Dicas & Notícias da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ | Ano: 2022 | Número: 113

Período:  29/04 a 05/05/2022 | Elaboração: Silvio Bacheta 

Fotos & Fatos do campus Luiz de Queiroz

Canto e encanto

Gostaria de ter sua foto do publicada no Dicas & Notícias da Biblioteca? Envie sua imagem de prédios ou paisagens do campus, com autoria, título e boa resolução, para comunica.dibd@usp.br

Dica da Semana

A assinatura da ferramenta Turnitin foi renovada até 01/05/2023

Dúvidas? Fale conosco pelo e-mail referencia.esalq@usp.br ou pelo telefone 34294240 ramal 208, 214 ou 222.

Tenho a satisfação de comunicar a vocês que a assinatura para uso dos recursos da plataforma Turnitin foi renovada até 01/05/2023.

A Turnitin é uma ferramenta de apoio a detecção de plágio, que possui uma base de dados comparativa com mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.

Você sabia que a comunidade acadêmica pode sugerir títulos de livros para aquisição?

Qual livro você indica para o nosso acervo?

O desenvolvimento de coleções aponta para o crescimento sustentável do acervo por meio do uso racional dos recursos financeiros, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção.

As sugestões devem ser de obras relacionadas às áreas de interesse da Biblioteca e disponíveis no mercado editorial, sendo avaliadas e, conforme a pertinência, encaminhadas para aquisição.

A Microsoft disponibiliza acesso gratuito ao Office 365 assim como a um drive remoto de 1Tb?

A STI oferece gratuitamente os Aplicativos do Gsuite USP, através da conta de e-mail da USP, tais como, Documentos, Planilhas, Apresentações, Drive entre outros. 

Para ter acesso a esses benefícios, basta efetuar o cadastramento indicando o e-mail da usp (@usp.br) no seguinte site: Office 365 Education

Lembrando que somente a versão online está disponível gratuitamente. A versão para download e instalação é paga e por assinatura anual e a Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/USP não possui contrato com a Microsoft para essa versão.

Produtos & Serviços

Seja um autor da Série Produtor Rural

Os autores são pesquisadores, docentes e alunos da Esalq e Cena.

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida pela Divisão de Biblioteca da ESALQ para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e/ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: " Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

Como podemos ajudar você?

Pergunte à Bibliotecária: referencia.esalq@usp.br.

As bibliotecárias referêncistas auxiliam alunos e professores na resolução de questões associadas ao desenvolvimento acadêmico por meio de conteúdos bibliográficos.

Novidades do Acervo

Autores:

Melhoramento de plantas

Esta oitava edição atesta a qualidade da obra e recebeu acréscimos e atualizações, incorporando os mais recentes avanços científicos e tecnológicos, além de um novo capítulo com exemplos de programas de melhoramentos.

O livro Melhoramento de plantas - 8ª edição conta sobre seu início rudimentar, com a seleção de sementes pelos primeiros agricultores, às mais novas técnicas com o uso da biotecnologia, como marcadores moleculares, sequenciamento de DNA e engenharia genética.

O melhoramento genético de plantas tem sido uma importante estratégia para o aumento da produtividade de forma sustentável.

Os objetivos do melhoramento genético de plantas estão ligados à nossa própria sobrevivência face ao crescimento populacional na Terra. Capacitar as plantas a resistir a doenças e insetos, incrementar sua qualidade nutricional, adaptá-las a tolerar condições adversas de clima e solo e elevar sua produtividade são destacados entre outras aplicações. O livro Melhoramento de plantas aborda os principais temas relacionados ao melhoramento prático, com destaque para planejamento do programa de melhoramento, sistemas reprodutivos, variabilidade genética, adaptabilidade, seleção, cultivares, hibridação e métodos de melhoramento.

Melhoramento de plantas, organizado por Aluízio Borém, Glauco V. Miranda e Roberto Fritsche-Neto, integra teoria e aspectos práticos, propiciando uma leitura abrangente mas acessível aos estudantes de graduação em Agronomia e pós-graduação em Genética e Melhoramento, Fitotecnia e Fitopatologia, bem como aos profissionais das áreas de Melhoramento de Plantas e Produção de Sementes.

Autores:

A economia da natureza

A Economia da Natureza é muito mais que uma obra didática, trata-se de uma fonte de conhecimento de valor inestimável.

A Economia da Natureza, o clássico que, desde 1976, vem conquistando inúmeros e leais leitores, chega à sua oitava edição, totalmente revisado e atualizado, mantendo-se fiel ao seu objetivo primordial: prover conteúdo de alto teor cientí­fico, elaborado de modo didático, para estimular os estudantes no processo de aprendizagem, e os professores, no ensino dos temas abordados. 

Escrito de maneira objetiva e complementado por fotos espetaculares, ilustrações primorosas e grá­ficos de fácil interpretação, esta obra conta com diversos recursos pedagógicos, apresenta estudos com aplicações em situações reais, descreve experiências de observação e interpretação de dados cientí­ficos provenientes de sistemas variados, além de abordar mudanças globais em cada capítulo, ajudando o leitor a fazer conexões entre ecologia básica e problemas ecológicos reais que afetam sua vida.

Acesso Aberto (Open Access)

Autores:

Uma visão panorâmica do controle biológico na agricultura moderna

O objetivo desta obra é descrever as características de cada grupo de organismos utilizados como agentes biológicos de controle na agricultura atual, caracterizada por uma crescente exploração dos recursos de biocontrole no desenvolvimento de um processo mais eficiente e sustentável.

Na obra os autores ressaltam os saberes que podem contribuir para o surgimento de uma agricultura moderna que reduza o impacto negativo do homem no meio. Nesse contexto, o uso de produtos biológicos é destaque, vistos os benefícios propiciados. 

Aponta-se que, principalmente no controle de pragas e doenças, agentes de controle biológico são casos de sucesso, comprovado o crescimento promissor das empresas desse setor. Além disso, pesquisas sobre esse tema têm sido realizadas com o objetivo de desenvolver e melhor compreender novos organismos. Por fim, o conhecimento gerado deverá alcançar os produtores, destacando-se o papel do engenheiro agrônomo na função de difusão dessas tecnologias para o estabelecimento de uma agricultura moderna que seja produtiva e ao mesmo tempo sustentável. 

Divulgação Científica

Aplicativo Siflor Cerrado ajuda produtor rural na escolha de espécies florestais

Ferramenta desenvolvida por pesquisadores e egressos da USP orienta sobre melhor espécie florestal a ser plantada na propriedade; são disponibilizadas informações de tipo de solo, textura de solo, vegetação, uso do solo e silvicultura.

Para contornar as restrições climáticas e potencializar a produtividade no cerrado brasileiro, o projeto Siflor Cerrado foi criado para recomendar ao produtor espécies florestais e clones para o cultivo do componente florestal em sistemas de monocultivo e integração lavoura-pecuária-floresta. A iniciativa tem participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) de São Carlos, ambos da USP.

O projeto inclui um aplicativo gratuito que pode ser acessado neste link por computador ou dispositivos móveis e traz a recomendação de espécies florestais e clones. Traz ainda dados biofísicos que auxiliam no planejamento da implantação do componente florestal. Todas essas informações estão disponíveis por geolocalização, para produtores rurais e profissionais ligados à cadeia de florestas comerciais.

“O Siflor Cerrado identifica espécies arbóreas segundo a aptidão da propriedade. Isso agiliza o trabalho do produtor, que pode potencializar a produtividade na sua área”, comenta Luciana Duque Silva, docente do departamento de Ciências Florestais da Esalq, e coordenadora do projeto.

Equipamento desenvolvido na Unicamp beneficia o plantio de algodão e cana-de-açúcar

Inovação garantiu novas parcerias comerciais para empresa licenciada e pesquisadores do projeto.

Um equipamento desenvolvido na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp deve contribuir para processos mais eficientes na agroindústria. Trata-se de um destruidor de soqueiras, máquina que realiza a destruição de restos culturais agrícolas, tais como raízes e restevas (vegetação rasteira e seca). A patente da tecnologia foi concedida para a Unicamp pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2017. A tecnologia foi licenciada, com o auxílio da Agência de Inovação Inova Unicamp, para a empresa Jima Consultoria e Gestão Empresarial em 2021.

Seus inventores são os professores da Feagri, Daniel Albiero e Antonio Maciel, falecido em 2016. A participação de Albiero no licenciamento foi destacada pela diretora de Parcerias da Inova Unicamp, Iara Ferreira. “Seu apoio técnico aos analistas da Inova favoreceu uma negociação que atendeu as expectativas da Unicamp e da empresa, de forma rápida e segura”.

Unicamp licencia tecnologia para diminuir uso de antibióticos em rações para peixes

Formulação feita a partir de óleos essenciais melhora o sistema imunológico de peixes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de duas porções de pescado por semana, o equivalente a 250 g. No Brasil, a média está abaixo do ideal e há uma discrepância de consumo segundo a região do país. O pescado é mais comumente usado na culinária da região Norte, enquanto na região Sul ainda prevalece a carne vermelha. A presença do peixe na dieta humana é recomendada por nutricionistas em função de seu perfil nutricional.

O aumento da produção de peixe em cativeiro pode ampliar o consumo de pescado em todas as regiões do país. Apesar do grande potencial da aquicultura, há desafios a serem enfrentados para diminuir o impacto ambiental e ampliar a qualidade do pescado voltado para o consumo humano. Neste contexto, uma tecnologia desenvolvida no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp (CPQBA) pode ser uma aliada para a produção em maior escala por meio da aquicultura.

A tecnologia oferece uma alternativa natural para prevenção e tratamento de bacterioses. O antibiótico é o principal tratamento empregado no controle das bacterioses em peixes, mas seu uso excessivo pode levar ao desenvolvimento de bactérias resistentes e à poluição do meio ambiente. O desafio de substituir os antibióticos na dieta dos peixes foi objeto da pesquisa de doutorado desenvolvida pela aluna Renata Estaiano de Rezende. Sob a orientação da pesquisadora Marta Cristina Duarte, Rezende testou 71 óleos essenciais voláteis, até encontrar a composição ativa exata para combater os três principais tipos de bactérias que atingem a produção industrial de peixes e mariscos.

Capacitação & Desenvolvimento

Capacitação em Mendeley

A agenda de maio está aberta. Inscreva-se!

Durante o mês de maio de 2022, a Divisão de Biblioteca promoverá encontros online para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários. 

O Mendeley é um gestor de referência gratuito, desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Auxilia na formatação de trabalhos acadêmicos (citações e referências) de acordo com normas nacionais e internacionais, possuindo mais de 8.000 estilos de referências, incluindo ABNT.

Webinar Mendeley: suas citações e referências em poucos clicks

O treinamento acontece no dia 05 de maio de 2022, às 10h.

Ao redigir seus trabalhos acadêmicos e científicos, é essencial manter suas leituras em dia e organizadas.

Mendeley é uma ferramenta de gerenciamento de referências que permite organizar e pesquisar facilmente sua biblioteca pessoal, anotar documentos e citar enquanto escreve. O plugin de processador de texto de Mendeley funciona com Microsoft Word, Libre Office e outros processadores de texto populares.

Webinar SciVal: conheça tudo sobre a sua linha de pesquisa

O treinamento acontece no dia 09 de maio de 2022, às 10h.

O atual cenário de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) requer que os estudantes de pós-graduação, docentes e gerentes de pesquisa criem novas maneiras de avaliar a qualidade e o impacto de seus projetos de pesquisa com inteligência baseada em dados e tendências mundiais. As soluções de inteligência de pesquisa fornecem conteúdo, dados, informações e análises para impulsionar insights, planejamento estratégico e relatórios.

Com o uso de uma tecnologia avançada de inteligência de pesquisa, a solução SciVal – http://scival.com assinada pela Universidade de São Paulo desde 2016 permite que você obtenha um panorama da pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, realize comparações de desempenho, analise tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, busque colaboradores e gere relatórios, em segundos. Os dados presentes no SciVal são vinculados de mais de 19.700 instituições e 12 milhões de pesquisadores de 231 nações.

Webinar Conheça a PressReader Jornais e Revistas Online na USP

O treinamento acontece no dia 17 de maio de 2022, às 15h.

A PressReader é uma base que oferece acesso digital a mais de 7.000 títulos de jornais e revistas do mundo todo. Trata-se de conteúdo de imprensa. Participe deste Webinar e saiba mais sobre a PressReader.

A PressReader está disponível a todos na USP. As pessoas viajam mais do que nunca. Os usuários querem uma perspectiva verdadeiramente global que possa acompanhar a maneira como eles estão vivendo. PressReader tem a maior seleção de jornais e revistas de mais de 120 países em mais de 60 idiomas. São 7.000 publicações confiáveis ​​em uma única plataforma. E os leitores podem traduzir instantaneamente artigos em até 21 idiomas. Simplificando, a experiência do PressReader é única.

The Washington Post, Los Angeles Times, Forbes, News Week, PC World, Popular Science, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Revista Isto É são algumas das publicações que estão acessíveis. Escolha os assuntos de sua preferência: alimentos e gastronomia, arte, ciência, computação, entretenimento, esportes, história, medicina, saúde, TV, etc.

Webinar Journal Citation Reports: como identificar revistas de alto impacto métricas e indicadores

O treinamento acontece no dia 23 de maio de 2022, às 15h.

Journal Citation Reports (JCR)  reúne informações sobre o fator de impacto e ranking das revistas em todas as áreas de conhecimento, de grande utilidade para a seleção de periódicos para publicação. 

JCR é uma publicação eletrônica anual da Clarivate que fornece informações sobre revistas acadêmicas nas ciências e ciências sociais, incluindo fatores de impacto. O JCR foi originalmente publicado como parte do Science Citation Index. O JCR oferece um método sistemático e objetivo para avaliar criticamente os principais periódicos do mundo, com informações estatísticas quantificáveis baseadas em dados de citações. Ao compilar as referências citadas dos artigos, o JCR ajuda a medir a influência e o impacto da pesquisa nos níveis da revista e da categoria e mostra a relação entre citações e revistas citadas.

Oportunidades

Capacitação

Tecnologias voltadas para o campo são temas do Agrotic, que começa dia 11.

Congresso vai debater conectividade, soluções e formação de mão-de-obra digital para o agrobusiness.

As tecnologias sem fio (4G, 5G e satelital) para o incremento da produtividade no campo; as TICs no apoio à formação de mão-de-obra digital para o agrobusiness; e o papel do ecossistema tecnológico voltado à agricultura brasileira são os principais temas do AGROtic, que acontecerá de 11 a 13 deste mês. Promovido pela Momento Editorial em parceria com a Esalqtec, da USP, o evento terá início com a live sobre a formação de profissionais de TI, de Sarah Martins, da área de Relações Institucionais e Governamentais da Brasscom.

No primeiro painel do dia 11, estão previstos debates sobre os desafios para a qualificação em Tecnologia Digital do profissional agro, dada a urgência da digitalização no campo. Os desafios não são pequenos, mas iniciativas das academias, entidades e empresas podem minimizar os problema. Como mostrarão a professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Catarina Barbosa Careta; o professor do curso de Mecanização da Agricultura de Precisão da Fatec/FSNT, Carlos Eduardo de Otoboni; o diretor do Instituto Pecege, Daniel Sonoda e o presidente da AsBraAP, Marcos Nascimento Ferral. O Painel é mediado por Sérgio Barbosa, Gerente-Executivo da ESALQtec.

Bolsas

Quer ser bolsista de iniciação científica? A USP tem uma oportunidade para você

Alunos de graduação da USP podem se candidatar até o dia 22 de maio para receber bolsas de iniciação científica oferecidas pelo CNPq.

Estão abertas as inscrições para dois programas de iniciação científica da USP com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do governo federal, com vigência em 2022 e 2023. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) oferecem bolsas no valor de 400 reais mensais para estudantes de graduação da Universidade que desejam desenvolver um projeto de pesquisa. A indicação dos alunos da USP deve ser feita pelo professor orientador por meio do sistema Atena até as 12 horas do dia 22 de maio.

Para participar da seleção do Pibic, deve ser apresentada uma proposta de pesquisa, básica ou aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático, nas diversas áreas do conhecimento. Já para o Pibiti, é necessário que seja incluída uma proposta de desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas, modelos de negócios, tecnologias sociais ou tecnologias digitais. 

Os editais exigem que o aluno esteja matriculado em um curso de graduação da USP, tenha um bom desempenho acadêmico, não tenha vínculo empregatício, e tenha currículo atualizado e publicado na Plataforma Lattes do CNPq. O orientador deve ser professor, pós-doutorando ou pesquisador colaborador da USP, com prazo para finalização de seus planos de trabalho maior ou igual ao da bolsa de iniciação científica. 

Bolsas

Startup apoiada pelo PIPE oferece vaga de treinamento técnico em agronomia

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.412,80 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP está disponível para o projeto “Composto bioestimulante e bioprotetor sustentável para o controle da ferrugem de plantas no sistema de cultivo orgânico”. O prazo de inscrição termina na próxima terça-feira (10/05).

O projeto é conduzido pela empresa Defense Fertilizer, de Campinas, que recebe apoio financeiro do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP e tem como meta desenvolver um composto inovador para aplicação foliar no controle de doenças fúngicas em plantas, com ação tanto bioprotetora como bioestimulante.

Avisos

O uso de máscara é obrigatório nas dependências das bibliotecas do campus 

Reitoria divulgou comunicado sobre uso de máscara na Universidade.

A Reitoria divulgou no dia 20 de março, um comunicado a respeito do uso de máscaras, pela comunidade acadêmica, prestadores de serviços e visitantes, nos ambientes fechados e nas áreas externas da Universidade. Leia, a seguir, a íntegra do texto.

Comunicado da Reitoria sobre uso de máscara – 20/03/22

Com base no disposto na Portaria Interministerial nº 14/2022, no Decreto Estadual nº 66.897, de 17 de março de 2022, nas especificidades do ambiente universitário e na avaliação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, a Universidade de São Paulo determina que o uso de máscara será obrigatório a todo o corpo discente e docente, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviços e visitantes nos ambientes fechados da Universidade, incluindo salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos da Universidade. Nos ambientes externos, o uso de máscara é recomendado em situações de aglomeração.

Deverão ser utilizadas máscaras cirúrgicas ou tipo N95, bem ajustadas ao rosto cobrindo do nariz ao queixo.

Essa determinação foi decidida por analogia ao estabelecido para usuários de transporte público (número elevado de pessoas no mesmo ambiente, circulação restrita de ar, proximidade física e tempo de permanência prolongado).

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo acadêmico

Facebook

Incerteza profissional faz jovens sofrerem a 'crise dos 25' ao chegar na vida adulta

Instagram

Ex-deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba, Mendes Thame morre aos 75 anos

Blog

Aspectos históricos da Agricultura Paulista | Parte 2. Os primeiros engenhos

Acontece

Sucesso na exportação de alimentos é uma das causas de alta no custo da comida no Brasil

Para o economista José Baccarin, produtor nacional não abre mão de obter, cobrando em reais, mesmos lucros que aufere ao comercializar em dólar. Disparada de gastos com alimentação é turbinada também por fatores externos, como a pandemia e a guerra na Europa. “Mas não basta achar que este é um problema que veio de fora, e contra o qual não se pode fazer nada. Pode-se sim, e deve-se”, defende.

A vertiginosa subida nos preços dos alimentos, que vem ocorrendo desde o começo do ano, colocou de novo na pauta dos noticiários assuntos que já se acreditava superados no dia a dia do brasileiro, como inflação alta,   insegurança alimentar e escassez de determinados produtos. Para tornar o cenário mais complicado, essa subida ocorre em meio a uma série de crises e choques que varrem a economia nacional e mundial, incluindo a instabilidade causada pela guerra na Europa entre Rússia e Ucrânia, a desaceleração econômica gerada pela pandemia de covid-19, a subida, igualmente desmedida, no preço dos combustíveis etc. Não é de se admirar, então, que na hora de identificar as causas para a disparada nos preços da comida no mercado interno muitas autoridades estejam apontando o dedo para fora do Brasil.

Porém, como explica o engenheiro agrônomo e economista José Giacomo Baccarin, há outros fatores igualmente importantes atuando dentro do Brasil para inflacionar os preços. Desde 2019, Baccarin, que é professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, campus de Jaboticabal, está à frente de um projeto de pesquisa, com apoio do Ministério da Saúde, via CNPq, para acompanhar os efeitos da internacionalização da agricultura brasileira sobre os preços dos alimentos ao consumidor. Nesta entrevista ao Jornal da Unesp, ele explica de que forma a condição de grande exportador de alimentos do Brasil contribui para que os preços disparem. E aponta iniciativas que poderiam ser adotadas pelas autoridades políticas e econômicas, de forma a preservar a segurança alimentar no país.

Docente representou a Esalq em reunião sobre Sistemas Agroalimentares

A participação dos pesquisadores esteve dividida em quatro eixos temáticos, incluindo Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Ambiente e Vida Melhor.

No último dia 27 de abril, aconteceu a reunião anual Young Scientific Roundtable, evento organizado pela equipe do Transformative Research Challenge, ligado ao Word Food Forum (WFF). Além do WFF, a coordenação das atividades teve parceria da FAO, CGIAR e a Aliança Agrifood 5. Esta última, conta com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) entre seus integrantes, contemplando 5 das melhores universidades em ciências agrárias do mundo.

Durante o evento, a Esalq foi representada pelo professor Brunno da Silva Cerozzi, do departamento de Zootecnia. A reunião reforçou a importância dos jovens investigadores na transformação dos nossos sistemas agroalimentares. O evento lançou oficialmente a segunda edição do TRC, com o objetivo de inspirar a investigação e inovação no desenvolvimento sustentável para acabar com a fome e transformar os nossos sistemas agroalimentares.

Em sua participação, Cerozzi ajudou a responder como podemos assegurar que a forma como produzimos alimentos é mais viável economicamente, ambientalmente correta e socialmente justa? O professor da Esalq se declara um entusiasta da agricultura sustentável e espera que a sua investigação encoraje a disseminação de sistemas de produção alimentar economicamente viáveis, ambientalmente sãos e socialmente justos em todo o mundo. Sobre estes desafios, o professor da Esalq observou que “é possível, não será fácil mas valerá a pena”.

Formação socioemocional ajuda jovem a planejar futuro

Voltado ao vestibular, ensino deve contemplar habilidades como empatia.

Na formação de crianças e adolescentes, a escola e os familiares precisam não só atentar para os conteúdos do vestibular, mas também estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, autonomia e empatia.

É o que afirmam os especialistas que participaram do segundo painel do seminário Escola do Futuro, realizado na quinta-feira (28) pela Folha com patrocínio da Conquista, empresa de soluções em educação e gestão escolar. O evento foi mediado por Paulo Saldaña, fundador e diretor da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e repórter do jornal.

A questão socioemocional faz parte do desenvolvimento pleno dos estudantes, diz Mozart Neves Ramos, ex-secretário de Educação de Pernambuco. Ainda assim, a área fica em segundo plano, já que o ensino prioriza o aprendizado para aprovação em exames para universidades.

USP cria nova Pró-Reitoria para ampliar ações de inclusão e pertencimento

A nova Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento incorporará órgãos como a Superintendência de Assistência Social e o Escritório USP Mulheres.

Com 102 votos a favor, duas abstenções e nenhum voto contra, o Conselho Universitário aprovou hoje, dia 3 de maio, a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), que centralizará e coordenará as ações da Universidade voltadas para as políticas afirmativas e de permanência, agregando-as às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Para a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, “com esta nova Pró-Reitoria, estamos estabelecendo uma relação mais íntima com a dinâmica do mundo contemporâneo. Quando trabalhamos em ambientes com maior diversidade, produzimos não só conhecimento e cultura mais responsáveis, como também avançamos na discussão sobre a própria diversidade. Como universidade pública, temos a obrigação de ser uma instituição de vanguarda no Brasil, esse é o nosso desafio e espero que estejamos à altura dele”.

Pesquisadores da USP e da UFSCar desenvolvem 'papel fertilizante' a partir de material biodegradável

Com custo de R$ 0,27 por grama de embalagem, a tecnologia, feita a partir de fibra de celulose e extraída do bagaço da cana-de-açúcar, otimiza trabalho e tempo, além de gerar economia e menos resíduos.

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP), campus Pirassununga (SP), desenvolveram um 'papel fertilizante' a partir de um material biodegradável que libera nutrientes, de forma lenta e prolongada, para a produção e crescimento de plantas.

Com custo de R$ 0,27 por grama de embalagem, a tecnologia, feita a partir de fibra de celulose e extraída do bagaço da cana-de-açúcar, otimiza trabalho e tempo, além de gerar economia e menos resíduos.

O invento tem a aparência de um papel e carrega três macronutrientes essenciais para o desenvolvimento de qualquer tipo de planta, que são o nitrogênio, fósforo e potássio. De acordo com os pesquisadores, o material é biodegradável por sofrer decomposição natural ao entrar em contato com o ambiente.