Araceae

A família Araceae ou das aráceas inclui as plantas vulgarmente designadas por jarro ou arão. São angiospérmicas, monocotiledóneas. A família botânica é composta por 107 géneros e cerca de 3000 espécies. É frequente nos trópicos da América ainda que se distribua nas regiões temperadas europeias setentrionais até aos trópicos da mesma região.

Hábito e folhas
São ervas perenes ou sazonais, as folhas são basais nas espécies epífitas e nas lianas distribuem-se alternadamente pelo caule. São pecioladas, grandes, coriáceas, inteiras ou recortadas ou lobadas. São exceções entre as monocotiledóneas, quanto ao formato, nervação e coloração distinta nas duas faces. São plantas de hábito terrestres ou epífitas, raramente aquáticas, geralmente herbáceas. O caule nas terrestres é curto e subterrâneo, nas epífitas é comprido e trepador.

Flores
As flores constituem uma inflorescência chamada espádice, acompanhada, e por vezes parcialmente encerrada por uma espata ou capa semelhante a uma pétala de grandes dimensões. Nos aróides (subfamília aroideae) monóicos, as flores femininas estão dispostas no espádice na parte inferior, enquanto que as flores masculinas estão dipostas na parte superior. Nos aróides com flores completas, os carpelos atingem a maturação antes dos estames, prevenindo, assim, a auto-polinização. Há ainda espécies dióicas. Androceu, em geral com 2 a 4 estames. Gineceu de ovário súpero ou ínfero, com 1 a vários lóculos contendo número variável de óvulos.

Frutos
A infrutescência é constituída por várias bagas parcialmente isoladas ou sincárpicas, semente com ou sem endosperma, com testa fina e espessada.

Espécies identificadas:

Caladium bicolor - Tinhorão
Colocasia esculenta - Tarô
Philodendron bipinnatifidum - Guambê
Pistia stratiotes - Alface-d'água
Zantedeschia aethiopica - Copo-de-leite