Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 120

Período:  17 a 23/06/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

A senhora lendo em seu jardim

Belas árvores no Departamento de Engenharia de Biossistemas

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dicas da Semana

CABI One Health: uma revista transdisciplinar de acesso aberto

A CABI One Health se concentra nas interconexões entre humanos, animais, plantas, ecossistemas e seu ambiente compartilhado de forma transdisciplinar. O CABI One Health faz parte de um recurso de informações crescente e integrado que inclui One Health Cases e One Health Knowledge Bank .

25 anos de Série Produtor Rural!

Compartilhe o seu conhecimento com o pequeno produtor rural. 

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ, desde 1997, para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

Produtos & Serviços

Empréstimo entre Bibliotecas

Fale conosco: comut.esalq@usp.br .

O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos que possibilita ao usuário da ESALQ o acesso a livros, teses e monografias de outras bibliotecas, com a comodidade de retirá-los na Biblioteca Central.

Para utilizar o serviço é necessário estar vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.

Editoração e normalização de TCC

Templates para formatação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

A Divisão de Biblioteca disponibiliza em seu site documentos para facilitar a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico, por meio de conteúdos bibliográficos.

Campanhas & Eventos

Lançamento de livro

Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água

O lançamento acontece no dia 24 de junho de 2022, às 16h, na Biblioteca Central da Esalq.

Este livro apresenta e discute conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre as florestas e a conservação da água, como contribuição para a busca do maior equilíbrio entre a produção e conservação no planejamento de bacias hidrográficas, e como apoio ao aprendizado nos cursos de ciências agrárias e ambientais.

Ao longo de seus doze capítulos, são tratados conceitos fundamentais da hidrologia como o ciclo hidrológico e seus processos constituintes, a bacia hidrográfica como unidade integradora, o comportamento da água no solo e os processos eco-hidrológicos da zona ripária.

Aspectos aplicados de manejo de bacias hidrográficas, como o uso da água pelas florestas e seus serviços hidrológicos, entre outros, também fazem parte da análise, que inclui ainda um histórico das relações entre a floresta e a água e um apêndice com terminologia, unidades e transformações, de grande utilidade para o pesquisador.

Novidades do Acervo

Autor:


19 Lições de Pedologia

Com intuito de estudar a Ciência do Solo, o livro aborda desde rochas e minerais que dão origem aos solos, passa pelos processos de intemperismo, fundamenta e apresenta o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Didática, a obra é organizada em 19 lições e conta com exercícios resolvidos a cada capítulo. Explica as funções que estão refletidas nos atributos mineralógicos, biológicos, físicos e químicos – principalmente as relacionadas com o crescimento das plantas. O autor ensina ainda como examinar a aparência dos solos e a analisar e interpretar seus atributos. 

O livro esclarece que existem solos distintos, com as três dimensões que estão em contato constante com o ar da atmosfera, as rochas da litosfera, os organismos da biosfera e as águas da hidrosfera. 19 Lições de Pedologia ajuda a desvendar e conhecer melhor essas partes que constituem o solo, com uma linguagem simples, calcada em modernos dados técnico-científicos.

Escrito a partir da necessidade do autor de compartilhar seus anos de aprendizado, o livro traz o conteúdo necessário para se compreender a formação dos solos, e fazer com que as pessoas, em posse desse conhecimento, possam usá-lo a favor da proteção da natureza. Indicado a geólogos, estudantes de Agronomia, Geografia, Ecologia, Zootecnia, Biologia, entre outros.

Autores:

Fisiologia das plantas

O objetivo dos autores de Fisiologia das plantas é fornecer aos seus leitores uma explicação ampla da fisiologia vegetal (suas funções) desde a germinação até o crescimento vegetativo, amadurecimento e florescimento. A obra apresenta os princípios e os resultados de pesquisas desta área em todo o mundo, concentrando a atenção nas plantas de semente. 

Fisiologia das plantas é um livro destinado aos estudantes curiosos sobre o que as plantas fazem e sobre quais fatores físicos e químicos geram suas respostas.

Acesso Aberto (Open Access)

Biblioteca digital gratuita é inaugurada com 15 mil livros

No aplicativo BibliON, é possível emprestar e-books e audiolivros, participar de clubes de leitura, fazer oficinas e ouvir podcasts.

Uma nova e vasta biblioteca online acaba de ser inaugurada. São mais de 15 mil títulos digitalizados em um único aplicativo, o BibliON, uma plataforma gratuita que pretende ampliar o acesso das pessoas aos livros.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a SP Leituras, organização que gerencia o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo.

Segundo o diretor executivo da SP Leituras, Pierre Ruprecht, o projeto não ameaça o fechamento de bibliotecas físicas - ele quer incentivar o hábito de leitura para ampliar o público das bibliotecas locais. "É necessário que os projetos sejam pensados para privilegiar não apenas o acervo como também o usuário, por meio de uma oferta variada de serviços que compõem o conhecimento, além da leitura", afirmou Ruprechet.

A BibliON pretende investir na atualização de seu acervo e em treinamentos para bibliotecários e mediadores de leitura. Para isso, novos formatos vão ser explorados, como e-books e audiolivros. O projeto também contempla clubes de leitura, podcasts, seminários, capacitações e oficinas, além de outras atividades culturais e de formação.

Embrapa oferece repositório de dados de pesquisas baseado em rede de universidades públicas

Iniciativa on-line permite consulta em nove categorias temáticas de estudos do setor agropecuário e segue critérios que orientam a gestão de dados científicos em todo o mundo.

O Repositório de Dados de Pesquisa (Redape) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está disponível on-line neste link para consulta dos dados de estudos gerados pela empresa em nove categorias temáticas. A consulta ao repositório ajuda a reconhecer características genéticas de plantações, diagnosticar doenças que comprometem culturas diversas e analisar a produtividade de lavouras pelos pesquisadores e técnicos em extensão rural, em suporte ao produtor agrícola.

A iniciativa tem origem na rede de repositórios de dados de pesquisa das universidades públicas do Estado de São Paulo, entre elas a USP. Essa rede levou três anos para ser construída, envolvendo mais de cem pessoas de oito instituições, uma das quais a Embrapa Agricultura Digital, que disponibilizou um grande conjunto de imagens de doenças de plantas.

O grupo de trabalho da rede, coordenado por Claudia Bauzer Medeiros, integrante do Programa Fapesp de Pesquisa em eScience e Data Science, desenvolveu normas para intercâmbio de dados entre os participantes e fez estudos de desempenho para definir a adoção dos melhores softwares abertos de padrão mundial para criação de repositórios.

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação nas ferramentas EndNote Online e EndNote Click

O treinamento acontece no dia 29 de junho de 2022, das 14h30 às 16h30.

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas ferramentas "EndNote Online e EndNote Click".

EndNote Online é o software da Clarivate que auxilia os usuários na formatação e gerenciamento de listas de referências em mais de 7.000 estilos bibliográficos, inclusive ABNT.

EndNote Click é a nova ferramenta para captura de PDFs, com plug-in gratuito que otimiza tempo durante a pesquisa na web e possibilita a criação do próprio repositório de artigos (Meu Locker).

Ambas as soluções são compatíveis com portais de pesquisa de acesso restrito como Science Direct, Scopus, Web of Science, etc. ou de acesso aberto como Scielo, Google Acadêmico, etc.

Capacitação em Mendeley

O treinamento acontece no dia 30 de junho, às 14h. 

A Divisão de Biblioteca promoverá um encontro virtual para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Webinar Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo

O treinamento acontece no dia 23 de junho de 2022. Inscreva-se!

Escolher a melhor revista científica para publicar seu artigo requer uma série de estratégias que podem incluir critérios como escopo, corpo editorial, periodicidade e alcance. Para além desses elementos básicos, indicadores e métricas podem ser adicionados para estabelecer o fator de impacto, meia-vida, índice de imediaticidade, etc. Tais informações podem ser obtidas em índices internacionais multidisciplinares de citações como o Journal Citation Reports.

Avisos

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Reitoria divulgou comunicado, no dia 13 de junho, sobre uso de máscara na Universidade.

A Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, reunida no último dia 10/06, analisou os dados disponíveis sobre a Covid-19 e reiterou seu entendimento de que as medidas que vem sendo adotadas pela Universidade estão corretas, especialmente a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e a exigência de comprovação de imunização completa contra o coronavírus.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

USP vai oferecer 11.147 vagas em seus cursos de graduação no vestibular de 2023

Instagram

Problemas na introdução: será que você comete esses erros?

Youtube

Mendeley: acesso, registro e instalação

Nossa Gente

Egressos da Esalq: Natália Xavier, de Ciências dos Alimentos

No terceiro episódio da temporada 2022.1 da série "Egressos da Esalq" a equipe da TV USP foi até a sede da PepsiCo na cidade de Sorocaba/SP para conversar com a cientista de alimentos Natália Xavier, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento.

Ela fala de suas responsabilidades e de sua rotina de trabalho, e faz um balanço das contribuições que a formação recebida no curso de Ciências dos Alimentos trouxe para a construção de sua carreira.

Série mostra trajetória de profissionais formados nos cursos da USP em Piracicaba

Disponível no Youtube, “Egressos da Esalq” tem nova temporada com sete episódios onde ex-alunos contam suas rotinas profissionais e resgatam experiências vividas na graduação.

Com pouco mais de dois mil alunos matriculados anualmente nos cursos de graduação, o campus da USP em Piracicaba, com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, forma profissionais em sete cursos: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

Para mostrar a trajetória de alguns dos alunos egressos desses cursos, a TV USP Piracicaba e a Divisão de Comunicação criaram a série em vídeo Egressos da Esalq, disponível no canal da escola no Youtube. O objetivo também é divulgar os cursos e despertar o interesse dos estudantes que buscam uma carreira.

A série existe desde 2019, mas divulgou no início deste mês mais uma temporada. Composta de sete episódios, traz o relato de egressos que compartilham um pouco de suas rotinas profissionais e resgatam experiências vividas no tempo de graduação que contribuíram para a construção de sua carreira.

Divulgação Científica

Repositório da Produção USP - ReP

Em caso de dúvida, fale conosco: producao.esalq@usp.br.

A Divisão de Biblioteca da ESALQ, alinhada à Política de Acesso Aberto da Universidade de São Paulo e visando facilitar o depósito no "Repositório da Produção USP", disponibilizou um formulário para envio de cópia post-print de artigos publicados em revistas internacionais sem acesso público, a partir de 2018, principalmente aqueles resultantes de financiamento por agências de fomento, como a FAPESP .

Um dos objetivos do Rep é aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional.

Oportunidades

Programa de Apoios: Fealq recebe em julho novos pedidos

São considerados critérios de avaliação: mérito, relevância, atendimento aos objetivos institucionais, currículo, histórico escolar e publicações do aluno, além do volume de pedidos, recursos disponíveis, entre outros.

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) abre em julho um novo período para submissão de pedidos de apoio financeiro para realização de atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

Com base em regulamento recém-aprovado pela Diretoria, que orienta sobre o Programa de apoios da Fealq com uso de recursos próprios, poderão ser submetidas ao longo do próximo mês solicitações de: bolsa graduação, auxílio pós-graduação, auxílio para apresentação de trabalho em evento, para publicação de artigo em revista científica, auxílio-viagem, apoio para material em eventos vinculados a projetos administrados pela Fundação, além de apoio para atividades/iniciativas de interesse da comunidade.

Projeto Biota Fapesp tem vagas abertas para bolsas de pós-doutorado em Zoologia

São três bolsas para projetos temáticos na área, vinculadas à USP e à Unesp; inscrições vão até 30 de junho.

O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, denominado Programa Biota/Fapesp, está com inscrições abertas para três bolsas de pós-doutorado atreladas aos projetos temáticos na área de Zoologia, descritos abaixo, sendo duas vinculadas à USP e uma à Unesp. As inscrições para todos os projetos vão até o dia 30 de junho e os valores das bolsas são de R$ 8.479,20, por mês, com duração de 24 meses e renovável por mais 12 meses.

No ato da inscrição, por e-mail, o candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa focado na temática, com no máximo 20 páginas (de acordo com as normas da ABNT), em língua portuguesa ou inglesa, com resumo, introdução, hipóteses e objetivos da pesquisa, metodologia, cronograma e bibliografia. Também deve encaminhar o curriculum vitae atualizado na plataforma Lattes/CNPq (incluindo link de acesso), ou modelo equivalente; duas cartas de recomendação de profissionais da área e uma carta com relato de experiências e motivações para ocupar a função. Os candidatos devem cumprir as normas vigentes Fapesp e apresentar a documentação específica exigida. 

Acontece

Esalq assina convênio com Associação de Olho no Material Escolar

O convênio entre Esalq e DOME conta ainda com a parceria da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), responsável pela gestão financeira, divulgação e orientação jurídica do projeto.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Associação de Olho no Material Escolar (DOME) assinaram na última segunda-feira, 20/6, um convênio de cooperação.

O objetivo principal é o desenvolvimento de uma biblioteca virtual com conteúdo relativo ao agronegócio brasileiro. O material poderá ser utilizado por professores e professores-autores do ensino fundamental e médio dos setores educacionais público e privado do Brasil. A produção desses conteúdos entrará na composição de materiais didáticos, aplicados em salas de aula e em atividades extracurriculares.

“Esse convênio de cooperação é importante afim de melhorarmos a imagem do agro no Brasil. A base de todo esse conteúdo a ser produzido é a Ciência, que sempre mostrará os rumos a serem seguidos por uma sociedade justa e sustentável”, comentou o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto.

Livro sobre Mata Atlântica será lançado na próxima sexta-feira

Vinícius é professor da USP e foi diretor da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além de já ter escrito 16 livros.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia, na próxima sexta-feira, 24/6, o lançamento do livro “Guia das plantas da Mata Atlântica – Floresta estacional”. A obra é um trabalho conjunto dos estudiosos Vinicius Castro Souza, Cássio Patrocínio Toledo, Daniela Sampaio, Narcísio Costa Bígio, Gabriel Dalla Colletta, Natalia Macedo Ivanauskas e Thiago Bevilacqua Flores. O livro tem 360 páginas, ricamente ilustradas, e foi impresso pela Editora LPE. A organização do evento está sob responsabilidade do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Segundo um dos autores do livro, Vinícius Castro Souza, professor do departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP, a publicação cataloga as plantas das Florestas Estacionais existentes na Mata Atlântica. “Ele é destinado aos botânicos e profissionais da área ambiental e àqueles interessados pela flora brasileira, apresentando mais de mil fotografias de plantas, além de conteúdo que auxilia no reconhecimento das espécies e na caracterização das florestas estacionais do Brasil”, diz.

USP é a 12ª universidade que mais produz pesquisa no mundo, segundo ranking de Leiden

A USP perdeu três posições em relação ao ano passado, mas continua sendo a única instituição ibero-americana a figurar entre as 50 melhores do mundo.

A USP é a 12ª universidade que mais produz pesquisa no mundo, segundo ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, e divulgado no dia 22 de junho.

A classificação avalia a pesquisa acadêmica produzida pelas instituições e leva em consideração a produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela empresa Clarivate Analytics. Nesta edição, que avaliou a produção científica no período de 2017 a 2020, foram ranqueadas 1.318 universidades do mundo todo.

A USP perdeu três posições em relação ao ano passado, mas continua sendo a única instituição ibero-americana a figurar entre as 50 melhores do mundo. As demais universidades brasileiras mais bem avaliadas, dentre as 35 instituições classificadas, são a Universidade Estadual Paulista (Unesp), na 138ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 167ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 218ª posição.