Mitologia

1) O que é a mitologia?

Mitologia – do grego mito, narrar, contar e logia, estudo, ciência. É o estudo das fábulas, das narrativas, das histórias sobre a criação do mundo e dos seres que neles habitam.  

2) Quais são a principais mitologias?

A mitologia grega (deuses imortais, criaturas semidivinas e musas), a mitologia romana (deuses e heróis, que foram admirados durante o Império Romano) e a mitologia egípcia (conjunto de fábulas que reuniu uma considerável variedade de deuses). Há, também, a mitologia nórdica, a mitologia céltica. 

3) O que falar da mitologia pagã?

A mitologia pagã é o quadro alegórico das diversas faces, boas e más da Humanidade. É um vasto campo de estudo filosófico. O erro está em tomar a forma pelo fundo. 

4) O que é um mito?

O mito é uma narrativa que procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. 

5) Como se explica o sentido próprio e o sentido figurado do mito?

Em sentido próprio, o mito significa uma fábula arquitetada pela fantasia humana para personificar entidades do espírito ou da natureza. Exemplo: Zeus é Deus na mitologia grega. Em sentido figurado, o mito é a atribuição de um valor absoluto a uma entidade relativa. Exemplo: modernamente, somos impelidos a enriquecer e ter posição de destaque; caso não o consigamos, somos desprezados pelos que o conseguiram.

6) Como podem ser divididos os mitos?

Os mitos podem ser divididos em “mitos com Criação” e “mitos sem Criação”. Nos “mitos com Criação”, admite-se o surgimento do Universo num tempo zero (Deus revelado do Cristianismo). Nos “mitos sem Criação”, não se admite um tempo zero (Universo pulsante do hinduísmo).

7) Qual é a fronteira entre o mito e o logos?

A fronteira entre o mytho e o logos não é percebida com facilidade. Observe a astrologia e as demais pseudociências do universo: vindas para desmoronar o sacrifício das religiões oficiais, terminam criando o cosmo como um grande Anthropos, um homem cuja inteligência reside no movimento eterno e harmônico das esferas celestes, cujos olhos correspondem ao Sol e à Lua e a cujos pés jaz a matéria, num jogo sutil de correspondências regido por um único tema que varia até o infinito.

8) Como a psicologia profunda interpreta os mitos?

A psicologia profunda afirma que, ao analisar os sonhos e os estados oníricos similares de pessoas psiquicamente perturbadas ou enfermas, tem-se deparado com autênticas imagens míticas, capazes, de explicar a essência do mito. Essas imagens – arquétipos ou imagens primordiais – ficaram guardadas no inconsciente, prontas a ressuscitar tão logo a alma precise delas. 

9) Qual a principal falha na interpretação do mito?

É a nossa incapacidade de penetrar na vivência dos antigos, principalmente na sua forma de adorar a Deus. A postura – gestos, símbolos, linguagem e comportamento – tem um valor intrínseco que o homem moderno não consegue captar com a devida clareza. 

10) Quais são os mitos da modernidade?

Há inúmeros mitos, entre os quais, citamos: o mito da mãe-mártir, do bom velhinho, da esposa perfeita, da mulher boazinha ("minha mulher é uma santa"), da juventude como uma glória e da obtenção do êxito.

(Reunião de 16/06/2018)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/mito-e-mitologia?authuser=0