Maternidade de Paternidade

1) O que é maternidade?

Estado ou qualidade de ser mãe. Laço de parentesco que liga a mãe aos filhos. 

2) O que é paternidade?

É a posição conferida a um homem perante um filho seu, pelo fato de o ter gerado.

3) Que tipo de relevo jurídico há no reconhecimento da filiação?

Se o filho é legítimo, não há dificuldade. Se o filho é ilegítimo ou, embora legítimo, não beneficia de presunção de legitimidade, e se, em qualquer destes casos, falta o reconhecimento por outro meio legal (perfilhação, designadamente), o filho só pode ser reconhecido mediante investigação judicial. (1)

4) Como a teologia entende a maternidade divina?

De acordo com o Concílio de Éfeso (431), e fundada na Sagrada Escritura, Maria é Mãe de Jesus Cristo. Sendo Este verdadeiro Deus, segue-se que Maria é, em sentido próprio, verdadeira Mãe de Deus.

5) Nas culturas antigas, a maternidade era valorizada?

O homem pré-histórico encontrava na caverna a mãe que lhe inspirava confiança. Os historiadores reportavam-se à grande mãe – a terra fecunda – como símbolo da divindade.

6) Qual a função da religião quanto à mulher adotar a maternidade?

Na época moderna, grande número de mulheres não adota a maternidade. Há, inclusive, a possibilidade de se criar filho in vitro. A função da religião e do cristianismo é dar sustentação à nova dimensão da mulher que, saindo da esfera do lar, apresenta-se na sociedade, assumindo funções nas empresas privadas e nas esferas governamentais. Antes de competir com o homem, ela deve andar junto com ele, para proporcionar a devida humanização da sociedade. (2)

7) O que é a maternidade de acordo com o Espiritismo?

Maternidade é luz divina. É o berço da grandeza humana, e a mulher, por isso mesmo, é sacrário maternal. É a escola abençoada do sentimento. É a plenitude do coração feminino, que norteia o progresso.  

8) Que tipo de orientação o Espiritismo proporciona à mãe?

Alerta-a sobre os riscos de negligenciar a sua verdadeira missão, como genitora e protetora de seus rebentos. “A maternidade é uma dádiva. Ajudar um pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe”.

9) Que deve fazer a mãe terrestre para cumprir evangelicamente os seus deveres, conduzindo os filhos para o bem e para a verdade? (pergunta 189 de O Consolador)

Deve ter em mente que os filhos por ela gerados são antes filhos de Deus, que a missão materna resume-se em dar sempre o amor de Deus, que pôs no coração das mães a sagrada essência da vida. (3)

10) Que tipo de reflexão o Espírito André Luiz nos faz acerca da noção de lar?

O Espírito André Luiz, no livro Nosso Lar, diz-nos que o lar é como um triângulo reto nas linhas do plano de evolução divina. “A reta vertical é o sentimento feminino, envolvido nas inspirações criadoras da vida. A reta horizontal é o sentimento masculino, em marcha de realizações no campo do progresso comum. O lar é o sagrado vértice onde o homem e a mulher se encontram para o entendimento indispensável”. (4)

Fonte de Consulta

(1) ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa: Verbo, [s. d. p.]

(2) IDÍGORAS, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo: Paulinas, 1983.

(3) XAVIER, F. C. O Consolador, pelo Espírito Emmanuel. 7. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977. 

(4) XAVIER, F. C. Nosso Lar, pelo Espírito André Luiz. 19. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1978.

(Reunião de 23/08/2014)