Budismo

"Aceite como verdadeiro apenas o que é preconizado pelos sábios e aquilo que você testar e souber que é bom para você e para os outros." (Buda)

1) O que significa Buda?

Buda significa, em sânscrito, o iluminado. É um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo. 

2) Quem foi Buda?

Buda foi Sidarta Gautama, de família aristocrata, que nasceu na Himalaia, por volta de 556 a.C., e peregrinou pelo mundo meditando em busca de explicações para o enigma da vida.

3) O que é o budismo?

O budismo, fundado por Buda, é mais uma filosofia do que uma religião, pois Buda buscava a iluminação e não a revelação. Para ele, somente a meditação e a reflexão podem quebrar o ciclo eterno da morte e do renascimento.  

4) O que Buda propõe para escapar ao ciclo do renascimento?

Propõe as “Quatro Nobres Verdades”: dukkha (a verdade do sofrimento), samudaya (a verdade da origem do sofrimento), nirodha (a verdade do fim do sofrimento) e magga (a verdade do caminho para o fim do sofrimento).  

5) Quais são os oitos passos para o fim do sofrimento?

Os oitos passos, também conhecidos como o "Nobre Caminho Óctuplo", consistem em: 1.º na justa visão; 2.º na justa resolução; 3.º na justa linguagem; 4.º na justa conduta; 5.º no justo viver; 6.º no justo esforço; 7.º na justa mentalidade; 8.º na justa concentração.  

6) Como explicar “o caminho do meio”?

 O caminho do meio é o fundamento do budismo. É o meio termo entre dois extremos: vida de luxo e vida de austeridade. "Uma dose moderada de disciplina em busca de uma vida ética, sem cair na tentação dos prazeres físicos ou na auto mortificação".  

7) Como esquematizar a busca do caminho do meio?

Por mais conforto material que tenhamos na vida, não estamos imunes à dor e ao sofrimento. A total negação do conforto material e uma vida de ascetismo também não nos protegem do sofrimento. Cada pessoa precisa encontrar equilíbrio e disciplina, de acordo com as circunstâncias individuais. 

8) Como conquistar a mentalidade Buda?

O uso de “palavras” cria confusão mental. Pensando e lendo em silêncio, mais "palavras" são criadas em nossa cabeça. Querendo encontrar respostas, nosso desejo turva a mente. Para descobrir a nossa natureza Buda, precisamos esvaziar nossa mente de todas essas coisas. 

9) Complemento.

O que é o karma? Como chegar ao nirvana? Qual a influência de Buda? O que é o budismo na atualidade? O que se entende por zen-budismo?  

Fonte de Consulta

O LIVRO DAS RELIGIÕES. Tradução Bruno Alexander. São Paulo: Globo Livros, 2014. 

(Reunião de 17/03/2018)