O Tempo

1) O que é o tempo?

É a sucessão dos anos, dos dias, das horas etc., que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro. Um período ou espaço limitado de existência contínua, como o intervalo entre dois eventos sucessivos. 

2) Por que o conceito de tempo é escorregadio?

O conceito está sujeito a muitos contra-sensos. Para Heidegger, "o tempo é o amadurecer da temporalidade". A metáfora de que o tempo flui não faz sentido porque o tempo não é uma coisa. 

3) Como distinguir os dois conceitos de tempo (físico e psicológico)?

O tempo físico (ou ontológico) é, em geral, encarado como algo objetivo, enquanto o tempo perceptual (ou  psicológico) é, por definição, tempo (ou então duração) percebido por um sujeito.

4) O que Santo Agostinho nos disse sobre tempo?

Santo Agostinho nos dizia que quando não lhe perguntavam sobre o tempo, sabia a resposta, mas, se questionado, já não o sabia mais. 

5) Como é que o homem chega ao tempo?

Para responder a essa pergunta, devemos prestar atenção à classificação hierárquica de vivências do tempo: vivência da simultaneidade por oposição a não-simultaneidade; vivência da sucessão ou da ordem temporal; vivência do presente ou do agora; vivência da duração

6) O tempo objetivo existe por si próprio? 

O tempo físico é objetivo, mas não existe por si próprio. Observe que o tempo é medido pela observação de um outro processo, que pode ser uma oscilação de um pêndulo ou a desintegração de um material radioativo. 

7) No que consiste a irreversibilidade do tempo?

Consiste em que a direção do curso do tempo é a ordem dirigida "antes" e "depois" na sucessão dos acontecimentos. O tempo passado não volta mais. 

8) Que relação há entre tempo e eternidade?

O tempo é apenas uma medida relativa da sucessão das coisas transitórias; a eternidade não é suscetível de medida alguma, do ponto de vista da duração; para ela, não há começo, nem fim: tudo lhe é presente. Se séculos de séculos são menos que um segundo, relativamente à eternidade, que vem a ser a duração da vida humana? (Kardec, A Gênese, pág. 107)

9) Em que tipo de tempo se fixaram as religiões primitivas?

As religiões primitivas fixaram-se no tempo cósmico, pois o cosmos era o lugar em que descobriram Deus e chegavam ao encontro com ele. 

10) O tempo histórico é cíclico?

Não. O tempo histórico é linear, pois está aberto para a constante novidade de um futuro que nunca se repete. 

11) O que a caducidade e limitação do tempo tem a ver com a vida humana?

Desde que o indivíduo toma consciência de si mesmo, sabe que está encerrado em um circuito limitado (a morte). Nesse caso, cada uma de suas ações adquire transcendência que é decisiva e irrepetível. 

Para Reflexão

O tempo passa ou permanece?  É o tempo que mede o movimento do Sol ou é o movimento do Sol que mede o tempo? O tempo passado não volta mais? Como é medido o tempo no mundo espiritual? Como conciliar a eternidade de Deus com a finitude temporal do mundo? Se Deus é eterno, não seria lógico que tudo o mais também o fosse? (Santo Agostinho). É possível mudar a percepção psicológica do transcorrer linear do tempo? (Nietzsche). A noção de tempo usado pela ciência é utilizável pela consciência? (Bérgson) 

(Reunião de 02/03/2013)

(Reunião de 26/10/2019)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/tempo?authuser=0