William Crookes 

1) Quem foi William Crookes?

William Crookes (1832-1919) foi pesquisador no campo da química e da física. Descobriu o elemento tálio e inventou o radiômetro, além de se dedicar aos fenômenos paranormais. Foi membro-fundador da Sociedade para a Pesquisa Psíquica e pesquisou D. D. Home e Florence Cook. (1) 

2) O que é a Sociedade para a Pesquisa Psíquica? 

A Sociedade para a Pesquisa Psíquica (Society for Psychical Research - SPR) é uma organização, formada em 1882, cujo objetivo era e ainda é o de estudar as funções paranormais da mente, o hipnotismo, a clarividência, as aparições, os fenômenos espiritualistas e as provas da vida após a morte. (2) 

3) Em termos práticos, o que pretendiam os membros dessa sociedade?

Desbaratar, desmascarar os fenômenos mediúnicos. Observe o que William Crookes disse em 1870, quando estava estudando o fenômeno mediúnico: “Ainda não vi nada que me convencesse da veracidade da teoria ‘espiritualista’”. Posteriormente, acrescentou que iria usar o raciocínio científico para “expulsar o medíocre resíduo do espiritualismo para o limbo desconhecido da magia e da necromancia”. (3) 

4) Quem foi Daniel Dunglas Home? 

Daniel Dunglas Home (1833-1866) foi um célebre médium nascido na Escócia, mas que passou a maior parte de sua vida nos Estados Unidos. Apresentava notáveis capacidades de clarividência, alongamento (aumento da estatura do corpo) e levitação, entre outros. (1) 

5) Como Crookes investigou D. D. Home? 

Para que pudesse aceitar cientificamente o fenômeno mediúnico, Crookes elaborou algumas experiências engenhosas. Numa delas, colocou o acordeão de Home, que tocava sozinho, numa gaiola de modo que Home só pudesse alcançá-lo com uma das mãos. Ainda assim o instrumento continuava tocando, mas parecia que era guiado por Home. (3) 

6) Quem foi Florence Cook? 

Florence Cook (1856-1904) foi uma famosa médium britânica capaz de dar uma forma material aos espíritos. Nos experimentos com Crookes, propiciava a materialização do Espírito Katie King, filha de um pirata chamado John King, há muito falecida. (1) 

7) Que tipo de teste Crookes propôs nesta investigação? 

Queria observar Katie King e Florence Cook ao mesmo tempo, provando que a mensagem e a mensageira não eram uma só pessoa. (3) 

8) O que fez para sustentar a legitimidade de sua tese? 

Registrou diferenças entre a médium e o Espírito: Katie era mais alta que Florence; Katie tinha um cabelo longo e claro, enquanto o de Florence era curto e escuro... Nunca, porém, fizera a seguinte pergunta: será que Florence não tinha uma ajudante que posava como Katie King? (3) 

9) Como aceitar a veracidade desses relatos se Florence fora desmascarada antes e depois de participar dos experimentos de Crookes?

A explicação: devido à vaidade dos cientistas da época, era proibido admitir que fora enganado. Porém outra explicação, oferecida por vários estudiosos, é a de que Crookes não ousou denunciar Florence porque os dois eram amantes. Se ela revelasse o fato em público, Crookes perderia toda a pretensão à objetividade científica, assim como sua honra pessoal. (3)

Fonte de Consulta

(1) PELLEGRINI, Luís. Dicionário do Inexplicado. São Paulo: Edições Planeta.

(2) DRURY, Nevill. Dicionário de Magia e Esoterismo: Mais de 3000 Verbetes sobre Tradições Místicas e Ocultas. Tradução de Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Pensamento, 2011. 

(3) Mistérios do Desconhecido: Evocação de Espíritos. Rio de Janeiro: Editora Abril, 1993.

(Reunião de 31/08/2013)