A Gênese

1) O que significa a palavra gênese?

É o conjunto dos fatos que concorrem para a produção de qualquer coisa. Em Biologia, é a formação, produção ou desenvolvimento de uma célula, de um órgão, de uma espécie. Em se tratando da religião, a palavra refere-se à criação do Universo, do Planeta, do ser humano e das coisas em geral.

2) Para que servem os mitos da criação?

O mito constitui a primeira tentativa da humanidade de interpretar os mistérios do Universo. Ele tem a forma de uma narrativa e se refere sempre a uma criação, conta a forma como alguma começou a existir. O ser humano, não podendo ter uma idéia clara da criação, vale-se de uma alegoria, de uma história, de uma fantasia. Por isso, os mitos da criação descrevem os modelos, os arquétipos da ação humana através dos atos originários dos "deuses" nos diversos campos.

3) Na impossibilidade de sabermos acerca da origem da vida e do Universo, a hipótese do big bang nos satisfaz?

O big bang (grande explosão) não é uma explosão, no sentido literário da palavra, é uma afirmação decorrente da hipótese do Universo em expansão. Construindo aparelhos mais sofisticados, os cientistas descobriram que o Universo está em expansão, ou seja, as estrelas e as galáxias estão se distanciando. Se hoje elas estão mais distantes, deduz-se que tempos atrás elas estavam mais pertos. Daí a suposição do big bang, elemento propulsor dessa expansão.

Pergunta — Se Atlas sustenta o mundo, quem sustenta Atlas?

Resposta — Atlas está em cima de uma tartaruga.

Pergunta — E a tartaruga está em cima de quê?

Resposta — De outra tartaruga.

Pergunta — E essa tartaruga está em cima de quê?

Resposta — Meu caro, é tartaruga até o fim! 

Ilustração da regressão infinita, a busca da primeira causa – da vida, do universo, do tempo e espaço e, mais significativamente, de um Criador. Creatio ex nihilo (criação a partir do nada).

4) Como a ciência descreve a origem da vida e do homem?

Segundo a Ciência, a vida é o resultado de uma complexa evolução que durou uma centena de milhões de anos. Sua origem nos é infensa. Contudo, estabelece algumas hipóteses sobre o começo. Dentre as hipóteses aventadas, a mais aceite pelos cientistas é a de que a vida se originou a partir da formação do protoplasma, matéria elementar das células vivas. O protoplasma evolui para as bactérias, vírus, amebas, algas, plantas, animais até chegar à formação do homem.

5) Como a criação é descrita na Bíblia?

Segundo a Bíblia, no princípio dos tempos Deus criou, simultaneamente, todas as plantas e animais superiores, a partir da matéria inerte. Deus, do pó da terra, forma o primeiro homem - Adão -, sopra-lhe as narinas e lhe dá vida. Retira-lhe uma de suas costelas e cria a Eva. Esta é tentada pela serpente e come, juntamente, com Adão o fruto proibido - a maçã.

6) Como o Espiritismo interpreta a criação?

Segundo o Espiritismo, a vida, também, é o resultado desta complexa evolução comprovada pela Ciência. Allan Kardec em A Gênese, André Luiz em Evolução em Dois Mundos e Emmanuel em A Caminho da Luz atestam para a formação da camada gelatinosa, depois das altas temperaturas e resfriamento pelo qual passou o nosso planeta, na época de sua constituição, há cinco bilhões de anos. Há o aparecimento do protoplasma e toda a cadeia evolutiva. A diferença entre Ciência e Espiritismo é que o segundo faz intervir a ação dos Espíritos no processo de evolução.

7) O que dá vida à matéria?

O princípio inteligente, segundo Allan Kardec, é que anima a matéria. Como explicar? Deus é a causa primária de tudo. DELE vertem-se dois PRINCÍPIOS: PRINCÍPIO ESPIRITUAL E PRINCÍPIO MATERIAL. Para que possamos entender essa trilogia espírita, necessitamos incluir a noção de fluido universal, elemento primordial da matéria. Condensando-se o Fluido Universal, teremos os vários tipos de matéria: matéria bruta, corpo físico, perispírito, fluido vital etc. O Espírito, como essência, difere de tudo o que conhecemos por matéria.

8) Como se processa a união do Espírito ao corpo físico?

No ato da concepção, o perispírito se contrai até a dimensão de uma molécula, que se liga ao PRINCÍPIO VITO-MATERIAL DO GÉRMEN. Desenvolve-se unindo molécula por molécula ao novo corpo em formação. O Espírito fica ligado, não unido ao corpo físico. Somente quando a criança vem à luz é que se une por completo, quando se dá o fenômeno do esquecimento do passado e a tomada da consciência da nova existência terrena.

9) Dê-nos algum exemplo da interpretação de Allan Kardec sobre a linguagem figurada da Bíblia.

Allan Kardec, no capítulo XII de A Gênese, esclarece-nos com precisão a linguagem figurada da Bíblia. Adão e Eva não seria o primeiro e único casal, mas a personificação de uma raça, denominada adâmica; a serpente é o desejo da mulher de conhecer as coisas ocultas, suscitado pelo espírito de adivinhação; a maçã consubstancia os desejos materiais da humanidade.

Bibliografia Consultada

CURTI, R. Espiritismo e Evolução. São Paulo, FEESP, 1980.

KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1976.

XAVIER, F. C. A Caminho da Luz - História da Civilização à Luz do Espiritismo, pelo Espírito Emmanuel. Rio de Janeiro, FEB, 1972.

XAVIER, F. C. e VIEIRA, W. Evolução em Dois Mundos, pelo Espírito André Luiz, 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.

(Reunião de 11/05/2008)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/g%C3%AAnese-a