Atlântida

1) O que se entende por "Atlântida"?

São relatos sobre um continente ou ilha gigantesca, situada em algum local do oceano, que desapareceu numa catástrofe. 

2) A Atlântida é lenda ou realidade?

Em virtude das milhares de obras existentes a respeito da Atlântida, começa-se a considerá-la não apenas como uma lenda mas como uma realidade. 

3) Qual o relato sobre a Atlântida que surgiu pela primeira vez?

Platão, no Timeu e no Crítias, por volta de 380 a.C., descreve a localização (oceano Atlântico) e a forma de governo da sociedade atlante, situando-a 9 mil anos antes de sua época. 

4) Qual a origem da palavra Atlantis usada por que Platão?

Atlante vem do tolteca atlan, que significa "no meio da água". 

5) Qual a essência da Atlântida?

Atlântida seria uma civilização poderosa, com imensos conhecimentos filosóficos e científicos, cuja influência no planeta teria causado um grande choque. 

6) O que as pesquisas arqueológicas nos revelam? 

Para James Churchward, a existência da Atlântida é mais antiga do que Platão havia exposto. Esta hipótese é confirmada pelo arqueólogo Henry Schliemann. Essas informações foram dadas por Paul Schliemann, neto de Henry Schliemann que, ao vasculhar os trabalhos inacabados do avô, encontra nos hieróglifos fenícios uma inscrição referindo-se à Atlântida. 

7) Que outros fatos levam os pesquisadores a aceitar a Atlântida como um grande centro irradiador de conhecimentos? 

As semelhanças encontradas entre as civilizações dos egípcios e dos maias, em lados opostos do oceano, ratificam tal aceitação. Por exemplo, palavras em comum na pronúncia e significado. 

8) Quais são os relatos recentes das doutrinas ocultas?

Os sacerdotes da Atlântida praticariam o psiquismo científico, sendo capazes de prever o futuro e realizar curas. 

9) Qual é o final da Atlântida segundo a teoria ocultista?

Na batalha entre os magos brancos e magos negros, os últimos desviando-se para o lado negro da natureza e conjurando os elementais e os elementos demoníacos. 

10) Há citações nas obras espíritas?

O Espírito Emmanuel, em A Caminho da Luz, fala dos grandes agrupamentos primitivos da Lemúria, da Atlântida e de outras regiões que ficaram imprecisas no acervo do conhecimento dos povos. 

Edgar Armond, em Os Exilados de Capela, diz-nos que parte dos Espíritos provenientes de Capela teria se tornado os constituintes da terceira e quarta raça de "atlantes". 

Fonte de Consulta

SCHOEREDER, Gilberto. Dicionário do Mundo Misterioso: Esoterismo, Ocultismo, Paranormalidade e Ufologia. Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 2002.

(Reunião de 15/10/2016)