Senso Crítico

1) O Que é senso crítico? 

É a busca da verdade pelo questionamento do “eu” do “outro” e do “mundo”. 

2) Qual a diferença entre espírito crítico e espírito de crítica? 

O espírito crítico pondera razões, confronta motivos, tranquiliza as exigências da razão, dissipa as trevas da ignorância e promove o progresso da mente. O espírito de crítica é o indício de uma superficialidade irresponsável: nasce do nada e não conduz a coisa alguma. 

3) Qual o papel da filosofia? 

Desenvolver no estudante o senso crítico, que implica a superação das concepções ingênuas e superficiais sobre os homens, a sociedade e a natureza. 

4) O que se pretende com esse processo? 

Ampliação da consciência reflexiva, voltada para: a) consciência de si mesmo: crítica de si próprio enquanto pessoa e de seu papel individual e social (autocrítica); b) consciência do mundo: compreensão do mundo natural e social e de suas possibilidades de mudança. 

5) Estigma e preconceito dificultam o senso crítico? 

Sim. Quando julgamos antecipadamente, criamos um viés em nosso pensamento: não paramos para pensar se as atitudes de alguns indivíduos referem-se ou não à totalidade das pessoas. Exemplo: o judeu é ganancioso; o negro é indolente; os americanos são superficiais. 

6) Como se dá a passagem do espírito não crítico para o espírito crítico? 

Esta passagem pode se dar: a) de forma espontânea, em que novas crenças se chocam com as antigas, requerendo uma mudança; b) de forma provocada, quando deliberamos por nós uma mudança em nossos hábitos e atitudes. 

7) Como nos tornarmos um pensador crítico? 

Ultrapassando as limitações da particularidade e inserindo-nos no plano das intencionalidades globais, originárias e finais do movimento da existência. É o esforço de separar o que pode ser reconhecido como válido daquilo que não o é. 

8) O  senso  crítico, segundo o espiritismo, é realizado pelo Espírito. Como se explica?  

Há percepção sensorial  e percepção  extra-sensorial.  Nossa  mente capta  as sensações  e transmite-as ao perispírito.  Este, por sua  vez,  envia-as  ao espírito, que faz a crítica e retorna-as, em seguida, como crítica conceituada.  A  essência  espiritual é a herança  de  todas  as encarnações e, de acordo com nossas vivências anteriores, podemos ser mais ou menos ricos de inteligência e de moral. 

9) Como melhorar o nosso “olhar crítico”? 

Para que possamos melhorar o nosso "olhar  crítico", temos de nos despojar dos automatismos negativos. Essa atitude, tornando-se constante, libera  a  nossa mente para a compreensão das essências mais puras do nosso ser. 

Para pensar: É fácil adquirir o olhar crítico? Em caso contrário, o que dificulta tal aquisição?

(Reunião de 18/05/2013)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/senso-cr%C3%ADtico