Lamiaceae


A família botânica Lamiaceae era conhecida anteriormente como Labiatae ou Labiadas, e compreende cerca de 258 gêneros e mais ou menos 7.193 espécies. No Brasil, existem 23 gêneros e mais de 230 espécies nativas. São plantas cosmopolitas. Muitas espécies desta família são importantes, e tem uso medicinal, aromático, cosmético, condimentar e alimentício. São desta família as plantas Alecrim, Orégano, Timo, Menta, Hortelã, Lavândula, etc.

Hábito e folhas
Geralmente são ervas, arbustos ou mais raramente árvores, os ramos jovens são, geralmente, triangulares. As folhas são simples, opostas ou verticiladas, com limbo inteiro, denteado ou lobado, revestidas de pêlos landulares que normalmente secretam essências aromáticas. Podem ser compostas, penadas ou palmadas.

Flores
Grandes ou pequenas, geralmente são vistosas, reunidas em inflorescências derivadas de uma série de ramos cimosos, muitas vezes axilares. São hermafroditas, diclamídeas, pentâmeras e bilabiadas.
O cálice é tubuloso, campanulado ou infundibuliforme, apresentando o limbo, geralmente, diferenciado em lábio superior(lábrum), e inferior(labíolo).
O androceu é formado por 2 a 4 estames epipétalos, inseridos no tubo ou na fauce da corola. Os filetes são livres entre si, retos ou curvos, com ou sem apêndice, ou concrescidos em bainha aberta, através da qual passa o estilete, como em Plectranthus. Há estaminódios nas flores com 2 estames. Nos integrantes da subfamília Ocimoideae, os estames são inclinados sobre o lábio inferior da corola e envolvidos por ele. O estilete é ginobásico ou não (Teucrium), sendo resultado da fusão de dois.
O ovário é súpero, bicarpelar, bilocular, com 2 óvulos em cada lóculo, mas há uma constrição em cada carpelo, por um falso septo, dando impressão de tetralocular quando adulto. O ovário está assentado em um disco glandular, expandido em um lado e saliente.

Fruto
Seco, esquizocarpo ou drupa, que se separa em 4 frutículos parciais (núculas), onde cada núcula é uma pequena noz, oval, quase globosa, oblonga, trigonal ou tetraédrica. As sementes têm pouquíssimo ou nenhum endosperma. O embrião é reto.

Espécies identificadas:

Mentha rotundifolia - Hortelã-branca
Origanum majorana - Manjerona
Stachys arvensis - Falso-hortelã