Transfiguração

1) Onde está registrado este tema?

Está no capítulo VII — "Bicorporeidade e transfiguração" — de O livro dos Médiuns de Allan Kardec. Esse capítulo trata também das aparições de Espíritos de vivos. 

2) O que são as aparições?

manifestações espíritas pela qual os Espíritos podem tornar-se visíveis.

3) O que se entende por bicorporeidade? 

O Espírito de uma pessoa viva, isolado do corpo, pode aparecer como o de uma pessoa morta, possuindo as aparências da realidade, isto é, tornando-se tangível.

4) O que se entende por transfiguração?

Consiste na mudança de aspecto de um corpo vivo.

5) Qual o mecanismo da aparição?

O princípio pelo qual o Espírito torna-se visível é o mesmo que de todas as manifestações; reporta-se às propriedades do perispírito que pode sofrer diversas modificações, à vontade do Espírito. 

6) Como se explica o fenômeno da bicorporeidade?

O Espírito encarnado, ao sentir o sono chegar, pode pedir a Deus para se transportar de um lugar para o outro. O Espírito abandona o corpo e segue com uma parte do seu perispírito, podendo tornar-se tangível à matéria. Ex.: Santo Alfonso de Liguori e Santo Antônio de Pádua.

7) Qual o mecanismo da transfiguração? 

figuremos agora o perispírito de uma pessoa viva, não isolado, mas irradiando-se ao redor do corpo de maneira a envolvê-lo com um vapor; nesse estado ele pode sofrer as mesmas modificações como se estivesse separado dele; se ele perde sua transparência, o corpo pode desaparecer, tornar-se invisível e estar velado como se estivesse mergulhado numa névoa. Poderá mesmo mudar de aspecto, tornar-se brilhante, se tal for a vontade ou o poder do Espírito. Um outro Espírito, combinando seu próprio fluido com o do primeiro, pode aí substituir a sua própria aparência, de tal sorte que o corpo real desaparece sob um invólucro fluídico exterior, cuja aparência pode variar à vontade do Espírito.

(Reunião de 22/09/2018)