Sobre

Projeto de divulgação da flora nativa do município de São Bento do Sul, SC, Brasil.

Início do projeto: outubro de 2009

Como citar:

Schwirkowski, P. Projeto Flora de São Bento do Sul - SC. Disponível em:

AVISO IMPORTANTE

Este site tem finalidade apenas didática e informativa, e de forma alguma propõe-se a substituir a medicina convencional ou os seus profissionais.

Caso você necessite de tratamento ou de algum medicamento, o autor recomenda ENFATICAMENTE que você procure um profissional da Saúde, e NUNCA pratique a auto-medicação.

Prezado leitor, caso você não possua conhecimentos suficientes sobre as plantas aqui citadas, não utilize as informações deste site.

Muitas espécies possuem caracteres morfológicos muito semelhantes, no entanto, as propriedades medicinais ou alimentícias podem ser completamente diferentes.

Os nomes populares das espécies aqui citadas podem referir-se à plantas completamente diferentes em outras regiões do Brasil, portanto, conhecer alguma planta apenas pelo nome popular, não é garantia de que trata-se da mesma espécie.

Algumas plantas são usadas apenas externamente, e se forem ingeridas pode levar à intoxicações graves ou até à morte.

TODO medicamento deve ser utilizado sob prescrição e acompanhamento médico.

Sobre os usos alimentícios, os dados aqui citados não pretendem, de forma alguma, incentivar a substituição da alimentação comum do seu dia-a-dia.

O autor reitera que apesar de já ter experimentado dezenas de propriedades das espécies aqui citadas, estas informações não pretendem substituir nem a medicina convencional, nem a alimentação já implantada na sociedade moderna.

O autor não se responsabiliza por possíveis usos errôneos das propriedades das plantas aqui citadas.

Lembre-se: o conhecimento é como uma faca: pode ser utilizada para cortar um pão, ou para matar alguém. O que quer que aconteça, a culpa não será da faca, mas sim daquele que a tinha em suas mãos.


Tradescantia schwirkowskiana Funez, Hassemer & J.P.R. Ferreira - Família Commelinaceae

Espécie nova coletada no projeto e nomeada em homenagem a Paulo Schwirkowski, autor do Projeto FloraSBS