Profetas

1) Qual o significado de profeta?

Profeta, no original hebraico nabi, vem de uma raiz que significa “borbulhar, como de uma fonte”.

2) Quais são as outras raízes que usavam?

Ro’eh, “vidente” (1Samuel 9:9), hozeh, “vidente” (2Samuel 24:11). Em Josué 13:22, Balaão é chamado de kosem “adivinho”, uma palavra usada apenas de um falso profeta.

3) Qual a missão do profeta?

Ser porta-voz de Deus, geralmente pela vidência. Ele falava em nome de Deus. (Ex 7:1)

4) De que maneira enalteciam os profetas?

Ele é a boca pela qual Deus fala aos homens (Jeremias 1:9; Isaías 51:16). Os profetas eram os instrumentos diretos de Deus para a comunicação de sua mente e vontade para os homens (Deuteronômio 18:18-19).

5) Havia necessidade de se predizer o futuro?

Não. Era apenas uma parte incidental do ofício profético.

6) Qual a grande tarefa atribuída aos profetas?

“Corrigir os abusos morais e religiosos, proclamar as grandes verdades morais e religiosas que estão ligadas ao caráter de Deus e que estão na base do seu governo”. Qualquer um que fosse porta-voz de Deus para o homem poderia, portanto, ser chamado profeta.

7) Havia escolas para profetas?

Sim. Os jovens eram educados para exercer o ofício de profeta, “para pregar a pura moralidade e a adoração sincera de Jeová, e para agir junto e coordenadamente com o sacerdócio e a monarquia na condução do estado e no controle de todas as tentativas de ilegalidade e tirania”.

8) Qual foi o ofício profético no Novo Testamento?

Jesus Cristo é apontado como o grande profeta do Novo Testamento.

9) Quais são os livros proféticos do Antigo Testamento?

Dos profetas do Antigo Testamento, há dezesseis cujas profecias fazem parte do cânon inspirado. Estes estão divididos em quatro grupos: 1. Os profetas do reino do norte (Israel), ou seja, Oséias, Amós, Joel, Jonas. 2. Os profetas de Judá, isto é, Isaías, Jeremias, Obadias, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias. 3. Os profetas do Cativeiro, Ezequiel e Daniel. 4. Os profetas da Restauração, a saber, Ageu, Zacarias e Malaquias.

10) Como Allan Kardec interpreta as profecias da Bíblia?

Allan Kardec, no cap. IX, itens 13 e 14 de A Gênese, diz-nos que as transformações, salientadas na Bíblia, são de ordem exclusivamente moral. Até que a humanidade alcance a perfeição, pela inteligência e pela observância das leis divinas, as maiores perturbações ainda serão causadas pelos homens mais do que pela natureza, isto é, serão antes morais e sociais do que físicas.

Fonte de Consulta

https://www.apologeta.com.br/profeta/

(Reunião de setembro de 2023)