Ave, Cristo! (Livro)

"Dificilmente, à distância de séculos, poderá alguém perceber, com exatidão, a sublimidade do Cristianismo primitivo." (Ave, Cristo!)

1) Em que ano foi escrito Ave, Cristo!?

Copyright 1954, livro psicografado por Francisco Candido Xavier, pelo Espírito Emmanuel.

2) De que trata Ave, Cristo!?

São episódios da história do cristianismo no século III. Nesse romance, trata das lutas e sacrifícios dos cristãos, sempre perseguidos pelo poderio romano. Mas, o o foco principal é a conversão de Taciano ao Cristianismo.

3) Qual a razão do livro?

Que os exemplos dos filhos do Evangelho possam inspirar as pessoas  transformarem espinhos em flores e pedras em pães.

4) Como está dividido e o livro?

São duas partes, contendo 7 capítulos cada, entre os quais temos: compromisso do coração, martírio e amor, almas em sombra, solidão e reajuste.

5) Qual o peso da renúncia nas lutas evangélicas?

Eis uma frase sintética: “Sem a heroica renunciação dos que se consagram ao progresso e ao aprimoramento das almas, a educação não passará de letra morta.”

6) Qual era a postura dos adeptos do cristianismo primitivo?

Experimentados pela dor, tratavam todos como irmãos de fé. Cada crente orava para servir e dar, em vez de orar para ser servido e receber.

7) Como retratar o esforço de Quinto Varro?

Reencarnou duas vezes no intuito de auxiliar o seu filho Taciano a aceitar os princípios evangélicos disseminados por Jesus Cristo.

8) Como foi esse episodio?

Numa encarnação Quinto Varro é pai de Taciano, que por ter aderido ao cristianismo, perde a esposa e, posteriormente, acaba sendo morto por defender as ideias cristãs. Reencarna alguns anos depois, agora como Quinto Celso, e torna-se filho adotivo de Taciano. Presos com os cristãos, morrem juntos. Dá-se por concluída a sua tarefa.   

9) Qual a frase final do livro?

"— Meu filho! meu filho!... — soluçava Taciano, feliz, tateando o corpo de Celso, cujas mãos de carne não mais poderiam acariciá-lo — eu senti o poder do Cristo em mim!... agora, eu também sou cristão!... 

10) Cite um detalhe importante desse livro. 

Nas mais diversas dificuldades em que se encontravam os seguidores de Cristo, sempre havia uma mão amiga para socorrer. 

(Reunião de março 2022)