Jesus Cristo

1) Qual a etimologia da palavra “Jesus”? E “Cristo”? 

Jesus – de Jesoûs, forma grega do hebraico Joxuá, contração de Jehoxuá, isto é, “Jeová ajuda ou é salvador”. 

Cristo - do grego Christós, corresponde ao hebraico Moxiá, escolhido ou ungido. 

2) Quais os tipos de fontes para compor a história de Jesus? 

Os manuscritos do Novo Testamento, as descobertas dos manuscritos do mar Morto, escondidos nas onze grutas do sítio arqueológico de Qumrân, os diversos movimentos (fariseus, essênios...) judeus, as descobertas de Nag Hammadi, os escritos do judaísmo antigo, as escavações arqueológicas e os testemunhos exteriores sobre Jesus. (1) 

3) No que se fundamenta a vinda do Messias? 

Os Judeus, pelas afirmações dos profetas em seus livros sagrados, estavam cientes de que se aproximava a vinda do Messias para salvar o Mundo. A uns e a outros eram fornecidas inspirações, avisos sobre este fato. 

A ideia de um messias geralmente atribuída ao Judaísmo, é historicamente anterior e encontra-se em outras crenças, entre vários povos. Ela é explicada, porém, com base na concepção de um passado remoto em que os homens teriam vivido situação melhor e que voltaria a existir pela mediação entre os homens e a divindade, de um Salvador. 

4) Jesus é Deus? É Filho de Deus? É Filho do homem? 

Jesus não pode ser Deus, porque são duas coisas distintas. Deus é o criador, o ponto de partida. Todos nós somos, juntamente com Jesus, filhos desse Pai. De modo que alçá-lo ao nível de Deus é muita pretensão dos seres humanos. 

Filho de Deus é, porque todos nós o somos. Filho de Deus, contudo, tem outra acepção: no Antigo Testamento, é todo o povo escolhido que Iavé ama como um pai ama o seu filho. Em se tratando do Novo Testamento, constitui uma atribuição feita pela Igreja nascente ao ressuscitado. 

Filho do homem quer dizer simplesmente um homem ou alguém. É uma das poucas designações em que Jesus atribuiu a si mesmo. 

5) A afirmação de que Jesus é filho de Deus resiste à crítica histórica? 

Não. Na atualidade, a ciência histórica moderna quis se desvencilhar da tradição. No âmbito da religião, Lutero quis isolar-se da tradição para atingir o Solus Christos. A sua atitude, porém, não é radical, pois admite a tradição dos primeiros séculos da Igreja. Esta é a questãohermenêutica por excelência: como conciliar o Cristo histórico, se Ele, no presente, não está mais integrado na tradição? (2) 

6) Por que, para a crítica histórica, a perspectiva da cruz é o ponto mais alto para o conhecimento de Jesus Cristo? 

Se quisermos adotar, na perspectiva da crítica histórica atual, o ponto de partida mais sólido, para o conhecimento de Jesus Cristo, teremos de escolher os acontecimentos ligados à sua prisão, julgamento e execução na cruz. Daí, tiramos conclusões hermenêuticas para a sua correta interpretação. Por que aquele desfecho e não outro? A terceira razão, a execução na cruz, recomenda uma cristologia da cruz: a cruz permite-nos entender como o significado e ministério de Jesus Cristo é salvação deste mundo através de um julgamento que abrange todos os responsáveis pela sua morte e se exerce, não pela força das armas que matam, mas pelo testemunho da verdade e do amor que leva à doação da própria vida (martyria). (3) 

7) O que está implícito na mensagem do reino de Deus? 

A sua mensagem do reino de Deus é teocêntrica e teleológica, isto é, centrada em Deus e orientada para o futuro. Em Jesus, o olhar fita Aquele que chama de Pai, e ele se volta para o futuro. (1) 

8) Jesus fez milagres? É correto chamá-lo de taumaturgo, de curandeiro, de exorcista? 

Na época de Jesus, o milagre não designava um fato extraordinário, dito sobrenatural, como violação ou infração das leis da natureza. A palavra “milagre” vem do latim miraculum, cujo radical significa ficar surpreso, espantado. Ela é empregada na Escritura junto com outros termos, como os “altos feitos” de Deus, ou suas “maravilhas”.  (1) 

9) Como situar a dimensão espiritual de Jesus? 

O Espírito Emmanuel, no capítulo I de A Caminho da Luz, diz-nos que “Na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias”. 

Acrescenta que Jesus é um dos membros divinos dessa comunidade de seres angélicos e perfeitos. Em outras palavras, Jesus é o governador espiritual do Planeta Terra. Todos os outros Espíritos de luz devem obediência a Ele. É por esta razão que todos os enviados do infinito falaram na China milenar, no Egito, na Pérsia etc. Entre os judeus a idéia do Messias Salvador surge entre os séculos IV e III a.C. pela literatura profética. É o ungido, o enviado de Iavé com a missão de instaurar o reino de Deus no mundo. 

10) Cite alguns dizeres acerca de Jesus? 

“Jesus é o mensageiro divino enviado aos homens para ensinar-lhes a verdade, e, por ela, o caminho da salvação”.

“Jesus era médium de Deus”.

“Jesus é o ser mais puro que até hoje se manifestou na Terra”.

“Jesus é o autêntico Redentor da Humanidade”.

“Jesus Cristo é o Príncipe da paz”.

“Jesus é a pedra angular do Cristianismo”.

“Jesus é o Mestre por excelência”.

“Jesus é a nossa porta: atravessamo-la, seguindo-Lhe as pegadas”.

“Jesus é o nosso Divino Amigo”.

“Jesus é o Messias, o Príncipe da Vida, o Salvador do mundo”.

“Jesus é o Verbo, que “se fez carne e habitou entre nós””. (4) 

11) Relacione Jesus e Deus 

“Jesus sempre esteve com Deus. E Deus, por sua vez, sempre esteve com Jesus. A vontade de um sempre foi a do outro”.

“São um pelo pensamento – uma vez que tudo quanto o Cristo realizava e realiza ainda é sob a inspiração direta de Deus”.

“A alma puríssima de Jesus é o cristalino espelho onde a vontade do Senhor dos Mundos se reflete soberana e misericordiosa”.

“Deus é o Pai, Jesus é o Filho”.

“Deus é o Soberano Universal, Causa Primária de todas as coisas, Inteligência Suprema do Universo, como o define o Espiritismo. Jesus é o seu embaixador na Terra”.

“Deus criou o Universo, que é a soma, a reunião, o conjunto de todos os mundos, galáxias, constelações, sistemas planetários. Jesus, seu enviado, presidiu a formação do orbe terrestre, daí ter afirmado: – “Sou o princípio de todas as coisas, eu que vos falo””.

“Deus governa o Universo, de que a Terra é minúsculo departamento. Jesus é o mandatário do Pai neste mundo”. (4) 

Fonte de Consulta

(1) PERROT, Charles. Jesus. Tradução de Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2010 (Coleção L&PM POCKET; v. 863)

(2) GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.]

(3) POLIS - ENCICLOPÉDIA VERBO DA SOCIEDADE E DO ESTADO. São Paulo: Verbo, 1986.

(4) EQUIPE DA FEB. O Espiritismo de A a Z. Rio de Janeiro: FEB, 1995. 

(Reunião de 10/11/2012)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/jesus-cristo?authuser=0