Exilados de Capela Capítulo III de A Caminho da Luz

1) Como descrever o sistema Capela?

É uma grande estrela na Constelação do Cocheiro, que recebeu, na Terra, o nome de Cabra ou Capela. A sua luz gasta cerca de 42 anos para chegar à face da Terra.

2) Qual o quadro evolutivo de seus habitantes?

Quase todos os mundos que lhe são dependentes já se purificaram física e moralmente.

3) O que aconteceu com alguns milhões de Espíritos rebeldes?

Como estavam dificultando o avanço desse Planeta — semelhante ao Planeta Terra —, as grandes comunidades espirituais, diretoras do Cosmos, buscam na Terra um lugar para recambiá-los.

4) Quem recebeu essa turba de seres sofredores e infelizes?

Jesus. Com a sua palavra sábia e compassiva, exortou essas almas desventuradas à edificação da consciência pelo cumprimento dos deveres de solidariedade e de amor, no esforço regenerador de si mesmas.

5) Qual seria a condição desse Espíritos recambiados?

Seriam degredados neste planeta; andariam desprezados na noite dos milênios da saudade e da amargura; reencarnariam no seio das raças ignorantes e primitivas; por muitos séculos não veriam a luz de Capela.

6) Como se explica a gênese das raças?

Se a gênese do planeta se processara com a cooperação dos milênios, a gênese das raças humanas requeria a contribuição do tempo, até que se abandonasse a penosa e longa tarefa da sua fixação.

7) Como surgiu a raça branca?

Grande parte dessas entidades formaram os ascendentes das raças brancas. Em sua maioria, estabeleceram-se na Ásia, de onde atravessaram o istmo de Suez para a África, na região do Egito, encaminhando-se igualmente para a longínqua Atlântida, de que várias regiões da América guardam assinalados vestígios.

8) O que aconteceu com os povos brancos?

Não obstante as lições recebidas da palavra sábia e mansa do Cristo, os homens brancos olvidaram os seus sagrados compromissos. Nesse sentido grande porcentagem ficaram por mais tempo entre nós; outros ainda continuam.

9) Por quê do paraíso perdido?

As tradições do paraíso perdido passaram de gerações a gerações, até que ficassem arquivadas nas páginas da Bíblia.

10) Quais são os quatro grandes povos?

Grupo dos árias, a civilização do Egito, o povo de Israel e as castas da Índia.

11) O que falar dos árias?

Dos árias descende a maioria dos povos brancos da família indo-europeia. Nessa descendência, porém, é necessário incluir os latinos, os celtas e os gregos, além dos germanos e dos eslavos.

12) Quais as promessas do Cristo?

Tendo ouvido a palavra do Divino Mestre antes de se estabelecerem no mundo, as raças adâmicas, nos seus grupos insulados, guardaram a reminiscência das promessas do Cristo, que, por sua vez, as fortaleceu no seio das massas, enviando-lhes periodicamente os seus missionários e mensageiros

13) Por que todos os povos esperavam o messias?

Todos os povos O esperavam em seu seio acolhedor; todos O queriam, localizando em seus caminhos a sua expressão sublime e divinizada. Todavia, apesar de surgir um dia no mundo, como Alegria de todos os tristes e Providência de todos os infortunados, à sombra do trono de Jessé, o Filho de Deus em todas as circunstâncias seria o Verbo de Luz e de Amor do Princípio, cuja genealogia se confunde na poeira dos sóis que rolam no Infinito.

(Reunião de 2024)