Estoicismo

1) O que é o estoicismo?

Estoicismo é uma corrente filosófica que apregoava a vida contemplativa acima das ocupações, das preocupações e das emoções da vida comum. Seu ideal, portanto, é de ataraxia ou apatia.

2) Qual a sua origem?

A sua origem remonta à Grécia antiga, sendo a corrente filosófica predominante entre 300 a.C. e 200 d.C. Sobreviveu até os nossos dias. O nome deriva da Stoa paikile (pórtico ornado com as pinturas de Polignoto) de Atenas, local em que Zenão de Citium (325 - 264 a.C.), seu fundador, começou a ensinar.

3) Qual foi o estoicismo do último período?

O estoicismo do último período foi romano e Epiteto, Sêneca e o imperador Marco Aurélio foram alguns de seus membros mais ilustres. Como defensores de um sistema filosófico, travaram batalhas contínuas, em especial contra os filósofos céticos da Academia

4) Qual a essência do estoicismo?

Se o indivíduo viver em harmonia com a razão, ou seja, com a natureza, irá encontrar a paz da alma (ataraxia) afastando dele tudo o que poderia perturbá-lo, essencialmente as paixões consideradas como movimentos antinaturais, doenças da alma.

5) Qual a repercussão dos temas estoicos?

Os temas saídos do estoicismo inspiraram, além de grandes escritores Montaigne, Corneille, A. de Vigny, Maeterlinck , filósofos entre os quais Descartes, Kant.

6) Qual é a epistemologia estoica?

A epistemologia estoica baseava-se na phantasia kataleptikê ou percepção apreensiva. Para que possa ser verídica, uma percepção tem de obedecer a certas condições (clareza, assentimento comum, probabilidade e sistema), que foram atacadas de diversas maneiras pelos seus oponentes, os céticos. 

7) Quais são os prós e os contras do estoicismo?

A indiferença é útil em diversas situações, mas pode levar o indivíduo à pura insensibilidade

8) Como o estoicismo nos ajuda a encarar o barulho do vizinho?

Nosso primeiro ímpeto é reclamar, gritar, esbravejar. Os estoicos dizem que estamos errados, pois isso altera a ordem natural das coisas.

(Reunião de 2022)