Coma

1) O que é o coma?

Perda total ou parcial da mobilidade voluntária, da sensibilidade e da consciência, com conservação das funções da vida vegetativa, particularmente da respiração e da circulação. 

2) Como é a intensidade do coma?

Há o coma ligeiro, em que o doente reage às excitações fortes, o coma completo, em que os doentes perderam a consciência e o coma profundo, em que o paciente tem os reflexos abolidos. 

3) Que outros sinais se relacionam com os do coma?

Os sinais de síncope, estado de estupor, sono profundo e simples sonolência. Mas, ainda assim, são bem diferentes dos do coma. 

4) Quais são os tipos de coma?

Coma traumático (fratura do crânio), coma por insolação e resfriamento, coma infeccioso (febre tifoide, pneumonia, paludismo etc.), coma por hemiplegia, por autointoxicação, por alcoolismo. 

5) Quais são os benefícios da experiência de quase morte (EQM)?

Segundo pesquisas, 85% dos que passaram pela EQM têm experiências positivas, pois esse momento de reflexão proporciona ao Espírito um outro modo de se conduzir na vida. 

6) O que as pesquisas do Dr. Raymond A. Moody Jr. nos ensinam a respeito das pessoas que experimentaram a morte clínica e reviveram?

Os relatos de suas experiências são semelhantes e fornecem uma prova cabal da sobrevivência do Espírito após a morte.

7) Qual a relação entre sono e coma?

No sono, o Espírito se desprende do corpo físico; no coma, acontece o mesmo. 

8) O que se passa com o Espírito no estado de coma?

Depende de sua evolução espiritual. Há Espíritos, apegados à matéria, que ficam presos ao corpo; outros, mais desprendidos, embora ligados ao corpo, via perispírito, dispõe da mais liberdade. (1)

9) De que maneira se pode ajudar os que passam pelo coma?

Pela prece, pela palavra amiga e pelas conversas edificantes (1)

Fonte de Consulta

ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa: Verbo, [s. d. p.]

(1) XAVIER, Francisco Cândido. Plantão de Respostas, pelo Espírito Emmanuel. Promotor do Evento: Pinga Fogo (II). Digitado por: Lúcia Aydir.

(Reunião de 08/10/2016)