Inveja

1) Qual a origem do termo "inveja"?

Inveja vem do latim invidia, vontade de não ver, despeito, inveja. Era também o nome de uma deusa do mal, filha da Noite.  

2) O que é a inveja?

Consiste na tristeza pelo bem ou alegria pelo mal alheios como se fossem obstáculos ao progresso pessoal de um determinado sujeito. A inveja é uma víbora que espreita a sua futura vítima a todos os instantes, até encontrar ensejo favorável de inocular-lhe o seu vírus letal. (1)

3) No que a inveja se distingue da emulação e da indignação?

A inveja é um sentimento de desgosto pelo êxito do próximo. Emulação é almejar o êxito do outro, mas com esforço de suplantá-lo. Indignação é a tristeza pela injustiça da posse do bem alheio. 

4) Dentre os vícios capitais, qual a importância da inveja?

Nos chamados pecados capitais (gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e vaidade), o jornalista Zuenir Ventura apontou a inveja como o pior dos vícios.  

5) Como situar a inveja no quadro das emoções?

A psicologia explica-nos que há emoções primárias (alegria, medo...), emoções ligadas à estimulação sensorial (dor, repugnância...), emoções ligadas à auto-estima (culpa, remorso...) e emoções ligadas a outras pessoas (amor, ciúme, inveja, ódio). Isto quer dizer que a caracterização da inveja necessita de outras pessoas. 

6) Como a inveja é vista na psicologia freudiana?

Freud, em seu afã de analisar tudo sob a ótica sexual, inclui a inveja na sua teoria do Complexo de Édipo: o garoto sente inveja do pai; a garota, da mãe.  

7) Qual a relação entre inveja, orgulho e egoísmo?

A inveja é filha do orgulho e do egoísmo, os dois maiores cancros da sociedade. 

8) Quais são os tormentos causados pela inveja e pelo ciúme?

Para o invejoso e o ciumento não existe repouso: sofrem ambos de uma febre incessante. 

As posses alheias lhes causam insônias; os sucessos dos rivais lhes provocam vertigens; seu único interesse é o de eclipsar os outros; toda a sua alegria consiste em provocar, nos insensatos como eles, a cólera do ciúme. (2)

9) Qual a visão de São Luís a respeito da inveja?

“A inveja é uma das mais feias e tristes misérias do vosso globo. A caridade e a constante emissão da fé extirparão todos esses males, que desaparecerão, um a um, à medida que se multiplicarem os homens de boa vontade que virão depois de vós." (3)

10) Quais são os remédios contra a inveja?

Reflexão sobre Deus, Pai amoroso e misericordioso, que distribui a cada um de seus filhos os meios necessários para a sua evolução espiritual. 

Fonte de Consulta

(1) Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura

(2) Evangelho Segundo o Espiritismo

(3) São Luís, Revista Espírita, julho de 1858 - A inveja.

(Reunião de 18/04/2015)