Cérebro e Mente

1) O que é o cérebro?

O cérebro é apenas uma parte do sistema nervoso central — embora seja a mais complexa. Consiste de uma massa de tecidos nervosos que ocupa a maior parte do crânio e que desempenha, entre outras funções, a do raciocínio e a da linguagem.

2) O que é a mente?

Mente é a potência intelectual da alma. É um fenômeno complexo que se associa ao pensamento. É uma faculdade do cérebro que permite ao ser humano compilar informação, analisá-la e extrair conclusões.

3) Como está o conhecimento sobrea mente e o cérebro?

Nos últimos 25 anos, a ressonância magnética funcional desempenhou um papel de liderança. Baseia-se no registro das variações de oxigenação cerebral em resposta a diferentes tipos de estímulos. Pressupõe-se que o aumento local na demanda de oxigênio reflita o aumento na atividade das células nervosas. (1)

4) O que acontece no cérebro de uma pessoa cega?

A visão não é necessária para “enxergar” o mundo, para formar uma representação efetiva do que nos cerca. Nesse sentido, a percepção pode, em parte, ser independente da estimulação visual. (1)

5) Como são formadas as expectativas?

Os registros inseridos em nossa memória funcionam como um banco de dados para ações futuras. A dor que o nosso vizinho sente entra em conexão com aquilo que já sentimos antes e podemos nos solidarizar com ele. (1)

6) Como interpretar a frase mente sã em corpo são?

Na mente, temos os processos e atividades que, na sua maioria, são de caráter cognitivo; no corpo, as condições, os meios para ela se expressar, principalmente por meio do cérebro. Cuidar bem do cérebro ajuda enormemente a manifestação de nossa mente. 

7) Exercitar o cérebro ajuda a mente?

Sim. O cérebro tem preguiça de algo novo, algo que saia da rotina. Por isso, muitos pensadores incentivam-nos a fazer sempre coisas diferentes, como por exemplo, nunca seguir pela mesma calçada.

8) Como relacionar cérebro e mediunidade?

Quanto mais recheado for o cérebro, os Espíritos comunicantes terão mais material para poderem se expressar.

(1) NICHELLI, Paolo. O Cérebro e a Mente. Tradução de Raquel Tonini Schneider. São Paulo: Edições Loyola, 2023.

(Reunião de setembro de 2023)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/c%C3%A9rebro-e-mente