Os Vedas

1) O que são os Vedas?

Vedas (sânscr., conhecimento, saber sagrado), ou Livros de Sabedoria, são a mais antiga literatura religiosa da Índia. É base para o bramanismo, hinduísmo e, indiretamente, o budismo. 

2) Quando surgiu e o que representa?

Os primeiros livros remontam a 1500 a.C. Os Vedas representam a fixação escrita de tradições orais repetidas durante séculos, sendo por isso também conhecido por Shruti (ensino oral).

3) Quantos deuses admitiam? Como se dividiam?

Admitiam 33 deuses, divididos em 3 grupos de 11, ocupando o Alto Céu, a Atmosfera e a Terra. 

4) Quais são as principais coleções de textos? 

São quatro: o Rigveda (o livro das orações e dos hinos), o Yajurveda (o livro das fórmulas de consagração), o Samaveda (o livro dos cânticos) e o Atarveda (um livro de encantamentos mágicos e especulação filosófica). 

5) Onde se situa o componente filosófico dos Vedas?

O componente filosófico dos Vedas está contido nos comentários explicativos, conhecidos como Upanixades. 

6) O que são os Upanixades?

Upanixades (sânscr. upanisad, o ato de algo que se senta). A coletânea de versos filosóficos que concluem os Vedas, constituindo o principal comentário filosófico original às escrituras hindus. 

7) Qual o principal deus dos Vedas?

O seu deus principal passou a ser Brama, ao qual associaram uma divindade conservadora (Vixinu) e outra destruidora (Xiva), formando uma trindade (Trimúrti). 

8) O que é a Vedanta?

A escola de filosofia hindu interessada sobretudo em proteger a verdade literal dos Upanixades, e por isso muito crítica em relação às tendências dualistas e realistas das outras escolas de filosofia indianas. 

Fonte de Consulta

(1) EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987.

(2) LOGOS – ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE FILOSOFIA. Rio de Janeiro: Verbo, 1990.

(3) BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murcho ... et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

(4) LURKER, Manfred. Dicionário de Simbologia. Tradução Mário Krauss e Vera Barkow. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2003 

(Reunião de 16/03/2019)