Dever

1) O que é o dever?

Dever – Do latim devere. No sentido habitual do verbo, o que deve ser, ou ser feito. Significa a obrigação moral determinada, expressa numa regra de ação. É o princípio da ação e estriba-se na razão.

2) Há diferença entre dever e obrigação?

Obrigação designa a necessidade moral que vincula o sujeito a proceder de determinado modo; dever significa esse procedimento a que ele está obrigado. Em outros termos: obrigação seria o aspecto formal e subjetivo e o dever o material e Objetivo da mesma realidade global. (1)

3) Na sua origem, como era o dever?

Segundo os estóicos, o dever pertencia a uma ética fundada na norma do "viver segundo a natureza", isto é, conformar-se à ordem racional do todo. As pessoas não se preocupavam com a felicidade, o prazer ou as conquistas de virtudes; havendo uma lei natural, a conduta nela deveria ser alicerçada.

4) Como Sócrates, Platão e Aristóteles viam o dever?

Sócrates, Platão e Aristóteles, embora aceitassem a tese estóica da conformação com a ordem racional do todo, procuraram relacioná-lo com a felicidade e a prática das virtudes.

5) Qual a concepção de dever na Idade Média?

Para os religiosos da Idade Média, o dever tinha íntima relação com os mandamentos, não no sentido grego de entolé (ensino, instrução), mas no de ordenação, de obediência à autoridade dos padres, dos vigários e dos papas.

6) Qual a relação entre consciência moral, livre-arbítrio e dever? Onde começa e termina o dever?

O Dever, que é o exercício do livre-arbítrio, começa no ponto em que ameaçamos a liberdade do próximo e termina no limite em que não gostaríamos de ver ultrapassado com relação a nós mesmos. O cumprimento do dever depende das circunstâncias, ou seja, implica contrariar e ser contrariado. Por isso, ao estarmos livres para escolher esta ou aquela ação, tornamo-nos responsáveis pelo que praticamos.

7) Como Fichte interpreta o dever?

Fichte, em Doutrina Moral (1798), afirma o caráter originário da ideia do dever, da qual deriva o reconhecimento dos outros eus. A ideia do dever é a autodeterminação originaria do eu, mas ela não poderia ser realizada se não existissem outros eus, outros sujeitos em face dos quais, somente, a ideia do dever pode ter a sua determinação e, portanto, possibilidade de realização.

8) Como Kant analisa o dever?

Kant distingue a ação empreendida conforme o dever da feita “por dever”. Na ação feita conforme o dever não há esforço da criatura; na feita “por dever”, sim, pois aqui ela luta contra as suas próprias inclinações.

9) Como o dever está posto em O Evangelho Segundo o Espiritismo?

Nas Instruções dos Espíritos, o dever é posto como uma obrigação moral, diante de si mesmo primeiro, e dos outros em seguida. É a lei da vida que se encontra tanto nos pequenos como nos grandes atos. Lembram-nos de que na ordem dos sentimentos, o dever acha-se em antagonismo com os interesses do coração.

10) O dever deve aumentar ou diminuir? 

Em virtude da complexidade da cultura e da civilização, o dever deve sempre crescer. Significa que, conforme os anos passam, a criatura humana vai absorvendo novas formas de progresso moral e espiritual e, com isso, ampliando os seus deveres junto à sociedade.

11) Cite alguns pensamentos sobre o dever.

H. F. Amiel diz: “O nosso dever consiste em sermos úteis, não como desejamos, mas como podemos”. Para André Maurois, “Infelizmente, nem sempre coincide o dever com o interesse”. Dante Veoleci alerta-nos: “De grande valor moral é quem, dispondo de poder ou de autoridade, só faz o que lhe ordena o dever e não o que lhe é mais fácil, vantajoso ou agradável”. J. W. Goethe consola-nos: “Quando um dever se nos afigura demasiadamente pesado, temos um meio para torná-lo mais leve. É cumpri-lo com  maior escrúpulo”. Para C. Cantu, “O cumprimento do dever é superior ao heroísmo”.

Fonte de Consulta

(1) POLIS - ENCICLOPÉDIA VERBO DA SOCIEDADE E DO ESTADO. São Paulo: Verbo, 1986.

(Reunião de 01/10/2011)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/dever