Paulo e Estêvão (Livro)

1) Como apresentar este romance do Espírito Emmanuel?

Paulo e Estêvão é um romance do Espírito Emmanuel, psicografado por F. C. Xavier, copyright 1945, que busca recordar os testemunhos de um Espírito que se levantou das lutas humanas para seguir Jesus.

2 ) Sem  Estêvão, não teríamos Paulo de Tarso?

Sim. A contribuição de Estêvão e de outras personalidades desta história  confirma a necessidade e a universalidade da lei de cooperação. 

3) Quem foi Estêvão?

Estêvão, irmão de Abigail, filho de Jochedeb, preso e deportado como escravo. Depois de contrair malária, é deixado no porto de Jope. Posteriormente, os ladrões que levaram o seu dinheiro deixam-no na casa do "caminho". Torna-se um defensor e divulgador da Boa-Nova de Cristo.  

4) Como estão entrelaçadas as vidas de Paulo, Estêvão e Abigail?

Abigail acaba conhecendo Saulo, defensor ferrenho do Velho Testamento,  e torna-se sua noiva. Já prestes a se casar, vê seu irmão Estêvão ser morto por ordem de Saulo. O noivado é desfeito. 

5) Como se explica a frase "— Saulo!... Saulo!... por que me persegues?"

Saulo, depois de saber que sua ex-noiva, tornou-se cristã, por influenciado por Ananias, sai em sua procura para tirar satisfações. No Caminho de Damasco, cai ao chão e ouve a voz de Jesus: "— Saulo!... Saulo!... por que me persegues?"

6) Qual a influência de Ananias na conversão de Paulo?

Depois de ficar cego, Ananias lhe devolve a visão. A ovelha perseguida foi buscar o lobo voraz. A partir daí, Saulo compreendeu os apelos sagrados de Ananias, pois ele fora o iniciador de Abigail.  

7) De perseguidor dos cristãos a perseguido. Explique. 

Depois de se tornar cristão, começa a sentir na pele os sofrimentos e as angústias daqueles que escolhiam o caminho da cruz com o Cristo. .  

8) No que se funda a perseguição aos cristãos ao  longo do tempo?

A perseguição pode ser resumida numa frase: toda ideia nova causa distúrbios na ideia velha.

9) Que lição podemos tirar desse livro?

A mudança radical de um Espírito encarnado: quando era Saulo, defendia ferrenhamente o Velho Testamento; na figura de Paulo, não mediu esforços para a divulgação da Boa-Nova.  

(Reunião de 07/08/2021)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/paulo-e-est%C3%AAv%C3%A3o-livro