Bíblia

1) O que significa a palavra "Bíblia"?

O termo Bíblia provém do plural grego ta biblia (os livros), que, pelo menos a partir do século XII, é usada para significar o conjunto dos vários escritos do Antigo e do Novo Testamento. Segundo os judeus, repositório da palavra de Deus, ditada ou inspirada por Ele.  

2) Qual o período da redação da Bíblia?

O período da redação do Antigo Testamento vai do século X ou XI a.C. ao século II a.C. O período da redação do Novo Testamento é bem menor: 50 d.C aos meados do século II. Foram escritos em períodos com enormes variações nas condições de vida — políticas, culturais, econômicas e ecológicas — de seus autores. 

3) O que ressaltar na composição da Bíblia?

O período da composição dos primeiros textos bíblicos corresponde à passagem da escrita cuneiforme para o uso de um alfabeto. A maioria das pessoas recebia os textos pela leitura em voz alta não lendo. 

Em se tratando do Novo Testamento, Marcos escreveu o primeiro Evangelho, e depois Mateus e Lucas utilizaram Marcos e outra fonte que consistia basicamente em frases atribuídas a Jesus, conhecida como Q. 

4) O que significa Testamento? Por que Antigo e Novo Testamento?

A palavra Testamento tem, na Bíblia, o significado de pacto, de aliança. Antigo Testamento é o pacto com os judeus; o Novo Testamento é a aliança com Jesus. 

5) O que nos informa a crítica histórica?

Verificando que na Bíblia há acréscimos e contribuições de várias escolas, conclui que ela é obra humana. Para o Espiritismo, ela é constituída de Revelações Mediúnicas.

6) Quais são os aspectos importantes do Antigo Testamento?

A Lei, baseada no Decálogo, o Deus único, os Profetas e o Messianismo. 

7) O que comporta o Novo Testamento?

A vinda de Jesus, os quatro Evangelhos e as epístolas. 

Para reflexão: Por que essa antiga coletânea de textos continua a exercer tanto poder na vida das pessoas em nosso mundo moderno, pós-colonial e pós-industrial?

Fonte de Consulta

RICHES, John. Bíblia: Uma Breve Introdução. Tradução de Denise Bottmann. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016. (Coleção L&PM POCKET; v. 1203) 

(Reunião de 25/03/2017)

(Reunião de 25/08/2018)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/b%C3%ADblia?authuser=0