Sangue: Ritual e Simbologia

1) O que significa a palavra sangue? 

O sangue é um líquido vermelho que percorre o sistema circulatório e irriga todos os tecidos do organismo dos vertebrados. 

2) Há diferença entre ritual e simbologia? 

Os rituais são os atos (ritos) praticados pelos adeptos de uma seita, de uma religião. A simbologia mostra a representação dos atos. 

3) Por que os rituais (que usam sangue) têm mais importância que a simbologia do sangue? 

Os rituais são visíveis, vêm de longa data. A interpretação requer raciocínio, exercício do pensamento. 

4) O sangue é também profanador? 

Para os povos primitivos, as mulheres menstruadas ou as que haviam dado à luz um filho eram submetidas a determinados ritos de purificação e mantidas incomunicáveis. 

5) Como descrever os rituais com sangue? 

Os gregos derramavam sangue na sepultura dos mortos para dar força vital às sombras, no Além. Os videntes de diversos povos bebiam sangue para entrar em êxtase. Nos cultos a Cibele e a Mitra os neófitos eram batizados nos mistérios com sangue de touros sacrificados, considerado purificador e nutriente. 

6) Que relação há entre sangue e carne? 

O binômino sangue e carne é comum no Antigo e no Novo Testamento para designar o homem terreno falível, em oposição ao homem da fé. O sangue é um elemento sagrado e vital. O homem morre quando não tem sangue, por isso o sangue corresponde a “alma” e “vida”. Ainda: E se é Deus quem dá a vida só ele a pode retirar. Por isso, é proibido comer sangue (I Sam, 14, 31-44; Gên., 9,3s). 

7) Como está posta a simbologia do sangue? 

O sangue simboliza todos os valores solidários com o fogo, o calor e a vida que tenham relação com o Sol. A esses valores associa-se tudo o que é belo, nobre, generoso, elevado. Em síntese: o sangue representa a essência da vida. 

8) Como podemos representar o sangue? 

O sangue é representado por substâncias que reproduzem sua cor, assim como o ocre, para simbolizar a vida que continua. As runas, para poderem ser eficazes, eram animadas magicamente com a cor vermelha, como se estivessem cheias de sangue. 

9) Como o sangue entra no mundo imagético cristão? 

No mundo imagético cristão o sangue de Cristo, como um dos sacramentos eucarísticos, ocupa uma posição central (carne e sangue - pão e vinho), onde simbolicamente o vinho misturado com água significa a Igreja, que se une inseparavelmente com a água dos fiéis e gera uma unidade com Cristo: os membros da Igreja são impregnados da força purificadora e redentora do sangue do Salvador. 

10) Como o cristianismo vê o sangue de Cristo? 

O cristianismo vê o sangue de Cristo como uma força de penitência e de redenção. 

11) Quais termos estão associados ao sangue? 

“irmãos de sangue”, “batismo de sangue”, “ter sangue quente”, “algo está no sangue”, “ter sede de sangue”, “conservar o sangue frio”. 

Fonte de Consulta 

BIEDERMANN, Hans. Dicionário Ilustrado de Símbolos. Tradução de Glória Paschoal de Camargo. São Paulo: Melhoramentos, 1993.

CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 12. ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 1998. 

ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa: Verbo, [s. d. p.]

LEXIKON, Herder. Dicionário de Símbolos. Trad. Erlon José Paschoal. São Paulo: Cultrix, 1997.

(Reunião de 27/04/2013)