Premonição

1) O que é premonição?

Pressentimento ou intuição daquilo que vai se produzir no futuro. É uma forma de precognição.

2) O que é precognição?

Conhecimento do futuro que não pode ser racionalmente deduzido a partir do presente. É um tipo de percepção extra-sensorial.

3) De que forma o futuro pode ser apreendido pelo ser humano?

Pelos sonhos, visões, estados de transe, intuições súbitas.

4) Por que este fenômeno é perturbador e incompreensível?

Porque envolve a natureza do tempo. Daí, as muitas teorias para explicá-lo, inclusive a teoria do universo paralelo. Em termos científicos, é considerado o mais fácil de todos, pois uma vez anunciada a premonição, basta verificar se ela ocorreu ou não. 

5) Quais são os outros termos que se usam para descrever esse fenômeno?

Predição, adivinhação, pressentimento, antevisão, vaticínio, profecia, presságio, pregnose e presciência.

6) Como Rhine descobriu a precognição?

Nos testes (com as cartas Zener) em que procurava obter resultados sobre a telepatia e a clarividência, percebeu muitos erros. Depois, verificou que pessoa acertava a carta anterior ou a carta que iria sair. 

7) Como é possível o conhecimento do futuro?

No mundo espiritual, o espaço e a duração não existem para os Espíritos. Contudo, a extensão e a penetração da vista são proporcionadas à sua depuração e à elevação que alcançaram na hierarquia espiritual. Para o Espírito desencarnado, os acontecimentos não se desenrolam sucessivamente, mas simultaneamente. O Espírito vê, de relance, o começo e o fim do período. Desta forma, todos os eventos que, nesse período, constituem o futuro para o homem da Terra são presente para ele, que, por esta razão, poderia nos dizer que tal coisa acontecerá em tal época. 

8) Como se dá, segundo o Espiritismo, a manifestação do futuro?

Pelo êxtase, pelo sonambulismo e pela fotografia do pensamento. Explicação: a encarnação amortece a manifestação do espírito, sem, contudo eliminá-la por completo, porque a alma não fica encerrada no corpo como numa caixa. De acordo com sua capacidade, pode penetrar mais ou menos nas questões do futuro.

9) Por que razão as predições não têm cunho de certeza? 

Para a contagem do tempo, precisamos pontos de referência. A contagem varia para cada um dos mundos. Em Júpiter, por exemplo, os dias equivalem a dez horas terrestres e os anos a mais de doze anos. 

10) Como os Espíritos procedem em suas predições? 

Para os Espíritos superiores, suas previsões são advertências. Os Espíritos inferiores que, de tanto serem interrogados, acabam fornecendo datas e lugares, o que pode gerar a mistificação.

Fonte de Consulta 

DICIONÁRIO DO INEXPLICADO. Edições Planeta. 

KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975.

SCHOEREDER, Gilberto. Dicionário do Mundo Misterioso: Esoterismo, Ocultismo, Paranormalidade e Ufologia. Rio de Janeiro: Record Nova Era, 2002. 

(Reunião de 05/04/2014)