Vontade

1) O que se entende por pensamento?

Do latim pensare, pensar, refletir.  Atividade da mente através da qual esta tematiza objetos ou toma decisões sobre a realização de uma ação. É uma palavra fácil de ser intuída, mas difícil de ser explicada com palavras.

2) Por que é difícil descrever o pensamento?

A cultura grega deu ênfase à razão. A razão fazia o indivíduo raciocinar e aplicar-se ao conhecimento das virtudes. Acontece que o pensamento dos pré-socráticos e dos orientais não são interrogativos, mas poéticos-noemáticos, em que o racional é deixado em segundo plano. Mesmo assim, esses pensamentos poéticos-noemáticos não são superficiais, mas essenciais à própria elaboração do pensável. 

3) Qual o conceito de vontade?

É a faculdade de perseguir o bem conhecido pela razão.

4) Como o conceito de vontade foi tratado no curso da história?

a) Psicologicamente (ou antropologicamente), falou-se da vontade como de uma certa faculdade humana, como expressão de um certo tipo de atos; 

b) moralmente, tratou-se da vontade em relação com os problemas da intenção e com as questões concernentes às condições requeridas para alcançar o Bem; 

c) teologicamente, o conceito de vontade foi usado para caracterizar um aspecto fundamental e, segundo alguns autores, o aspecto básico da realidade, ou personalidade, divina; 

d) metafisicamente, considerou-se às vezes a vontade como um princípio das realidades e como motor de todas as mudanças.

5) Qual a função da disciplina?

A disciplina indica a submissão da vontade e da inteligência a normas de pensamento, da ação, de conduta, sob os vários aspectos que apresenta a vida humana.

6) Qual a concepção de Schopenhauer?

Para Schopenhauer, a vontade, ao contrário da razão, não têm limites. Para controlar a vontade, ao contrário do budismo, procura uma saída estética: concentrar-se num quadro ou numa música anula a vontade.

7) De que forma podemos relacionar pensamento e vontade?

Os atos dependem da vontade e a vontade da ideia. Para que o ato seja moral, o indivíduo precisa distinguir entre o bem e o mal. A pessoa que rouba parte de uma ideia, ou seja, que ele consegue com mais facilidade aquilo que deseja.

8) Como exemplificar a relação entre ideia e ação?

Karl Marx dizia: "Até hoje, os filósofos só fizeram interpretar o mundo; devemos, agora, transformá-lo".  A consequência é partir diretamente para a ação sem os cuidados da teoria. A ideia assemelha-se a uma semente. Passa por diversos tratamentos até dar o fruto esperado. 

9) Como purificar a vontade

A vontade pode ser fortalecida no indivíduo através da educação esclarecedora e, principalmente, através do combate ao capricho e à obediência passiva, bem como pela formação do hábito de propor a si mesmo tarefas difíceis e de trabalhar até conseguir alcançar o objetivo.

(Reunião de 2024)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/vontade