Reforma Protestante

1) O que se entende por Reforma Protestante?

A reforma protestante, que teve início na Europa Central, no século XVI, foi o movimento de renovação da Igreja liderado por Martinho Lutero.

2) No que se funda reforma?

A reforma protestante se funda na libertação dos indivíduos dos grilhões da servidão moral e teológica. 

3) O que representa o protesto de Lutero? 

Foi o primeiro golpe contra o autoritarismo, contra o tipo de religião que “diz o que se deve pensar”.  

4) Qual a crítica formulada por John Wyclif?

Na Inglaterra, o teólogo John Wyclif (?-1384) propõe a substituição da autoridade do papa pela das escrituras e sustentando que os clérigos não deviam exercer qualquer autoridade terrena.

5) Qual a contribuição de Jan Hus?

Na Boêmia, Jan Hus (um padre radical) inspirou uma revolta nacional contra a autoridade estrangeira e a jurisdição romana. Os hussitas também defendiam que os laicos deviam comungar o vinho, além do pão, na missa.

6) É correto o uso do termo “calvinismo”?

Para identificar esse tipo de cristianismo protestante, os termos protestantismo “reformado” ou “Segunda Reforma” seriam mais adequados. 

7) Qual a grande semelhança entre os ensinamentos dos reformadores protestantes e católicos? 

Embora inimigos, as suas metas e aspirações mais amplas mostravam alguma semelhança: ambos queriam criar uma Igreja mais espiritual e uma sociedade mais piedosa, disciplinada e organizada.

8) Qual o problema originário da reforma?

As indulgências da Igreja com relação ao pecado e à penitência. As indulgências eram certificados perdoando uma parte do castigo a ser cumprido no purgatório , em troca de alguma boa ação (alistar-se nas Cruzadas) ou de uma soma de dinheiro para uma boa causa. 

9) Como católicos e protestantes veem o problema da salvação?

na Igreja católica, ensina-se que é possível ganhar os céus com "boas ações"; no protestantismo, "o justo viverá pela fé" (Romanos 1, 17) 

(Reunião de novembro de 2020)