Visível e Invisível

1) O que se vê e o que não se vê?

"Na esfera econômica, um ato, um hábito, uma instituição, uma lei não geram somente um efeito, mas uma série de efeitos. Dentre esses, só o primeiro é imediato. Manifesta-se simultaneamente com a sua causa. É visível.  Os outros só aparecem depois e não são visíveis.  Podemo-nos dar por felizes se conseguirmos prevê-los." (Frédéric Bastiat)

2) O que está por detrás de uma realidade?

A realidade está aí: guerras, domínio, exploração do povo. Mas, o que está por detrás disso? Quanto podemos captar disso? Quando não temos mais explicações, dizemos que só cabe à Providencia Divina.

3) As aparências enganam?

Não. O correto é dizer que nós e que nos enganamos com as aparências. 

4) Onde buscar a causa dos sofrimentos? 

Como o acaso não existe, se não conseguirmos encontrar a causa nesta existência, urge que a procuremos numa existência anterior. 

5) De que maneira a imaginação distorce a realidade?

Vemos ao longe um vulto, parece ser uma pessoa. Vamos nos aproximando e percebemos que é rocha do caminho.

6) Como detectar o visível e o invisível na tragédia do circo?

As pessoas que morreram queimadas foram as mesmas que atiravam os cristãos ao leões no começo da era cristã. 

7) Quando foi instituído o movimento de troca entre o mundo visível e o invisível? 

Cerradas as portas, para que as vibrações tumultuosas dos adversários gratuitos não perturbassem o coração dos que anelavam o convívio divino, eis que surge o Mestre muito amado, dilatando as esperanças de todos na vida eterna. Desde essa hora inolvidável, estava instituído o movimento de troca, entre o mundo visível e o invisível. A família cristã, em seus vários departamentos, jamais passaria sem o doce alimento de suas reuniões carinhosas e íntimas. Desde então, os discípulos se reuniriam, tanto nos cenáculos de Jerusalém, como nas catacumbas de Roma. E, nos tempos modernos, a essência mais profunda dessas assembleias é sempre a mesma, seja nas igrejas católicas, nos templos protestantes ou nos centros espíritas.

8) Como forçar o visível para realçar o invisível?

Desconfiando sempre do que se nos apresenta aos olhos.

(Reunião de 2024)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/vis%C3%ADvel-e-invis%C3%ADvel