Estatística que (a mim) não explicou nada

15 de outubro de 2013 - DIA DO PROFESSOR

Aos professores meus parabéns pelo seu dia. Aos professores educadores meu respeito pelo trabalho que vocês tentam executar e nem sempre conseguem por causa dos políticos, dos governadores, prefeitos e vereadores. Por causa também da parcela das famílias que não executam sua parte na árdua tarefa de formar (bem) um ser humano fornecendo o básico e educação na época propícia.

A toda poderosa Rede Globo disse, no telejornal vespertino, que vocês são em número de dois milhões e cem mil pessoas exercendo a profissão no Brasil, em todos os níveis desde a Educação infantil até o final do Ensino Médio.

Fazendo uma continha rápida, no universo de 198,7 milhões de brasileiros (IBGE - 2012) vocês representam aproximadamente 1% da população. Em outras palavras, para cada 100 brasileiros existe 1 professor. Contesto a maneira "Global" com a qual a informação foi fornecida! Se, retirarmos dos 198,7 milhões todos aqueles que não estão cursando educação infantil, ensino fundamental ou médio e, considerarmos que os estudantes são aproximadamente metade da população do país, existirá um professor para cada 50 estudantes. Isso é mentira!

Pergunto: os professores já aposentados estão inseridos nesta estatística? O número de professores retirados das salas de aula para ocupar cargos nas secretarias e em outros órgãos públicos e instituições foi decrementado do total? Alguém por aí sabe o que este número (dois milhões e cem mil) representa na Educação do Brasil? Os professores das Escolas privadas estão incluídos?

São muitas dúvidas e poucas respostas. Pouca coisa a se comemorar no dia do professor!

José Antônio da Conceição