O Apóstolo Paulo: O Brado da Imortalidade

1) Como se deu a conversão de Saulo?

Saulo perseguia os cristãos. No caminho de Damasco tem uma queda, fica cego e é socorrido por Ananias, a quem perseguia. Posteriormente, muda o seu nome para Paulo.

2) Qual a importância de Paulo?

Paulo é o mais belo rebento da Arvore do Cristianismo.

3) Por que dentre todos os grandes da  Fé, Paulo é o mais influente?

Porque sua luz ultrapassa a todos os anseios da Caridade, sua Sabedoria excede a todas as ciências, seus prodígios são inigualáveis etc.

4) Qual o papel de Jesus em sua missão?

Jesus Cristo converteu-o ao Cristianismo por seu saber, sua inteligência e sua perspicácia, no sentido de levar o Evangelho aos Gentios.

5) Qual é o brado de Damasco?

Saulo, Saulo, Eu sou Jesus! Duro te é recalcitrar contra o aguilhão: é o brado da Imortalidade e Comunhão Espírita, que se repete, hoje, pelo mundo todo chamando os homens ao Caminho, à Verdade, à Vida!

6) Qual a diferença entre os discípulos e Paulo?

Todos os discípulos de Jesus receberam o ensino oral da Divina Doutrina durante a encarnação do Messias; só Paulo o recebeu depois da desencarnação do Nazareno.

7) Há muita diferença entre testemunhar e ouvir o testemunho?

Sim. No caso dos discípulos, havia o contato direto com os conselhos, as promessas e os milagres de Jesus. Paulo recebeu o próprio Espírito do Mestre, que o assistia, como Elias repousava sobre Eliseu.

8) Cite uma frase lapidar de Paulo.

Já não sou mais eu quem vive, mas o Cristo é que vive em mim; já não sou mais eu quem fala e quem age, mas o Cristo é que fala e age em mim.

9) E sobre o depender de outros?

“Nunca fui pesado a quem quer que seja; para a minha subsistência, e para auxiliar os que me são próximos, estes braços me serviram.” Paulo era tecelão, fabricava ou manipulava tendas de campanha.

10) Havia algo que pudesse separar Paulo de Jesus?

 “Quem me separará do amor de Cristo Jesus? A saúde, a enfermidade, a abundância, a miséria, as potestades, a vida, a morte? Nada me separará do Amor do Cristo.”

11) O que ressaltava em suas Epístolas?

A sobrevivência humana, a comunicação espírita, a reencarnação, a evolução para a perfeição, para a salvação.

12) Quais outros exemplos de Paulo?

No Adriático, embora prisioneiro, salva a tripulação do desânimo e do naufrágio!; Na Ilha de Malta, uma víbora morde-lhe a mão e os indígenas exclamam: “Este homem é verdadeiramente homicida, foi salvo do mar, mas a Justiça não o deixou viver!”

(Reunião de 04/09/2021)