piso salarial de 5 profissões

Emenda de autoria do deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP) revoga a Lei 4.950/66 que garante remuneração mínima aos profissionais.

Conselhos profissionais e lideranças parlamentares no Senado Federal se articulam para reverter uma decisão da Câmara dos Deputados que ameaça o piso salarial de pelo menos cinco categorias profissionais. Caso aprovada nas duas Casas, a medida provisória (MP) 1.040 deve extinguir o piso salarial de profissionais da Agronomia, Arquitetura, Engenharia, Química e Medicina Veterinária.

Embora o objetivo principal da MP, de autoria do Executivo, seja simplificar o ambiente de negócios e, por consequência, a abertura de empresas no país, a proposta legislativa conta com um artigo, o 57, que revoga a Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966. Isso foi incluído na MP por emenda sugerida pelo deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP).

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de inverno da USP

Serão oferecidas 4.985 vagas distribuídas em 66 cursos on-line. Alunos terão novas oportunidades de formação e aprendizado.

A comissão de cultura e extensão da USP (Universidade de São Paulo) está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos de Inverno da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). O início das aulas está previsto para o dia 10 de agosto.

Serão oferecidas 4.985 vagas, distribuídas em 66 cursos on-line com o objetivo de oferecer novas oportunidades de formação e aprendizado. Interessados já podem se inscrever através do site da instituição educacional.

PUCRS ministra curso online gratuito com Malala Yousafzai

Com vagas limitadas, as inscrições vão até o dia 22 de agosto.

A Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) oferece um curso gratuito ministrado por Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz e ícone mundial em educação e formação profissional, além de Leandro Karnal, considerado um dos maiores pensadores do país. Com o tema "Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência", o curso é 100% online, gratuito e com certificação.

De acordo com universidade gaúcha, o curso tem a mesma metodologia das famosas pós-graduações da instituição, com professores renomados que são alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo.

Abertas inscrições para curso online sobre Mata Atlântica

Com inscrições até 30 de julho, formação gratuita realizada por Fundação SOS Mata Atlântica e AES Brasil reforça a importância da conservação e da restauração da floresta.

Estão abertas as inscrições para a 3ª turma do curso on-line “Somos Mata Atlântica”, que oferece conteúdos e proporciona reflexões sobre diferentes conceitos relacionados ao bioma mais ameaçado do Brasil – como a dinâmica dos ecossistemas, recuperação das florestas, água, fauna e áreas protegidas, entre outras. A formação é realizada em parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a AES Brasil, empresa geradora de energia renovável, cujas usinas hidrelétricas (UHEs) estão localizadas em área de abrangência da Mata Atlântica no estado de São Paulo e têm viabilizado a restauração florestal na região.

O curso é direcionado a professores e gestores municipais das cidades do entorno das operações da AES Brasil: Águas de São Pedro, Anhembi, Arealva, Bariri, Barra Bonita, Boraceia, Botelhos, Botucatu, Caconde, Conchas, Dois Córregos, Iacanga, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapira, Itapuí, Jaú, Laranjal Paulista, Macatuba, Mineiros do Tietê, Mococa, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Pederneiras, Piracicaba, Poços de Caldas, Santa Maria da Serra, São José do Rio Pardo, São Manuel e São Pedro.

Memória

Professor Salvador de Toledo Piza Junior: um homem, uma vida e muitas obras

Por Professor Adilson Dias Paschoal | adpascho@usp.br

O Prof. Dr. Antonio B. de Uchôa Cintra, então reitor da USP, afirmou certa ocasião em Piracicaba, em visita que fez à ESALQ, que existem cientistas de três altitudes. O melhor deles não é o que acumula o maior número de dados ou que registra quantidade muito grande de fatos novos ou que conduz maior número de experimentos, mas é aquele que, jogando com os dados obtidos por todos os demais, elabora as generalizações, as teorias, os sistemas, construindo a essência, a filosofia da ciência. Neste mais alto nível colocou-se o prof. Piza durante a sua longa vida científica, como o demonstram inúmeros de seus trabalhos e campanhas.

Professor Catedrático da 9ª. Cadeira, Zoologia, e Professor Emérito da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Salvador de Toledo Piza Júnior deixou-nos, no decorrer de sua vida de estudos e pesquisas, muitas obras importantes, em vários idiomas, publicadas como livros, trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras, e artigos em jornais, especialmente no “O Jornal de Piracicaba” e no “O Diário”, tanto nas áreas de Zoologia, Entomologia, Biologia, Genética, Citologia e Fisiologia, como de Filosofia, Literatura e Filologia.

Representou o Brasil em grande número de congressos internacionais e numerosos outros realizados em diversas regiões do país, para os quais contribuiu com trabalhos inéditos, de idéias avançadas, tendo recebido muitos prêmios e homenagens em reconhecimento aos seus méritos de pesquisador de vulto, de cientista dos mais notáveis, e de homem de cultura variada e abrangente. 

Linha do tempo

1898 | Nasce em Capivari, SP, em 28 de dezembro, Salvador de Toledo Piza Júnior;

1916 | Estuda na Escola Normal Primária de Piracicaba (atual E.E. “Sud Mennucci”)  e publica seu primeiro artigo literário na revista” Vida Escolar”, que era editada pelo Grêmio Normalista: “Tardes de maio”,   ano 1, n.5, p.5; 

1917 | Forma-se professor pela Escola Normal de Piracicaba, tendo publicado neste ano dois outros artigos na revista “Vida Escolar: “O Vento da Noite”, ano 2,  n.1, p. 5 e “O Abutre Negro”, ano 2, n.3, p. 17;

1921 | É diplomado Engenheiro Agrônomo, 19ª Turma, pela Escola Agrícola Prática de Piracicaba (atual Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

1922 | É nomeado “Ajudante de Gabinete” da 5ª Cadeira da Escola Agrícola Prática de Piracicaba, que compreendia Zoologia, Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos; 

1922/1924 | Estuda Zoologia na Alemanha;

1924 | Publica a monografia “Uma Especie Nova do Genero Stephanoderes” (S. largipennis sp.n.), comparando-a experimentalmente com outra praga do café;

1925 | Obtém com a monografia “O Genero Babesia”, o “Prêmio de Estimulação”, instituído pela Secretaria da Agricultura; É nomeado “Professor Auxiliar” da 5ª Cadeira – Zoologia;

1926 | Rege a 9ª Cadeira, denominada Zoologia, como professor auxiliar. Cria a Revista de Agricultura, juntamente com os professores Octavio Domingues e Nicolau Athanassof, periódico que se atualiza continuamente, com prestígio maior e nível científico crescente, que de muitos anos para cá apenas inclui trabalhos originais, aprovados pelo Conselho Editorial e Diretoria, da qual fez parte até a sua morte;

1927  | Casa-se no dia 14 de junho, em Piracicaba, com Helena Teixeira Mendes;

1928 | Publica o estudo “Stephanoderes hampei”, cuja parte principal sob o título “Morphologia do Stephanoderes hampei”, foi também apresentada como contribuição da Escola Agrícola “Luiz de Queiroz” ao Congresso do Café, realizado em São Paulo, em 27 de outubro, enriquecendo a considerável bibliografia brasileira sobre a broca do café; Também neste ano publica o trabalho “Carrapatos Transmissores de Babesiose dos Animaes Domesticos”, voltado para a área de parasitologia, complementando a publicação “O Gênero Babesia”, lançada em 1925;

1929 | Recebe, em 11 de junho, o título de Doutor Honoris Causa da Academia de Agronomia de Berlin, em reconhecimento aos seus méritos com relação à pesquisa científica sobre animais de importância econômica;

1930 | Contribui com a publicação “Localização dos Factores na Linina Nuclear como Base de uma Nova Theoria sobre a Hereditariedade”, na grande exposição de trabalhos da Secretaria da Agricultura realizada em São Paulo, em setembro; Neste ano também publica a obra “As Cobras Venenosas e o Problema Ophidico em S. Paulo”, pela Secretaria da Agricultura;

1931 | É nomeado para exercer interinamente o cargo de “Professor Catedrático” da 9ª Cadeira – Zoologia; em 20 de abril, por concurso, é designado como primeiro professor catedrático nesta Cadeira;

1934 | Participa da fundação da Universidade de São Paulo, como representante da Congregação; participa também da primeira reunião do Conselho Universitário, realizada na Faculdade de Medicina, e da posse do primeiro reitor, prof. Reynaldo Porchat, que acontece na segunda sessão do Conselho Universitário;

1934/1935 | Esteve em comissão nas Índias Neerlandezas (Antilhas) e na África Oriental Inglesa (Quênia) estudando a biologia dos inimigos naturais da broca do café e visita, nessa ocasião, a China e o Japão;

1939 | Funda e dirige o Departamento de Zoologia da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo;

1941 | Publica a monografia “O Citoplasma e o Núcleo no Desenvolvimento e na Hereditariedade”, como professor de Zoologia, Anatomia Comparada e Fisiologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”;

1949 | Publica o trabalho “Esboço de Uma Pequena Fisiologia dos Animais Domésticos”, no Boletim n.4 da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”;

1951 | Refere-se, por mais de 30 anos, às teorias corpusculares de hereditariedade e papel dos cromossomos, publicando a "A Agonia do Gen", nos Anais da E. S. A. “Luiz de Queiroz”;

1952 | É laureado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio “Carlos de Laet” de literatura, pelo seu livro “Aspectos íntimos do Japão”, resultado da sua viagem ao Oriente;

1954 | Recebe a Medalha “Princesa D. Maria Leopoldina”, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

1955 | Paraninfo, em 02 de março, na colação de grau da turma de engenheiros agrônomos;

1957 | É homenageado, em 08 de março, durante a colação de grau dos formandos em engenharia agronômica e, em 21 de dezembro, no jantar comemorativo ao 40º aniversário de formatura da turma de normalistas de 1917, que teve lugar no Hotel Central;

1961 | É homenageado pelo Rotary Club de Piracicaba e pela Congregação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”;

1962 | Recebe, em 07 de setembro, o título honorífico de “Cidadão Piracicabano”, outorgado pela Câmara Municipal de Piracicaba; Escreve o livro “Ciência e Fé Entrelaçadas”, mostrando que nada existe na evolução capaz de abalar a fé;

1963 | É homenageado, em 15 de junho, pelos 41 anos de ininterrupto exercício, no Clube de Campo de Piracicaba;

1968 | Publica o livro “Insetos de Piracicaba” em comemoração ao bicentenário da cidade, recebendo Medalha de Honra ao Mérito (1767-1967); Lança a publicação “Discursos” reunindo, segundo suas palavras, “o que de melhor encontrei nas orações escritas; a palavra improvisada perdeu-se; da leitura do que ficou, porém facilmente se vê que não houve prejuízo; a voz do improviso é a voz do coração e quando o coração fala, a razão emudece”; Dirige, até 28 de dezembro, a 9ª Cadeira, ocasião em que se dá a sua aposentadoria compulsória; É homenageado pelo diretor e por membros da Congregação da ESALQ com uma placa de ouro por ocasião de sua aposentadoria, aos 70 anos de idade, visto que continuou a trabalhar ininterruptamente na instituição. A placa traz os seguintes dizeres: “Ao Mestre Piza, sua Escola Agrícola de ontem, de hoje e de amanhã”;

1969 | Recebe duas Placas de Prata como homenagens dos Engenheiros Agrônomos da ESALQ e do Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz”, pelo 60º Aniversário do CALQ (1909-1969);

1970 | É nomeado Professor Emérito da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Querioz”; Recebe Placa de Prata dos alunos do II Curso de Evolução – Evolucionista Emérito, em 21 de outubro;

1972 | Registra, desde a década de 60, sua rebelião contra o conceito da vivência do vírus publicando o livro “O Virus Não É Um Ser Vivo”, edição comemorativa do cinquentenário de sua formatura na ESALQ; Recebe Prato de Prata da “Sociedad Entomologica del Peru”  – Jubileu de Oro Prof. Salvador de Toledo Piza Jr.,em fevereiro; 

1973 | É homenageado com Placa de Prata pelos formandos em Engenharia Agronômica da ESALQ; 

1974 | Recebe Medalha Gente’s – 74 “Quem é Quem” em Cultura, promoção do Diário de Piracicaba, em 1 de junho;

1976 | Integra a Comissão Consultiva das comemorações alusivas ao 75º Aniversário da ESALQ e recebe Medalha Gente’s – 76, “Quem é Quem” em Cultura, promoção do Diário de Piracicaba, em maio;                                                 

1978 | Recebe Placa de Prata da Sociedade Entomológica do Brasil;

1979 | É homenageado com Placa de Prata pelos formandos em Engenharia Agronômica da ESALQ – Turma 1978, em janeiro; Recebe o Premio “Governo do Estado de São de São Paulo”;

1981 | É homenageado com Placas de Prata alusivas ao seu 60º aniversário de formatura (1921-1981), oferecidas pela ESALQ e por ex-alunos, e pelo que fez em prol das Ciências Biológicas do Brasil – Simpósio Internacional de Engenharia Genética. ESALQ/CENA/CEBTEC;

1984 | Recebe Diploma e Estatueta “Ceres”, comemorativos ao título de Agrônomo do Ano, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo; É homenageado com Placas de Prata por ex-alunos da ESALQ – ADEALQ e CIBA-GEIGY pelo título de Engenheiro Agrônomo do Ano;

1986 | É laureado com a Medalha “Luiz de Queiroz”, projetada pelo artista plástico Archimedes Dutra, destinada a destacar personalidades nacionais ou internacionais, por seus méritos pessoais em atividades ligadas à Agricultura no Estado de São Paulo. É medalha circular em ouro, com três centímetros e meio de diâmetro, onde estão estampados símbolos representativos da docência, pesquisa, extensão e os múltiplos campos do conhecimento desenvolvidos pela ESALQ, suspensa por fita emblemática com as cores verde, amarela, branca e castanha avermelhada. 

1987 | Doa, ainda em vida, seu acervo particular para a ESALQ, contendo aproximadamente 1.500 trabalhos publicados, além da descrição de cerca de 500 novas espécies de insetos e aracnídeos da fauna sul americana. Dentre essas descrições e catalogações está a aranha Metadiaea litterata (atual Runcinioides litteratus), também mencionada, possivelmente em seu último trabalho publicado na Revista de Agricultura, v.62, n.3, p.227-228, que possui o desenho do “A Encarnado”, símbolo da ESALQ; É homenageado com Placa de Prata pela Sociedade Brasileira de Entomologia – 50 anos (1937-1987) e Título de Sócio Honorário;

1988 | Falece em 22 de janeiro, aos 89 anos, pondo a sua morte um ponto final a uma vida de estudos, pesquisas, e, sobretudo de amor imenso à Ciência, ao Ensino, à Pátria. Deixa viúva a Sra. Helena Mendes de Toledo Piza, com quem conviveu por 61 anos, e o filho Dr. Marcos Salvador de Toledo Piza e dois netos. Hoje ele é apenas uma grande saudade.