Futuro do Espiritismo

1) O que é o Espiritismo?

O Espiritismo é uma doutrina que se funda na crença da existência de Espíritos e na sua manifestação. 

2) Como foi codificada?

Allan Kardec, com o auxílio de médiuns ao redor do mundo, catalogou e dispôs de forma racional as instruções dos benfeitores espirituais.  

3) Onde está a força do Espiritismo?

A força do Espiritismo está em seus pressupostos básicos, tais como, reencarnação, pluralidade dos mundos habitados, Deus, Espírito etc.  

4) Quais são os períodos do desenvolvimento da Doutrina Espírita? 

Allan Kardec, na Revista Espírita de 1863, dissera que o desenvolvimento da Doutrina Espírita se processaria em 6 períodos: 1) curiosidade; 2) filosófico; 3) luta; 4) religioso; 5) intermediário; 6) renovação social

5) O que caracteriza cada período?

O período de curiosidade caracterizou-se pelos fenômenos das mesas girantes. O período filosófico coincidiu com o lançamento de O Livro dos Espíritos (18/04/1857). O período de luta identificou-se com o auto-de-fé de Barcelona (1860), em que os livros espíritas foram queimados em praça pública. Não houve explicação para o período intermediário. O período de renovação social preconizava a mudança de hábitos e atitudes de toda a humanidade.

6) Por que o futuro do espiritismo está vinculado à renovação social?

Porque o Espiritismo, sendo uma crença UNIVERSAL, conterá toda a verdade. Quer dizer, chegará um momento em que as instituições sociais (Direito, organizações estatais e empresas de um modo geral) receberão a influência dos Espíritos superiores e mudarão completamente o relacionamento entre os superiores e os inferiores. 

7) A ideia espírita sempre existiu?

Sim. Desde que o homem dispôs de sua inteligência. Podemos compará-la à luz. A luz caminha, sem ruído, na escuridão e nas sombras. Ela vai iluminando todo o lugar por onde passa. Não há alarido, nem barulho estridente. 

8) Qual é a lógica da ideia espírita? 

Quando a humanidade se conscientizar da lei de causa e efeito, ou seja, que toda a causa provoca um efeito ou que todo o efeito é proveniente de uma causa, todos nós estaremos cerceando os nossos gestos menos felizes. Suponha um criminoso, que tenha recebido a influência do Espiritismo. Possivelmente, no justo momento em que ele estiver preste a cometer um delito e, temendo sofrer as consequências na vida futura, poderá recuar e evitar o crime.

9) O Espiritismo se tornará uma crença comum da humanidade? 

Em a Lei do Progresso, os Espíritos informam-nos de que o Espiritismo será uma crença comum e marcará uma nova era na História da Humanidade, porque pertence à Natureza e chegou o tempo em que deve tomar lugar nos conhecimentos humanos. 

10) O que devemos fazer?

Devemos esperar o momento oportuno para tal transformação, pois as ideias novas não são aceitas incontinenti. Os espíritas deveriam proceder como o semeador que, depois de jogar a semente na terra, cuida de seu crescimento, esperando o momento certo para colher os frutos.

(Reunião de )