Organização Espiritual

1) O que é organização?

Em Organização e Administração de Empresas, é “ciência do rendimento”. Dispõe os elementos funcionais de tal forma que a conjunto resultante revela-se capaz de realizar um trabalho eficiente, um dispêndio razoável e um mínimo de risco.

2) O que é organização espiritual?

A organização espiritual é fruto do trabalho realizado pelos Espíritos, para o bom funcionamento de suas instituições. No mundo espiritual há colônias, como é o caso da do Nosso Lar, que precisam ser administradas, cuidadas, para que os esforços não se percam ao longo do caminho.

3) De que maneira são organizados os serviços na Colônia "Nosso Lar"?

A colônia, que é essencialmente de trabalho e realização, divide-se em seis Ministérios, orientados, cada qual, por doze Ministros. Os quatro primeiros, ou seja, os Ministérios da Regeneração, do Auxílio, da Comunicação e do Esclarecimento, aproximam-se das esferas terrestres; os dois últimos, isto é, o da Elevação e o da União Divina, ligam-se ao plano superior, visto que a cidade espiritual é zona de transição.

4) Todas as colônias de socorro espiritual funcionam da mesma maneira? O que distingue o "Nosso Lar" das demais?

Não. Cada uma atende a necessidades específicas. A Colônia "Nosso Lar", situa-se numa zona intermediária de evolução, pois todos os que ali estão, decorrido longo estágio de serviço e aprendizagem, voltam a reencarnar para atividades de aperfeiçoamento. Para tal finalidade, passam de Ministério em Ministério.

5) Como são organizados os seus trabalhos?

A instituição é eminentemente rigorosa, no que concerne á ordem e à hierarquia. Nenhuma condição de destaque é concedida aqui, a título de favor. Em verdade, a lei do descanso é rigorosamente observada, para que determinados servidores não fiquem mais sobrecarregados que outros; mas a lei do trabalho é também rigorosamente cumprida. No que concerne ao repouso, a única exceção é o próprio Governador, que nunca aproveita o que lhe toca, nesse terreno

6) Só os Espíritos do "bem" são organizados? E os do "mal"?

Os Espíritos maléficos também são bem organizados, pois estudam detalhadamente os seres humanos e suas instituições, para acharem uma brecha, no sentido de influenciarem as suas mentes.

7) Poderia nos dar um exemplo?

No capítulo 38 (“Decisões das Trevas”), de Contos desta e de outra vida, pelo Espírito Irmão X, há o relato do diálogo entre o ORGANIZADOR DE OBSESSÕES e os seus sequazes, cujo objetivo era impedir o avanço do Espiritismo. Depois de ouvir dezenas de sugestões, o vampirizador-mor disse: façamos com que os espíritas se acreditem santos de carne e osso... “Creio que, desse modo, enquanto estiverem preocupados em preservar a postura e a máscara dos santos, não disporão de tempo algum para os interesses do espírito”.

8) Como é feita a organização (pelos espíritos) de um trabalho espiritual num Centro Espírita?

O Espírito André Luiz, Nos Domínios da Mediunidade, explica-nos o trabalho que os Espíritos realizam, no que tange à preparação do médium e do ambiente, inclusive, com ionização e dispersão dos fluidos malsãos.  

9) Como os encarnados devem organizar os seus trabalhos num Centro Espírita?

A razão deve estar sempre acima da emoção. Não há necessidade de pedir constantemente o auxílio do mentor. Dispor da melhor maneira possível os colaboradores e frequentadores, para que haja um perfeito fluxo nas dependências do Centro. 

(Reunião de 03/03/2012)