Coração

1) O que é o coração?

Órgão muscular oco, situado no tórax, e que constitui o elemento motor central da circulação do sangue.

2) O coração é o órgão mais importante do corpo humano?

O coração é um dos órgãos mais importante do corpo humano, pois bombeia sangue para todas as partes do organismo e, por isso, essencial à manutenção da vida. Lembremo-nos de que podemos ficar vários dias sem comer e beber, mas não sem respirar. Quantas não são as mortes causadas por asfixia?

3) Qual é valor simbólico do coração?

Desde tempos remotos, o coração é apresentado como a sede da alma, do sentimento, da coragem, da consciência e da razão. Já no antigo mito mesopotâmico, “o medo da morte se aloja no coração”, e leva Gilgamesh a procurar pela erva da imortalidade. No embalsamento egípcio, todos os órgãos internos eram retirados, menos o coração, que permanecia em seu lugar.

4) O coração é símbolo do mental ou do emocional?

Na antiguidade, o coração era o símbolo da vida mental, da vida afetiva, da vida interior e da personalidade integral do homem. A partir do século VI a.C., na Grécia, em que a filosofia deixou de ser mítica para se tornar racional, também começou a distinguir os campos de ação do intelecto e do sentimento. O coração vai condividir com o cérebro o privilégio de ser o centro principal do ser humano.

5) Como, na Idade Média, foi revalorizado o termo kardia?

Na religião, principalmente no Novo Testamento, a palavra kardia é tomada no seu sentido metafórico geral e designa o interior do homem, o lugar onde nasce e desenvolve a vida espiritual.

6) Qual a relação entre coração e auto-hipnose?

“Porque como imaginou em seu coração, e assim é” (Provérbios, 23,7). Esta frase, em linguagem moderna, seria: “Como o homem imaginou em seu subconsciente ou no íntimo de sua mente, ele assim é”.

7) Como situar o termo “coração” no âmbito do Espiritismo?

“A paz legítima emerge do coração feliz e da mente que compreende, age e confia” (Joanna de Angelis). “Ampara os corações enfermiços e frágeis que te acompanham os passos. Se plantares o bem, o tempo se incumbirá da germinação, do desenvolvimento, da florescência e da frutificação, no instante oportuno” (Emmanuel). “Aqueles que amparamos constituem nosso sustentáculo. O coração que socorremos converter-se-á agora ou mais tarde em recurso a nosso favor. Ajudando seremos ajudados. Dando, receberemos: esta é a lei Divina” (do livro: Jesus no Lar).

Mais questões:

O que significa dizer que se deve um coração puro?

Quais são as passagens bíblicas que tratam do coração?

O coração diante do mundo. Comente.

O amor está no coração ou na mente?

(Reunião de 25/08/2012)