Sinóticos: o Evangelho segundo Mateus

1) O que se entende por Evangelho? 

Evangelho - Do grego euangellion, pelo latim evangelho significa originalmente "boa notícia". Para os cristãos, a "boa nova" de Jesus Cristo. 

2) Como estão dispostos os Evangelhos? 

Os Evangelhos podem ser dispostos da seguinte forma: 1) O Evangelho de Jesus; 2) O  Evangelho dos Apóstolos ; 3) Os Quatro Evangelhos (Lucas, Mateus, Marcos e João"); 4) O Quinto Evangelho (Os Atos dos Apóstolos e as Cartas Apostólicas); 5) Evangelhos Apócrifos.

3) Como os quatro evangelistas apresentam Jesus? 

Mateus apresenta Jesus como o Messias prometido por Deus no Antigo Testamento; Marcos entende Jesus como o servo de Deus que veio para a terra a fim de cumprir as ordens do seu Pai; Lucas anuncia Jesus como o Filho do Homem, como forma de mostrar o lado humano de Cristo; João enaltece o lado divino de Jesus, chamando-o de Filho de Deus.

4) Que são os Evangelhos Sinóticos

Sinótico. Do grego synóptikos "percebido com uma só olhada". São os Evangelhos Segundo Marcos, Mateus e Lucas. Os três seguem uma mesma linha de raciocínio. Contudo, há diversidade entre eles. Cada evangelista tem um material próprio não transmitido por outros. Mateus tem cerca de 330 versículos exclusivamente seus; Marcos, 30; Lucas, 548. Algumas vezes não seguem a mesma ordem na disposição cronológica dos fatos.

5) Quem foi Mateus?

Segundo a tese tradicional, Mateus (ou Levi) seria um "publicano", isto é, um coletor de impostos convertido por Jesus e tornado um de seus apóstolos. 

6) Que relação há entre os Sinóticos e Evangelho segundo João?

Nos Sinóticos, a carreira missionária de Jesus é de apenas um ano; é de três no Evangelho segundo João. Nos Sinóticos, a atividade de Jesus se desenvolve sobretudo na Galileia; no Evangelho segundo João, na Judeia. 

7) Quais são as diferenças e divergências doutrinárias nos Sinóticos

O nascimento milagroso de Jesus não figura em Marcos e muito menos em João. Em Mateus, Jesus teria nascido no ano IV antes da era cristã; segundo Lucas, no ano VI depois da era cristã. 

8) Mateus teria usado material de Marcos?

Admite-se a anterioridade de Marcos ou de um Proto-Marcos que teria sido utilizado Mateus e por Lucas. 90% da narração de Marcos são encontradas em Mateus, sob forma quase sempre abreviada. 

9) Como aferir a cópia de Mateus?

É que os relatos mostram uma notável concordância verbal, mais fácil de explicar se dois dos três relatos tiverem sido copiados do terceiro. Comparar Mateus 9, 9-13 com marcos 2, 1-17 e Lucas 5, 27-32. 

(Reunião de agosto de 2020)