As Influências em nossas Vidas e suas Consequências

1) O que se entende por influência?

É o poder, o prestígio, a ascendência de pessoa ou de uma coisa sobre outra.

2) Qual a origem das influências?

As influências podem ser materiais e espirituais. Ao lermos, este ou aquele livro, somos por seus autores sugestionados. Podemos, também, enquanto os lermos, sermos influenciados pelos Espíritos desencarnados.

3) Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações (pergunta 459 de O Livro dos Espíritos)?

A influência dos Espíritos é maior do que supomos, porque muito frequentemente são eles que nos dirigem.

4) Temos pensamentos próprios e outros que nos são sugeridos (pergunta 460 de O Livro dos Espíritos)?

No conjunto dos nossos pensamentos, há os nossos e os deles, o que nos deixa na incerteza. “Se fosse útil que pudéssemos distinguir claramente os nossos próprios pensamentos daqueles que nos são sugeridos, Deus nos teria dado o meio de fazê-lo, como nos deu o de distinguir o dia e a noite. Quando uma coisa permanece vaga é que assim deve ser para o nosso bem”.

5) Por que somos mais passíveis de receber a influência dos Espíritos inferiores?

É que o nosso pensamento, enovelado nos sentimentos sensíveis, não consegue vislumbrar as luzes do mundo mais ditoso. Além disso, sofremos suas perseguições. Os Espíritos superiores, pelo contrário, não nos molestam e não nos obrigam a fazer isso ou aquilo. Eles simplesmente sugerem pensamentos elevados, que se traduzem na prática do bem.

6) Ilustre um tipo de consequência das influências recebidas.

Observe o alcoólatra. Mal levanta, já lhe vem a idéia de beber. É o fenômeno da fixação mental, da idéia fixa, cuja causa inicial foi um descuido, uma abertura da sua mente para o vício. Depois, enfraquecido, os Espíritos menos felizes apoderam-se de sua vontade e dominam-no sem pena.

7) Como funciona a influência que recebemos dos Espíritos?

Sermos influenciados pelos bons ou maus Espíritos depende muito mais de nós do que imaginamos. Perseverando no bem, estaremos naturalmente sendo amparados pelos bons Espíritos. Esforcemo-nos por tal empreendimento.

(Reunião de 17/03/2012)