Gênese Mosaica

1) Como retratar os seis dias da criação bíblica?

No primeiro dia, Deus criou o céu e a terra; no segundo dia, a separação das águas que estão sob o firmamento das que estão embaixo; no terceiro dia, as águas que estão sob o firmamento se ajuntam; o elemento árido aparece; a terra e os mares; as plantas...

2) Como a ciência vê os seis dias da criação?

Vê-os como períodos: I — astronômico; II — primário; III — transição;  IV — secundário; V — terciário [dilúvio] ;  VI — período quaternário [pós-diluviano].

3) O que se pode extrair do quadro comparativo?

Os períodos geológicos não correspondem rigorosamente aos dias da criação. Em se tratando da sucessão dos seres orgânicos, é bem próxima.

4) A criação em seis dias diz respeito ao dia de 24h ou aos períodos?

Na colocação bíblica, seria dia mesmo, ou seja, um período de 24h.

5) A luz surgiu antes do Sol?

O Sol não é o princípio da luz universal. O Sol é a causa da luz que espalha, porém é o efeito em relação à que recebeu.

6) O que dizer dos erros de Moisés com relação ao Gênese?

Para compreender certas partes do Gênese, necessariamente será preciso colocar-se no ponto de vista das ideias cosmogônicas do tempo da qual é o reflexo.

7) Está correta a afirmação de que Deus formou o homem com o limo da Terra?

Moisés, nesse caso, tem razão pois o corpo do homem é composto de elementos hauridos na matéria inorgânica, o que de outro modo se diz, do limo da terra.

8) O que dizer da mulher ser formada da costela de Adão?

Alegoria pueril que tem um sentido profundo, ou seja, mostrar que o homem e a mulher são da mesma natureza, e iguais perante Deus.

9) O que dizer sobre Adão e Eva serem expulsos do paraíso?

Adão não é um homem, mas a personificação da humanidade. Esta passagem diz respeito à progressão dos mundos. Logo que um mundo tem chegado a um de seus períodos de transformação, a fim de ascender na hierarquia dos mundos, operam-se mutações na sua população encarnada e desencarnada. É quando se dão as grandes emigrações e imigrações.

Fonte de Consulta

KARDEC, A. A Gênese (Capítulo XII — "Gênese Mosaica — Os seis dias... Perda do paraíso")

(Reunião de outubro de 2023)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/g%C3%AAnese-mosaica