Evangelhos Apócrifos

1) O que significa apócrifo?

Apócrifo. Do grego apokryphos, significa oculto, aquele que não foi explorado. Diz-se de uma obra que não tenha sua autenticidade comprovada. Em religião, heresia.  

2) O que são os Evangelhos Apócrifos?

Para a Igreja católica, são todos os livros, cuja Inspiração Divina é posta em dúvida. Também chamados de "pseudo-canônicos". 

3) O que se entende por cânon, canônico?   

Cânon designa a régua, o catálogo. Em linguagem bíblica, lista de escritos ou livros considerados pelas religiões cristãs como tendo evidências de Inspiração Divina. A partir do séc. IV, aplicou-se o vocábulo ao catálogo dos livros inspirados por Deus no Antigo e no Novo Testamento. 

4) Qual a diferença entre livros canônicos, protocanônicos, deuterocanônicos e apócrifos? 

Livros canônicos são os livros “catalogados” ou “inspirados por Deus”. Livros apócrifos eram os livros que tinham semelhança com as Escrituras Sagradas, mas de cunho humano. Livros Protocanônicos são os livros sobre cujo valor inspirado nunca se registraram dúvidas. Livros deuterocanônicos são os escritos que só depois de hesitações foram oficialmente recenseados no catálogo bíblico. 

5) Quais são os Evangelhos Apócrifos? 

Os Evangelhos Apócrifos são numerosos (entre 20 e 40) e das mais variadas índoles: Evangelho da Infância de Jesus, Evangelho de Maria, dos Doze Apóstolos, de São Pedro, de São Bartolomeu...

6) O Evangelho da Infância de Jesus é um dos mais “folclóricos”?

Sim. Observe um trecho dele: Um menino, por brincadeira, pula sobre as costas de Jesus. Aí, Jesus zangou-se e, olhando-o, lhe disse: — Não chegarás aonde ias — E o menino caiu fulminado e morto no chão.

7) Qual a polêmica no Evangelho de Judas?

Detalha que a traição de Judas foi bem diferente de como todos conhecem, sendo uma maneira de o discípulo atender a um pedido do próprio Jesus para que fosse denunciado aos romanos e, assim, cumprir a sua missão. Judas não teria se enforcado. Segundo o texto, ele teria se recolhido para o deserto, satisfeito por ter realizado sua grande missão e atendido o pedido de Jesus. 

9) O que Léon Denis diz, em Cristianismo e Espiritismo,  acerca dos Evangelhos Apócrifos? 

"Esses Evangelhos, hoje desprezados, não eram, no entanto, destituídos de valor aos olhos da Igreja, pois que num deles, ela foi buscar a crença na descida de Jesus aos Infernos, crença imposta a toda a Cristandade pelo símbolo do Concílio de Niceia, de que não fala nenhum dos Evangelhos canônicos". 

(Reunião de 15/09/2018)