Revolução Francesa

1) Qual o quadro político-econômico que antecede a Revolução Francesa?

Após a queda do Império Romano no Ocidente, em 476, a atividade econômica se atrofia (séc. VIII ao séc. XII). A partir daí surge o absolutismo, ou seja, a concentração de poder sob a proteção do direito divino. Consequência: surgimento de reis despóticos e perdulários.

2) O que é a Revolução Francesa?

É o período entre 1789 e 1799. Mostra o descontentamento da população ante os desmandos do poder absoluto dos reis. 

3) Como se explica na prática?

É a incompatibilidade entre a classe despótica dominante e uma realidade econômica vigente. O reinado dos Bourbons era mau administrado, a moeda perdia o valor e o poder aquisitivo da população caia vertiginosamente.

4) Além das causas econômicas, o que mais pode ser exaltado?

Havia os intelectuais — Diderot, Voltaire, Turgot, Quesnay — que incitavam no seio do povo os princípios de liberdade.  

5) O que o Espírito Emmanuel nos diz acerca da implantação da liberdade no mundo?

O Espírito Emmanuel, no livro A Caminho da Luz, diz-nos que a implantação dos fundamentos da liberdade no mundo já havia se iniciado com o advento do Parlamentarismo na Inglaterra, em 1688, e a Independência dos Estados Unidos, em 1776.

6) A França, na Revolução Francesa, ocasionou provações coletivas?

Sim. Marat e Robespierre, pelos excessos de violência durante o período revolucionário, e Napoleão Bonaparte, pela escravidão de outros povos, criaram uma espécie de provação coletiva para o povo francês.

7) Quais são as causas do surgimento do Espiritismo na França?

1.ª) sendo o Espiritismo o Consolador Prometido, os seus princípios codificados, já serviriam para mitigar as provações coletivas da Revolução Francesa; 2.ª) a França havia se tornado o centro cultural do mundo ocidental, e tudo o que ali fosse feito, teria uma repercussão mundial; 3.ª) Allan Kardec, na época de Júlio César, vivera nas Gálias, região que representa a França atual.

8) Quais são as consequências da Revolução Francesa e a vinda de Allan Kardec?

A Revolução Francesa, desenvolvendo o bem precioso da liberdade, e Kardec, codificando a Doutrina dos Espíritos, fornecem à humanidade uma nova cosmovisão do indivíduo, da sociedade e dos mundos que nos circulam.

(Reunião de 12/11/2016)